Educação não formal, jogo e brincadeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turino, Célio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132
Resumo: O texto trata da educação não formal nas escolas, incluindo jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, faz uma trajetória do lúdico na educação, desde a criação dos parques infantis, em 1935. Parte da concepção de que o parque infantil tinha o ideal de recuperar ou dar vazão à cultura das crianças. Era considerada uma educação de vanguarda, verdadeiramente libertadora. Reflete sobre a situação atual da educação informal na educação, considerando que sua presença se manifesta de outras maneiras. Por exemplo, as brincadeiras infantis aparecem como forma de representação social; como espaço para o lazer infantil; a introdução do esporte aparece como forma de combater o ócio; e por ultimo, de maneira mais ampla, como reprodução social, lazer e educação. O texto conclui que não basta apenas oferecer produtos culturais ou expressões artísticas mais elaboradas, é preciso tocar, encantar as pessoas, fornecer-lhes ferramentas para que adquiram um novo repertório cultural e se apropriem da cultura em sentido largo, decifrando códigos e transformando suas vidas a partir de uma educação que não se aprende na escola.
id CENPEC-1_3fef6092345818202e0b058177a25260
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/132
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Educação não formal, jogo e brincadeiraEducação não formal; Parques infantis; Jogos; BrincadeirasO texto trata da educação não formal nas escolas, incluindo jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, faz uma trajetória do lúdico na educação, desde a criação dos parques infantis, em 1935. Parte da concepção de que o parque infantil tinha o ideal de recuperar ou dar vazão à cultura das crianças. Era considerada uma educação de vanguarda, verdadeiramente libertadora. Reflete sobre a situação atual da educação informal na educação, considerando que sua presença se manifesta de outras maneiras. Por exemplo, as brincadeiras infantis aparecem como forma de representação social; como espaço para o lazer infantil; a introdução do esporte aparece como forma de combater o ócio; e por ultimo, de maneira mais ampla, como reprodução social, lazer e educação. O texto conclui que não basta apenas oferecer produtos culturais ou expressões artísticas mais elaboradas, é preciso tocar, encantar as pessoas, fornecer-lhes ferramentas para que adquiram um novo repertório cultural e se apropriem da cultura em sentido largo, decifrando códigos e transformando suas vidas a partir de uma educação que não se aprende na escola.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaTurino, Célio2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13210.18676/cadernoscenpec.v1i2.132Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132/164info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/132Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação não formal, jogo e brincadeira
title Educação não formal, jogo e brincadeira
spellingShingle Educação não formal, jogo e brincadeira
Turino, Célio
Educação não formal; Parques infantis; Jogos; Brincadeiras
title_short Educação não formal, jogo e brincadeira
title_full Educação não formal, jogo e brincadeira
title_fullStr Educação não formal, jogo e brincadeira
title_full_unstemmed Educação não formal, jogo e brincadeira
title_sort Educação não formal, jogo e brincadeira
author Turino, Célio
author_facet Turino, Célio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Turino, Célio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal; Parques infantis; Jogos; Brincadeiras
topic Educação não formal; Parques infantis; Jogos; Brincadeiras
description O texto trata da educação não formal nas escolas, incluindo jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, faz uma trajetória do lúdico na educação, desde a criação dos parques infantis, em 1935. Parte da concepção de que o parque infantil tinha o ideal de recuperar ou dar vazão à cultura das crianças. Era considerada uma educação de vanguarda, verdadeiramente libertadora. Reflete sobre a situação atual da educação informal na educação, considerando que sua presença se manifesta de outras maneiras. Por exemplo, as brincadeiras infantis aparecem como forma de representação social; como espaço para o lazer infantil; a introdução do esporte aparece como forma de combater o ócio; e por ultimo, de maneira mais ampla, como reprodução social, lazer e educação. O texto conclui que não basta apenas oferecer produtos culturais ou expressões artísticas mais elaboradas, é preciso tocar, encantar as pessoas, fornecer-lhes ferramentas para que adquiram um novo repertório cultural e se apropriem da cultura em sentido largo, decifrando códigos e transformando suas vidas a partir de uma educação que não se aprende na escola.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132
10.18676/cadernoscenpec.v1i2.132
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v1i2.132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132/164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral
Cadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v1i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042073143640064