Conhecimentos ou competências: o que transmitir?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259 |
Resumo: | A partir do pressuposto de que é central definir o que se julga bom e necessário de transmitir aos alunos, a autora reflete sobre a questão curricular a partir do debate de uma antiga polêmica: deve-se priorizar a transmissão de competências ou saberes aos alunos? É retomada a discussão da noção de competências e sua entrada na escola, o advento dos sistemas de avaliação calcados em competências e as dificuldades em sua operacionalização, as questões que o trabalho com a noção em debate podem suscitar aos educadores, e a existência do que chama de uma “ditadura do útil”. |
id |
CENPEC-1_02efeeb0fe2f7d93e17cb443d6ab9b37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/259 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir?Knowledge or competencies: what should be transmitted?Educação. Currículo.Currículo. Conhecimento. Competências.Education. Curriculum.Curriculum. Knowledge. Competencies.A partir do pressuposto de que é central definir o que se julga bom e necessário de transmitir aos alunos, a autora reflete sobre a questão curricular a partir do debate de uma antiga polêmica: deve-se priorizar a transmissão de competências ou saberes aos alunos? É retomada a discussão da noção de competências e sua entrada na escola, o advento dos sistemas de avaliação calcados em competências e as dificuldades em sua operacionalização, as questões que o trabalho com a noção em debate podem suscitar aos educadores, e a existência do que chama de uma “ditadura do útil”.Assuming the focus is to define what is considered good and necessary to be transmitted to students, the author reflects on the curricular matter starting from the debate about an old controversy: should we priorize transmission of competencies or transmission of knowledge to students? Author resumes the argument on the notion of competencies and its introduction in school, on the arrival of evaluation systems based on competencies and its operationalizing strategies, on matters that working with the notion at issue here may rise to instructors, and on the existence of what is called a “dictatorship of utility”.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaDuru-Bellat, Marie2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/25910.18676/cadernoscenpec.v3i2.259Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259/265info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:00:26Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/259Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:00:26Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? Knowledge or competencies: what should be transmitted? |
title |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? |
spellingShingle |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? Duru-Bellat, Marie Educação. Currículo. Currículo. Conhecimento. Competências. Education. Curriculum. Curriculum. Knowledge. Competencies. |
title_short |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? |
title_full |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? |
title_fullStr |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? |
title_sort |
Conhecimentos ou competências: o que transmitir? |
author |
Duru-Bellat, Marie |
author_facet |
Duru-Bellat, Marie |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duru-Bellat, Marie |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Currículo. Currículo. Conhecimento. Competências. Education. Curriculum. Curriculum. Knowledge. Competencies. |
topic |
Educação. Currículo. Currículo. Conhecimento. Competências. Education. Curriculum. Curriculum. Knowledge. Competencies. |
description |
A partir do pressuposto de que é central definir o que se julga bom e necessário de transmitir aos alunos, a autora reflete sobre a questão curricular a partir do debate de uma antiga polêmica: deve-se priorizar a transmissão de competências ou saberes aos alunos? É retomada a discussão da noção de competências e sua entrada na escola, o advento dos sistemas de avaliação calcados em competências e as dificuldades em sua operacionalização, as questões que o trabalho com a noção em debate podem suscitar aos educadores, e a existência do que chama de uma “ditadura do útil”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.259 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/259/265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v3i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072585797633 |