Conhecimentos ou competências: o que transmitir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duru-Bellat, Marie
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259
Resumo: A partir do pressuposto de que é central definir o que se julga bom e necessário de transmitir aos alunos, a autora reflete sobre a questão curricular a partir do debate de uma antiga polêmica: deve-se priorizar a transmissão de competências ou saberes aos alunos? É retomada a discussão da noção de competências e sua entrada na escola, o advento dos sistemas de avaliação calcados em competências e as dificuldades em sua operacionalização, as questões que o trabalho com a noção em debate podem suscitar aos educadores, e a existência do que chama de uma “ditadura do útil”.
id CENPEC-1_02efeeb0fe2f7d93e17cb443d6ab9b37
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/259
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimentos ou competências: o que transmitir?Knowledge or competencies: what should be transmitted?Educação. Currículo.Currículo. Conhecimento. Competências.Education. Curriculum.Curriculum. Knowledge. Competencies.A partir do pressuposto de que é central definir o que se julga bom e necessário de transmitir aos alunos, a autora reflete sobre a questão curricular a partir do debate de uma antiga polêmica: deve-se priorizar a transmissão de competências ou saberes aos alunos? É retomada a discussão da noção de competências e sua entrada na escola, o advento dos sistemas de avaliação calcados em competências e as dificuldades em sua operacionalização, as questões que o trabalho com a noção em debate podem suscitar aos educadores, e a existência do que chama de uma “ditadura do útil”.Assuming the focus is to define what is considered good and necessary to be transmitted to students, the author reflects on the curricular matter starting from the debate about an old controversy: should we priorize transmission of competencies or transmission of knowledge to students? Author resumes the argument on the notion of competencies and its introduction in school, on the arrival of evaluation systems based on competencies and its operationalizing strategies, on matters that working with the notion at issue here may rise to instructors, and on the existence of what is called a “dictatorship of utility”.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaDuru-Bellat, Marie2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/25910.18676/cadernoscenpec.v3i2.259Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259/265info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:00:26Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/259Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:00:26Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
Knowledge or competencies: what should be transmitted?

title Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
spellingShingle Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
Duru-Bellat, Marie
Educação. Currículo.
Currículo. Conhecimento. Competências.
Education. Curriculum.
Curriculum. Knowledge. Competencies.
title_short Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
title_full Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
title_fullStr Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
title_full_unstemmed Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
title_sort Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
author Duru-Bellat, Marie
author_facet Duru-Bellat, Marie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Duru-Bellat, Marie
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Currículo.
Currículo. Conhecimento. Competências.
Education. Curriculum.
Curriculum. Knowledge. Competencies.
topic Educação. Currículo.
Currículo. Conhecimento. Competências.
Education. Curriculum.
Curriculum. Knowledge. Competencies.
description A partir do pressuposto de que é central definir o que se julga bom e necessário de transmitir aos alunos, a autora reflete sobre a questão curricular a partir do debate de uma antiga polêmica: deve-se priorizar a transmissão de competências ou saberes aos alunos? É retomada a discussão da noção de competências e sua entrada na escola, o advento dos sistemas de avaliação calcados em competências e as dificuldades em sua operacionalização, as questões que o trabalho com a noção em debate podem suscitar aos educadores, e a existência do que chama de uma “ditadura do útil”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.259
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259/265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072585797633