Aquisição dos fonemas fricativos coronais por crianças da região metropolitana do recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro,Ana Augusta de Andrade
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alves,Jakelline Miranda, Queiroga,Bianca Arruda Manchester de, Montenegro,Ana Cristina, Telles,Stela, Asfora,Rafaella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100007
Resumo: OBJETIVO: investigar a aquisição das fricativas coronais por crianças de creches/escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. MÉTODOS: 40 crianças frequentadoras de quatro creches/escolas, com idades entre 2 a 6 anos e 11 meses, sendo 20 do sexo masculino e 20 do sexo feminino. O instrumento utilizado foi constituído por figuras que visavam à nomeação de 83 palavras que possuíam os fonemas-alvos: /s/ (32), /z/ (11), /∫/ (21), /ℑ/ (19), selecionadas a partir das variáveis linguísticas tonicidade e estrutura silábica. As crianças foram divididas em 10 grupos, de acordo com a faixa etária. Considerou-se o percentual de 80% de produção como indicativo de aquisição do fonema-alvo. RESULTADOS: o início da produção das fricativas coronais deu-se na faixa etária de 2:0-2:5 anos. Observou-se que os fonemas /∫/, /ℑ/ e /z/ foram adquiridos aos 3:0-3:5 anos e o fonema /s/ aos 2:6-2:11 anos. Os processos fonológicos mais comumente encontrados foram substituição e omissão. Também foi observado com bastante frequência a troca semântica. CONCLUSÕES: a aquisição das fricativas coronais das crianças frequentadoras de escolas e creches públicas da Região Metropolitana do Recife ocorre mais tardiamente quando comparada à literatura nacional e sofre influência de variáveis linguísticas. É importante salientar que há uma diversidade linguística e sócio-cultural no território brasileiro, de forma que os dados observados em algumas regiões não são necessariamente correspondentes em todas as regiões do Brasil. Esse aspecto deve ser considerado em estudos que pretendem fixar parâmetros de avaliação fonológica, sobretudo se houver fins de diagnóstico de desvios fonológicos.
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