Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601763 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar a confiabilidade (reprodutibilidade e consistência interna) da versão em português do questionário Auditory Behavior in Everyday Life e associações da pontuação com dados de anamnese e escolaridade dos entrevistados. MÉTODOS: foram entrevistados 18 pais de crianças entre quatro e 13 anos e 11 meses, usuárias de próteses auditivas. A versão em português do questionário foi aplicada em duas ocasiões. Estatisticamente, verificou-se a reprodutibilidade no teste-reteste e a consistência interna do instrumento. Foi investigado se valores obtidos na aplicação do questionário poderiam estar associados às variáveis da anamnese e à escolaridade dos entrevistados. RESULTADOS: o questionário mostrou-se reprodutível e com elevada consistência interna (Alfa de Cronbach>0,7). Houve associação entre o grau de perda auditiva e os itens "Atende ao telefone adequadamente" (p=0,004*), "Diz o nome de irmãos, membros da família e colegas de classe" (p=0,032*) e o Fator Consciência Auditiva (p=0,039*). Houve associação entre escolaridade dos entrevistados e o item "Solicita ajuda em situações necessárias" (p=0,027*). CONCLUSÕES: a versão em português do questionário ABEL tem confiabilidade: reprodutibilidade e consistência interna. Há associação entre o grau de perda auditiva e a pontuação em itens específicos e no Fator de Consciência Auditiva. Há associação entre a escolaridade dos entrevistados e o item "Solicita ajuda em situações necessárias". |
id |
CEFAC-1_0fff59493a0d95579320c08074c0afc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462014000601763 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-retestePerda AuditivaCriançaAuxiliares de AudiçãoQuestionáriosReabilitação de Deficientes Auditivos OBJETIVO: verificar a confiabilidade (reprodutibilidade e consistência interna) da versão em português do questionário Auditory Behavior in Everyday Life e associações da pontuação com dados de anamnese e escolaridade dos entrevistados. MÉTODOS: foram entrevistados 18 pais de crianças entre quatro e 13 anos e 11 meses, usuárias de próteses auditivas. A versão em português do questionário foi aplicada em duas ocasiões. Estatisticamente, verificou-se a reprodutibilidade no teste-reteste e a consistência interna do instrumento. Foi investigado se valores obtidos na aplicação do questionário poderiam estar associados às variáveis da anamnese e à escolaridade dos entrevistados. RESULTADOS: o questionário mostrou-se reprodutível e com elevada consistência interna (Alfa de Cronbach>0,7). Houve associação entre o grau de perda auditiva e os itens "Atende ao telefone adequadamente" (p=0,004*), "Diz o nome de irmãos, membros da família e colegas de classe" (p=0,032*) e o Fator Consciência Auditiva (p=0,039*). Houve associação entre escolaridade dos entrevistados e o item "Solicita ajuda em situações necessárias" (p=0,027*). CONCLUSÕES: a versão em português do questionário ABEL tem confiabilidade: reprodutibilidade e consistência interna. Há associação entre o grau de perda auditiva e a pontuação em itens específicos e no Fator de Consciência Auditiva. Há associação entre a escolaridade dos entrevistados e o item "Solicita ajuda em situações necessárias". ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601763Revista CEFAC v.16 n.6 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201418713info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Marilia Rodrigues Freitas deIorio,Maria Cecília Martinellipor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000601763Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-01-22T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste |
title |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste |
spellingShingle |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste Souza,Marilia Rodrigues Freitas de Perda Auditiva Criança Auxiliares de Audição Questionários Reabilitação de Deficientes Auditivos |
title_short |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste |
title_full |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste |
title_fullStr |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste |
title_full_unstemmed |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste |
title_sort |
Questionário ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade - consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste |
author |
Souza,Marilia Rodrigues Freitas de |
author_facet |
Souza,Marilia Rodrigues Freitas de Iorio,Maria Cecília Martinelli |
author_role |
author |
author2 |
Iorio,Maria Cecília Martinelli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Marilia Rodrigues Freitas de Iorio,Maria Cecília Martinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perda Auditiva Criança Auxiliares de Audição Questionários Reabilitação de Deficientes Auditivos |
topic |
Perda Auditiva Criança Auxiliares de Audição Questionários Reabilitação de Deficientes Auditivos |
description |
OBJETIVO: verificar a confiabilidade (reprodutibilidade e consistência interna) da versão em português do questionário Auditory Behavior in Everyday Life e associações da pontuação com dados de anamnese e escolaridade dos entrevistados. MÉTODOS: foram entrevistados 18 pais de crianças entre quatro e 13 anos e 11 meses, usuárias de próteses auditivas. A versão em português do questionário foi aplicada em duas ocasiões. Estatisticamente, verificou-se a reprodutibilidade no teste-reteste e a consistência interna do instrumento. Foi investigado se valores obtidos na aplicação do questionário poderiam estar associados às variáveis da anamnese e à escolaridade dos entrevistados. RESULTADOS: o questionário mostrou-se reprodutível e com elevada consistência interna (Alfa de Cronbach>0,7). Houve associação entre o grau de perda auditiva e os itens "Atende ao telefone adequadamente" (p=0,004*), "Diz o nome de irmãos, membros da família e colegas de classe" (p=0,032*) e o Fator Consciência Auditiva (p=0,039*). Houve associação entre escolaridade dos entrevistados e o item "Solicita ajuda em situações necessárias" (p=0,027*). CONCLUSÕES: a versão em português do questionário ABEL tem confiabilidade: reprodutibilidade e consistência interna. Há associação entre o grau de perda auditiva e a pontuação em itens específicos e no Fator de Consciência Auditiva. Há associação entre a escolaridade dos entrevistados e o item "Solicita ajuda em situações necessárias". |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601763 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0216201418713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.16 n.6 2014 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122579579240448 |