Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100055 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: analisar e comparar a percepção dos pais e dos terapeutas referente aos efeitos da intervenção precoce no desenvolvimento de seus filhos, bem como acerca da evolução da criança e perspectivas futuras. Métodos: participaram deste estudo nove sujeitos, incluídos na clínica de Intervenção Precoce. Para a coleta dos dados realizaram-se entrevistas com os pais e/ou responsáveis pelas crianças e com os terapeutas de referência, as quais foram gravadas em áudio e transcritas literalmente. As informações foram analisadas qualitativamente e confrontadas, considerando os aspectos do desenvolvimento linguístico, motor, social e psíquico das crianças. Resultados: dos nove sujeitos analisados, sete apresentaram percepção parental e terapêutica semelhante para as questões do desenvolvimento abordadas e em dois casos houve divergência entre a visão dos familiares e dos terapeutas acerca do desenvolvimento das crianças, em que os familiares demonstram expectativas muito distintas das dos terapeutas quanto ao futuro dos filhos. Em relação à comunicação, todos os pais percebem avanços como as terapeutas. Conclusão: a percepção das terapeutas e pais demonstrou efeitos positivos da intervenção precoce interdisciplinar, manifestada na concordância de pontos de vista em relação aos sete dos nove sujeitos analisados. O estudo reforçou, ainda, a importância de se realizar a escuta qualificada das dificuldades da família quanto à limitação de seus filhos e orientá-las adequadamente a depender da patologia e/ou distúrbio apresentado. |
id |
CEFAC-1_9e6b19521f11045ed4be12301934ad69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462016000100055 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoceDesenvolvimento InfantilIntervenção Precoce (Educação)Linguagem InfantilRESUMO Objetivo: analisar e comparar a percepção dos pais e dos terapeutas referente aos efeitos da intervenção precoce no desenvolvimento de seus filhos, bem como acerca da evolução da criança e perspectivas futuras. Métodos: participaram deste estudo nove sujeitos, incluídos na clínica de Intervenção Precoce. Para a coleta dos dados realizaram-se entrevistas com os pais e/ou responsáveis pelas crianças e com os terapeutas de referência, as quais foram gravadas em áudio e transcritas literalmente. As informações foram analisadas qualitativamente e confrontadas, considerando os aspectos do desenvolvimento linguístico, motor, social e psíquico das crianças. Resultados: dos nove sujeitos analisados, sete apresentaram percepção parental e terapêutica semelhante para as questões do desenvolvimento abordadas e em dois casos houve divergência entre a visão dos familiares e dos terapeutas acerca do desenvolvimento das crianças, em que os familiares demonstram expectativas muito distintas das dos terapeutas quanto ao futuro dos filhos. Em relação à comunicação, todos os pais percebem avanços como as terapeutas. Conclusão: a percepção das terapeutas e pais demonstrou efeitos positivos da intervenção precoce interdisciplinar, manifestada na concordância de pontos de vista em relação aos sete dos nove sujeitos analisados. O estudo reforçou, ainda, a importância de se realizar a escuta qualificada das dificuldades da família quanto à limitação de seus filhos e orientá-las adequadamente a depender da patologia e/ou distúrbio apresentado.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100055Revista CEFAC v.18 n.1 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620161810915info:eu-repo/semantics/openAccessPichini,Fernanda dos SantosRodrigues,Nathana da Graça SartoriAmbrós,Tatiane Medianeira BaccinSouza,Ana Paula Ramos depor2016-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000100055Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-05-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce |
title |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce |
spellingShingle |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce Pichini,Fernanda dos Santos Desenvolvimento Infantil Intervenção Precoce (Educação) Linguagem Infantil |
title_short |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce |
title_full |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce |
title_fullStr |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce |
title_full_unstemmed |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce |
title_sort |
Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce |
author |
Pichini,Fernanda dos Santos |
author_facet |
Pichini,Fernanda dos Santos Rodrigues,Nathana da Graça Sartori Ambrós,Tatiane Medianeira Baccin Souza,Ana Paula Ramos de |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Nathana da Graça Sartori Ambrós,Tatiane Medianeira Baccin Souza,Ana Paula Ramos de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pichini,Fernanda dos Santos Rodrigues,Nathana da Graça Sartori Ambrós,Tatiane Medianeira Baccin Souza,Ana Paula Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Infantil Intervenção Precoce (Educação) Linguagem Infantil |
topic |
Desenvolvimento Infantil Intervenção Precoce (Educação) Linguagem Infantil |
description |
RESUMO Objetivo: analisar e comparar a percepção dos pais e dos terapeutas referente aos efeitos da intervenção precoce no desenvolvimento de seus filhos, bem como acerca da evolução da criança e perspectivas futuras. Métodos: participaram deste estudo nove sujeitos, incluídos na clínica de Intervenção Precoce. Para a coleta dos dados realizaram-se entrevistas com os pais e/ou responsáveis pelas crianças e com os terapeutas de referência, as quais foram gravadas em áudio e transcritas literalmente. As informações foram analisadas qualitativamente e confrontadas, considerando os aspectos do desenvolvimento linguístico, motor, social e psíquico das crianças. Resultados: dos nove sujeitos analisados, sete apresentaram percepção parental e terapêutica semelhante para as questões do desenvolvimento abordadas e em dois casos houve divergência entre a visão dos familiares e dos terapeutas acerca do desenvolvimento das crianças, em que os familiares demonstram expectativas muito distintas das dos terapeutas quanto ao futuro dos filhos. Em relação à comunicação, todos os pais percebem avanços como as terapeutas. Conclusão: a percepção das terapeutas e pais demonstrou efeitos positivos da intervenção precoce interdisciplinar, manifestada na concordância de pontos de vista em relação aos sete dos nove sujeitos analisados. O estudo reforçou, ainda, a importância de se realizar a escuta qualificada das dificuldades da família quanto à limitação de seus filhos e orientá-las adequadamente a depender da patologia e/ou distúrbio apresentado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100055 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000100055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-021620161810915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.18 n.1 2016 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122580553367552 |