Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004 |
Resumo: | OBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas. |
id |
CEFAC-1_45c4fe4fc1dba0ff4564d043f7c36cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462012000500004 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológicaRedaçãoSaúde PúblicaEnsinoEducação Baseada em CompetênciasAvaliação EducacionalOBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004Revista CEFAC v.14 n.5 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000032info:eu-repo/semantics/openAccessCárnio,Maria SílviaAlves,Débora CristinaRehem,Laís OliveiraSoares,Aparecido José Coutopor2012-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000500004Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-11-09T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica |
title |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica |
spellingShingle |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica Cárnio,Maria Sílvia Redação Saúde Pública Ensino Educação Baseada em Competências Avaliação Educacional |
title_short |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica |
title_full |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica |
title_fullStr |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica |
title_full_unstemmed |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica |
title_sort |
Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica |
author |
Cárnio,Maria Sílvia |
author_facet |
Cárnio,Maria Sílvia Alves,Débora Cristina Rehem,Laís Oliveira Soares,Aparecido José Couto |
author_role |
author |
author2 |
Alves,Débora Cristina Rehem,Laís Oliveira Soares,Aparecido José Couto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cárnio,Maria Sílvia Alves,Débora Cristina Rehem,Laís Oliveira Soares,Aparecido José Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação Saúde Pública Ensino Educação Baseada em Competências Avaliação Educacional |
topic |
Redação Saúde Pública Ensino Educação Baseada em Competências Avaliação Educacional |
description |
OBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462011005000032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.14 n.5 2012 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122577093066752 |