Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchesi,Karen Fontes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mourão,Lucia Figueiredo, Kitamura,Satoshi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300010
Resumo: OBJETIVO: analisar parâmetros fonoarticulatórios de professores, pré e pós-programa de aprimoramento vocal. MÉTODO: um programa de aprimoramento vocal foi oferecido numa escola estadual do município de Campinas, São Paulo, Brasil. Treze professores aceitaram participar do programa. Devido ao critério de exclusão, apenas cinco foram selecionados para as análises. Os sujeitos foram previamente submetidos à avaliação laringológica. Foram realizados 12 encontros semanais de 1 hora e 30 minutos na própria escola. No primeiro e no último encontro os sujeitos gravaram três "frases-veículo". As gravações foram submetidas à análise perceptivo-auditiva (para avaliação do pitch, da modulação e da articulação) e acústica (para avaliação da freqüência fundamental, da extensão de freqüência e dos dois primeiros formantes). Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: mesmo com o pequeno número de sujeitos, os resultados do presente estudo, revelaram ampliação significante da extensão de freqüência, indicando maior uso deste recurso expressivo pós-aprimoramento, além do aumento estatisticamente significante de F1 nas vogais /i/ e /u/ pós-intervenção, sugerindo melhora no ajuste articulatório. CONCLUSÕES: não foram observadas modificações no pitch, modulação e articulação avaliados por meio da análise perceptivo-auditiva, bem como da freqüência fundamental pós-intervenção.
id CEFAC-1_ff22eb32016da51e2e64b0443baa388d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462012000300010
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professoresVozDocentesSaúde do TrabalhadorTreinamento da VozPrevenção de DoençasOBJETIVO: analisar parâmetros fonoarticulatórios de professores, pré e pós-programa de aprimoramento vocal. MÉTODO: um programa de aprimoramento vocal foi oferecido numa escola estadual do município de Campinas, São Paulo, Brasil. Treze professores aceitaram participar do programa. Devido ao critério de exclusão, apenas cinco foram selecionados para as análises. Os sujeitos foram previamente submetidos à avaliação laringológica. Foram realizados 12 encontros semanais de 1 hora e 30 minutos na própria escola. No primeiro e no último encontro os sujeitos gravaram três "frases-veículo". As gravações foram submetidas à análise perceptivo-auditiva (para avaliação do pitch, da modulação e da articulação) e acústica (para avaliação da freqüência fundamental, da extensão de freqüência e dos dois primeiros formantes). Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: mesmo com o pequeno número de sujeitos, os resultados do presente estudo, revelaram ampliação significante da extensão de freqüência, indicando maior uso deste recurso expressivo pós-aprimoramento, além do aumento estatisticamente significante de F1 nas vogais /i/ e /u/ pós-intervenção, sugerindo melhora no ajuste articulatório. CONCLUSÕES: não foram observadas modificações no pitch, modulação e articulação avaliados por meio da análise perceptivo-auditiva, bem como da freqüência fundamental pós-intervenção.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300010Revista CEFAC v.14 n.3 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000135info:eu-repo/semantics/openAccessLuchesi,Karen FontesMourão,Lucia FigueiredoKitamura,Satoshipor2012-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000300010Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-07-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
title Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
spellingShingle Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
Luchesi,Karen Fontes
Voz
Docentes
Saúde do Trabalhador
Treinamento da Voz
Prevenção de Doenças
title_short Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
title_full Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
title_fullStr Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
title_full_unstemmed Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
title_sort Efetividade de um programa de aprimoramento vocal para professores
author Luchesi,Karen Fontes
author_facet Luchesi,Karen Fontes
Mourão,Lucia Figueiredo
Kitamura,Satoshi
author_role author
author2 Mourão,Lucia Figueiredo
Kitamura,Satoshi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luchesi,Karen Fontes
Mourão,Lucia Figueiredo
Kitamura,Satoshi
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Docentes
Saúde do Trabalhador
Treinamento da Voz
Prevenção de Doenças
topic Voz
Docentes
Saúde do Trabalhador
Treinamento da Voz
Prevenção de Doenças
description OBJETIVO: analisar parâmetros fonoarticulatórios de professores, pré e pós-programa de aprimoramento vocal. MÉTODO: um programa de aprimoramento vocal foi oferecido numa escola estadual do município de Campinas, São Paulo, Brasil. Treze professores aceitaram participar do programa. Devido ao critério de exclusão, apenas cinco foram selecionados para as análises. Os sujeitos foram previamente submetidos à avaliação laringológica. Foram realizados 12 encontros semanais de 1 hora e 30 minutos na própria escola. No primeiro e no último encontro os sujeitos gravaram três "frases-veículo". As gravações foram submetidas à análise perceptivo-auditiva (para avaliação do pitch, da modulação e da articulação) e acústica (para avaliação da freqüência fundamental, da extensão de freqüência e dos dois primeiros formantes). Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: mesmo com o pequeno número de sujeitos, os resultados do presente estudo, revelaram ampliação significante da extensão de freqüência, indicando maior uso deste recurso expressivo pós-aprimoramento, além do aumento estatisticamente significante de F1 nas vogais /i/ e /u/ pós-intervenção, sugerindo melhora no ajuste articulatório. CONCLUSÕES: não foram observadas modificações no pitch, modulação e articulação avaliados por meio da análise perceptivo-auditiva, bem como da freqüência fundamental pós-intervenção.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462011005000135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.14 n.3 2012
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122577041686528