Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição,Heyder Vieira da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barreira-Nielsen,Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501426
Resumo: OBJETIVO: avaliar o Programa de Telessaúde Redes como uma estratégia para capacitação em Saúde Auditiva.MÉTODOS: a capacitação foi composta por 37 Agentes Comunitários de Saúde que não possuíam experiência prévia em saúde auditiva e em treinamento à distância. As atividades foram organizadas a partir do NUTES/UFES para uma unidade no interior do estado, utilizando o Adobe(r) Acrobat(r) Connect(tm) Pro Meeting sistema que viabiliza interação dos múltiplos participantes por web conferência.RESULTADOS: após a capacitação foi apresentado um questionário de 8 perguntas para avaliar a experiência com a nova ferramenta instrucional avaliando sua expectativa e seus objetivos atingidos, assim como questões técnicas de transmissão para testar a confiabilidade da mesma. Cem por cento dos participantes consideraram o tema exposto fácil e compreensível por meio da nova modalidade, 97% apontaram que web conferência é um meio útil para capacitação.Setenta por cento dos entrevistados se sentiram confortáveis ao participarem de uma atividade a distância. Setenta por cento estavam satisfeitos quanto às expectativas que tinham para o encontro, enquanto os outros 30% estavam muito satisfeitos. Cinquenta e um por cento dos participantes sentiram-se satisfeitos com a capacitação no seu aspecto geral, enquanto os outros 49% sentiram-se muito satisfeitos. Com relação à qualidade do áudio e vídeo, 70% demonstraram-se satisfeitos. Quando questionados se este tipo de curso é importante para a sua capacitação, a média das notas foi igual a 9.CONCLUSÃO: conclui-se que a atividade no Telessaúde foi avaliada positivamente como estratégia para capacitação em Saúde Auditiva na atenção primária.
id CEFAC-1_6b9c2f13c8e68b75bd26a9a64e1712c6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000501426
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde BrasilTelessaúdeAgentes Comunitários de SaúdeCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeAudiologiaOBJETIVO: avaliar o Programa de Telessaúde Redes como uma estratégia para capacitação em Saúde Auditiva.MÉTODOS: a capacitação foi composta por 37 Agentes Comunitários de Saúde que não possuíam experiência prévia em saúde auditiva e em treinamento à distância. As atividades foram organizadas a partir do NUTES/UFES para uma unidade no interior do estado, utilizando o Adobe(r) Acrobat(r) Connect(tm) Pro Meeting sistema que viabiliza interação dos múltiplos participantes por web conferência.RESULTADOS: após a capacitação foi apresentado um questionário de 8 perguntas para avaliar a experiência com a nova ferramenta instrucional avaliando sua expectativa e seus objetivos atingidos, assim como questões técnicas de transmissão para testar a confiabilidade da mesma. Cem por cento dos participantes consideraram o tema exposto fácil e compreensível por meio da nova modalidade, 97% apontaram que web conferência é um meio útil para capacitação.Setenta por cento dos entrevistados se sentiram confortáveis ao participarem de uma atividade a distância. Setenta por cento estavam satisfeitos quanto às expectativas que tinham para o encontro, enquanto os outros 30% estavam muito satisfeitos. Cinquenta e um por cento dos participantes sentiram-se satisfeitos com a capacitação no seu aspecto geral, enquanto os outros 49% sentiram-se muito satisfeitos. Com relação à qualidade do áudio e vídeo, 70% demonstraram-se satisfeitos. Quando questionados se este tipo de curso é importante para a sua capacitação, a média das notas foi igual a 9.CONCLUSÃO: conclui-se que a atividade no Telessaúde foi avaliada positivamente como estratégia para capacitação em Saúde Auditiva na atenção primária.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501426Revista CEFAC v.16 n.5 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201411113info:eu-repo/semantics/openAccessConceição,Heyder Vieira daBarreira-Nielsen,Carmenpor2015-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000501426Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-09-23T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
title Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
spellingShingle Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
Conceição,Heyder Vieira da
Telessaúde
Agentes Comunitários de Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Audiologia
title_short Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
title_full Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
title_fullStr Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
title_full_unstemmed Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
title_sort Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no Programa de Telessaúde Brasil
author Conceição,Heyder Vieira da
author_facet Conceição,Heyder Vieira da
Barreira-Nielsen,Carmen
author_role author
author2 Barreira-Nielsen,Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição,Heyder Vieira da
Barreira-Nielsen,Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Telessaúde
Agentes Comunitários de Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Audiologia
topic Telessaúde
Agentes Comunitários de Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Audiologia
description OBJETIVO: avaliar o Programa de Telessaúde Redes como uma estratégia para capacitação em Saúde Auditiva.MÉTODOS: a capacitação foi composta por 37 Agentes Comunitários de Saúde que não possuíam experiência prévia em saúde auditiva e em treinamento à distância. As atividades foram organizadas a partir do NUTES/UFES para uma unidade no interior do estado, utilizando o Adobe(r) Acrobat(r) Connect(tm) Pro Meeting sistema que viabiliza interação dos múltiplos participantes por web conferência.RESULTADOS: após a capacitação foi apresentado um questionário de 8 perguntas para avaliar a experiência com a nova ferramenta instrucional avaliando sua expectativa e seus objetivos atingidos, assim como questões técnicas de transmissão para testar a confiabilidade da mesma. Cem por cento dos participantes consideraram o tema exposto fácil e compreensível por meio da nova modalidade, 97% apontaram que web conferência é um meio útil para capacitação.Setenta por cento dos entrevistados se sentiram confortáveis ao participarem de uma atividade a distância. Setenta por cento estavam satisfeitos quanto às expectativas que tinham para o encontro, enquanto os outros 30% estavam muito satisfeitos. Cinquenta e um por cento dos participantes sentiram-se satisfeitos com a capacitação no seu aspecto geral, enquanto os outros 49% sentiram-se muito satisfeitos. Com relação à qualidade do áudio e vídeo, 70% demonstraram-se satisfeitos. Quando questionados se este tipo de curso é importante para a sua capacitação, a média das notas foi igual a 9.CONCLUSÃO: conclui-se que a atividade no Telessaúde foi avaliada positivamente como estratégia para capacitação em Saúde Auditiva na atenção primária.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501426
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201411113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.5 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579277250560