Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cárnio,Maria Sílvia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves,Débora Cristina, Rehem,Laís Oliveira, Soares,Aparecido José Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004
Resumo: OBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas.
id CEFAC-1_45c4fe4fc1dba0ff4564d043f7c36cd8
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462012000500004
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológicaRedaçãoSaúde PúblicaEnsinoEducação Baseada em CompetênciasAvaliação EducacionalOBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004Revista CEFAC v.14 n.5 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000032info:eu-repo/semantics/openAccessCárnio,Maria SílviaAlves,Débora CristinaRehem,Laís OliveiraSoares,Aparecido José Coutopor2012-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000500004Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-11-09T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
title Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
spellingShingle Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
Cárnio,Maria Sílvia
Redação
Saúde Pública
Ensino
Educação Baseada em Competências
Avaliação Educacional
title_short Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
title_full Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
title_fullStr Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
title_full_unstemmed Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
title_sort Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica
author Cárnio,Maria Sílvia
author_facet Cárnio,Maria Sílvia
Alves,Débora Cristina
Rehem,Laís Oliveira
Soares,Aparecido José Couto
author_role author
author2 Alves,Débora Cristina
Rehem,Laís Oliveira
Soares,Aparecido José Couto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cárnio,Maria Sílvia
Alves,Débora Cristina
Rehem,Laís Oliveira
Soares,Aparecido José Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Redação
Saúde Pública
Ensino
Educação Baseada em Competências
Avaliação Educacional
topic Redação
Saúde Pública
Ensino
Educação Baseada em Competências
Avaliação Educacional
description OBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462011005000032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.14 n.5 2012
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122577093066752