O que se diz sobre a escola pública de horário integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Lúcia Velloso
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/173
Resumo: O texto apresenta e reflete sobre aspectos positivos e negativos apontados por diversos autores a respeito dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública). Os CIEPs foram construídos no Estado do Rio de Janeiro por meio do Programa Especial de Educação (I PEE, de 1983 a 1986, e II PEE, de 1991 a 1994), que tinha como objetivo implantar educação pública em tempo integral para o ensino fundamental em 500 unidades escolares. Entre as criticas desfavoráveis, estão a ausência de transparência em relação a custos, a critério de localização, a número de escolas concluídas e de alunos atendidos. Outro aspecto negativo foi a inviabilidade: o custo muito alto com incerteza de benefícios inviabilizava a universalização da escola de horário integral no ensino fundamental. Outra crítica foi a contradição observada entre o discurso da equipe central do PEE e a prática das escolas, ou entre o discurso e a prática dos professores. Três aspectos positivos merecem destaque: a satisfação dos pais, que tranquilizavam-se em ter os filhos na escola em tempo integral; o horário do professor que permitia intervalos para planejamento, preparação de material didático e aperfeiçoamento profissional; a discussão da escola pública suscitada pela proposta dos CIEPs. No que diz respeito aos usuários, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com a finalidade de identificar a representação social que os professores, funcionários, alunos e pais tinham da escola de horário integral que frequentavam. A pesquisa ocorreu em quatro escolas do Rio de Janeiro, duas estaduais e duas municipais. Foram feitas 30 visitas a escolas e aplicados 568 questionários. Nesse quesito, observou-se que o discurso dos pais e dos alunos deixou claro o reconhecimento da função e da necessidade da escola e, implicitamente, que há diferentes padrões de qualidade entre as instituições. A representação dos pais, partilhada pelos alunos, está centrada na satisfação/prazer. Tem como núcleo a ideia de lazer que se relaciona com futuro e educação. Também salientaram a função da escola, estudar e seu instrumento, e o bom professor. O texto conclui que para a aproximação entre as duas concepções de função de escola – a de local de convivência e a de utilidade econômico-social – faz-se necessário a interação entre escola e comunidade, instâncias de participação e decisão dos pais, e de todos os espaços cotidianos que favoreçam a inclusão da expectativa dos pais no projeto pedagógico da escola.
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Outra crítica foi a contradição observada entre o discurso da equipe central do PEE e a prática das escolas, ou entre o discurso e a prática dos professores. Três aspectos positivos merecem destaque: a satisfação dos pais, que tranquilizavam-se em ter os filhos na escola em tempo integral; o horário do professor que permitia intervalos para planejamento, preparação de material didático e aperfeiçoamento profissional; a discussão da escola pública suscitada pela proposta dos CIEPs. No que diz respeito aos usuários, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com a finalidade de identificar a representação social que os professores, funcionários, alunos e pais tinham da escola de horário integral que frequentavam. A pesquisa ocorreu em quatro escolas do Rio de Janeiro, duas estaduais e duas municipais. Foram feitas 30 visitas a escolas e aplicados 568 questionários. Nesse quesito, observou-se que o discurso dos pais e dos alunos deixou claro o reconhecimento da função e da necessidade da escola e, implicitamente, que há diferentes padrões de qualidade entre as instituições. A representação dos pais, partilhada pelos alunos, está centrada na satisfação/prazer. Tem como núcleo a ideia de lazer que se relaciona com futuro e educação. Também salientaram a função da escola, estudar e seu instrumento, e o bom professor. 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Another negative aspect was infeasibility: very high costs with uncertain benefits meant universalization of full-time primary school was not feasible. Another criticism was the contradiction found between the discourse of the PEE's central team and the practice at schools, or between discourse and the practice of the teachers. Three positive aspects are worth mentioning: parent satisfaction, since parents were happy to see their kids at school full time; professor times, which allowed for breaks for planning, preparing educational material and professional training; and discussion of public schooling supported by the proposal of the CIEPs. Regarding the users, a field study was developed with the purpose of identifying the social representation that the teachers, employees, students and parents had of the full-time school they attended. The study took place in four Rio de Janeiro schools: two state schools and two municipal schools. Thirty visits were made to schools and 568 questionnaires were given. From this aspect, recognition of the function and need for the school and, implicitly, that there are different standards of quality between the institutions was clear from the discourse of parents and students. The parents' representation, shared by the students, is focused on satisfaction/pleasure. At the core is the idea that leisure is related to the future and education. They also highlighted the function of the school, studying and their instruction, and the good teacher. The paper concludes that to bring the two concepts of academic purpose closer together – the concepts of a place for coexistence and of economic and social usefulness – interaction between school and community is necessary as are levels of participation and decision-making by parents, and of all of the everyday spaces that favor inclusion of parents' expectations in the school's educational project.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaMaurício, Lúcia Velloso2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/17310.18676/cadernoscenpec.v1i2.173Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/173/201info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:44Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/173Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:38.697Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
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This paper presents and reflects on positive and negative aspects found by various authors regarding CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública or Integrated Public Education Centers). The CIEPs were built in the state of Rio de Janeiro through the Special Program for Education or PEE, its acronym in Portuguese, (I PEE, from 1983 to 1986, and II PEE, from 1991 to 1994), whose aim was to implement full-time public primary school in 500 school units. Among unfavorable criticism are the lack of transparency in relation to costs, location criteria, number of schools finalized and students served. Another negative aspect was infeasibility: very high costs with uncertain benefits meant universalization of full-time primary school was not feasible. Another criticism was the contradiction found between the discourse of the PEE's central team and the practice at schools, or between discourse and the practice of the teachers. Three positive aspects are worth mentioning: parent satisfaction, since parents were happy to see their kids at school full time; professor times, which allowed for breaks for planning, preparing educational material and professional training; and discussion of public schooling supported by the proposal of the CIEPs. Regarding the users, a field study was developed with the purpose of identifying the social representation that the teachers, employees, students and parents had of the full-time school they attended. The study took place in four Rio de Janeiro schools: two state schools and two municipal schools. Thirty visits were made to schools and 568 questionnaires were given. From this aspect, recognition of the function and need for the school and, implicitly, that there are different standards of quality between the institutions was clear from the discourse of parents and students. The parents' representation, shared by the students, is focused on satisfaction/pleasure. At the core is the idea that leisure is related to the future and education. They also highlighted the function of the school, studying and their instruction, and the good teacher. The paper concludes that to bring the two concepts of academic purpose closer together – the concepts of a place for coexistence and of economic and social usefulness – interaction between school and community is necessary as are levels of participation and decision-making by parents, and of all of the everyday spaces that favor inclusion of parents' expectations in the school's educational project.
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