Educação não formal, jogo e brincadeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132 |
Resumo: | O texto trata da educação não formal nas escolas, incluindo jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, faz uma trajetória do lúdico na educação, desde a criação dos parques infantis, em 1935. Parte da concepção de que o parque infantil tinha o ideal de recuperar ou dar vazão à cultura das crianças. Era considerada uma educação de vanguarda, verdadeiramente libertadora. Reflete sobre a situação atual da educação informal na educação, considerando que sua presença se manifesta de outras maneiras. Por exemplo, as brincadeiras infantis aparecem como forma de representação social; como espaço para o lazer infantil; a introdução do esporte aparece como forma de combater o ócio; e por ultimo, de maneira mais ampla, como reprodução social, lazer e educação. O texto conclui que não basta apenas oferecer produtos culturais ou expressões artísticas mais elaboradas, é preciso tocar, encantar as pessoas, fornecer-lhes ferramentas para que adquiram um novo repertório cultural e se apropriem da cultura em sentido largo, decifrando códigos e transformando suas vidas a partir de uma educação que não se aprende na escola. |
id |
CENPEC-1_3fef6092345818202e0b058177a25260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/132 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação não formal, jogo e brincadeiraEducação não formal; Parques infantis; Jogos; BrincadeirasO texto trata da educação não formal nas escolas, incluindo jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, faz uma trajetória do lúdico na educação, desde a criação dos parques infantis, em 1935. Parte da concepção de que o parque infantil tinha o ideal de recuperar ou dar vazão à cultura das crianças. Era considerada uma educação de vanguarda, verdadeiramente libertadora. Reflete sobre a situação atual da educação informal na educação, considerando que sua presença se manifesta de outras maneiras. Por exemplo, as brincadeiras infantis aparecem como forma de representação social; como espaço para o lazer infantil; a introdução do esporte aparece como forma de combater o ócio; e por ultimo, de maneira mais ampla, como reprodução social, lazer e educação. O texto conclui que não basta apenas oferecer produtos culturais ou expressões artísticas mais elaboradas, é preciso tocar, encantar as pessoas, fornecer-lhes ferramentas para que adquiram um novo repertório cultural e se apropriem da cultura em sentido largo, decifrando códigos e transformando suas vidas a partir de uma educação que não se aprende na escola.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaTurino, Célio2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13210.18676/cadernoscenpec.v1i2.132Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132/164info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/132Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação não formal, jogo e brincadeira |
title |
Educação não formal, jogo e brincadeira |
spellingShingle |
Educação não formal, jogo e brincadeira Turino, Célio Educação não formal; Parques infantis; Jogos; Brincadeiras |
title_short |
Educação não formal, jogo e brincadeira |
title_full |
Educação não formal, jogo e brincadeira |
title_fullStr |
Educação não formal, jogo e brincadeira |
title_full_unstemmed |
Educação não formal, jogo e brincadeira |
title_sort |
Educação não formal, jogo e brincadeira |
author |
Turino, Célio |
author_facet |
Turino, Célio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turino, Célio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não formal; Parques infantis; Jogos; Brincadeiras |
topic |
Educação não formal; Parques infantis; Jogos; Brincadeiras |
description |
O texto trata da educação não formal nas escolas, incluindo jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, faz uma trajetória do lúdico na educação, desde a criação dos parques infantis, em 1935. Parte da concepção de que o parque infantil tinha o ideal de recuperar ou dar vazão à cultura das crianças. Era considerada uma educação de vanguarda, verdadeiramente libertadora. Reflete sobre a situação atual da educação informal na educação, considerando que sua presença se manifesta de outras maneiras. Por exemplo, as brincadeiras infantis aparecem como forma de representação social; como espaço para o lazer infantil; a introdução do esporte aparece como forma de combater o ócio; e por ultimo, de maneira mais ampla, como reprodução social, lazer e educação. O texto conclui que não basta apenas oferecer produtos culturais ou expressões artísticas mais elaboradas, é preciso tocar, encantar as pessoas, fornecer-lhes ferramentas para que adquiram um novo repertório cultural e se apropriem da cultura em sentido largo, decifrando códigos e transformando suas vidas a partir de uma educação que não se aprende na escola. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132 10.18676/cadernoscenpec.v1i2.132 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v1i2.132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/132/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral Cadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v1i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042073143640064 |