Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Lúcia Velloso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527
Resumo: Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar.
id UFRGS-9_3a51ecdcba8a9534efaac0400b3ffd43
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9527
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Escola pública de horário integral: representações do Jornal O GloboRepresentações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo.Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar. FACED - UFRGS2009-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 3 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 3 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527/6721Maurício, Lúcia Vellosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-12-11T20:03:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/9527Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-12-11T20:03:06Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
title Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
spellingShingle Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
Maurício, Lúcia Velloso
Representações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo.
title_short Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
title_full Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
title_fullStr Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
title_full_unstemmed Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
title_sort Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo
author Maurício, Lúcia Velloso
author_facet Maurício, Lúcia Velloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Lúcia Velloso
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo.
topic Representações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo.
description Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527/6721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 3 (2009)
Educação & Realidade; v. 34 n. 3 (2009)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984062140416