Em busca do tempo de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaliere, Ana Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/130
Resumo: O texto discute o tempo escolar enquanto jornada integral e organização social do tempo, tendo como base a experiência do Rio de Janeiro com o Programa dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública). A organização social do tempo é um elemento que, simultaneamente, reflete e constitui as formas organizacionais mais amplas de uma dada sociedade. Dentre elas, destaca-se o tempo de escola que, por ser a mais importante referência para a vida das crianças e adolescentes, tornou-se, no mundo contemporâneo, um pilar para a organização temporal da vida em família. Ao contrario de outros países europeus, nos quais as crianças menores ficam menos tempo na escola e esse tempo vai sendo progressivamente ampliado, no Brasil, são as crianças menores que permanecem mais tempo na escola. Quando pensamos sobre o tempo de escola no Brasil dois elementos de natureza antropológica entram em cena: a pouca segregação da criança em relação à vida adulta; o uso não rigoroso do tempo. Analisando o tempo tal como ele realmente se estabelece nas escolas públicas do Rio de Janeiro, observou-se que, a despeito da vigência de modelo convencional, sua prática é pouco rigorosa. O texto salienta que, na fase de implantação do Programa do CIEPs, tentou-se criar uma nova estruturação das atividades diárias, pois o sistema exigia um complexo padrão de organização do trabalho pedagógico, bem como das dinâmicas de deslocamentos e uso dos espaços. O texto conclui que o tempo social é constituído de um conjunto de relações entre categorias, que compõem um determinado contexto, neste caso, o contexto escolar. Um tempo de escola organizado de forma convencional e meramente duplicado em horas é desnecessário e ineficaz. A proposta de ampliação do tempo diário de escola só faz sentido de trouxer uma reorganização inteligente desse tempo e se levar em conta as peculiaridades culturais.
id CENPEC-1_481e43df6fc6b1531db93ebcfd51ea47
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/130
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Em busca do tempo de aprenderTempo integral; Jornada integral; Organização social do tempo; CIEPsO texto discute o tempo escolar enquanto jornada integral e organização social do tempo, tendo como base a experiência do Rio de Janeiro com o Programa dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública). A organização social do tempo é um elemento que, simultaneamente, reflete e constitui as formas organizacionais mais amplas de uma dada sociedade. Dentre elas, destaca-se o tempo de escola que, por ser a mais importante referência para a vida das crianças e adolescentes, tornou-se, no mundo contemporâneo, um pilar para a organização temporal da vida em família. Ao contrario de outros países europeus, nos quais as crianças menores ficam menos tempo na escola e esse tempo vai sendo progressivamente ampliado, no Brasil, são as crianças menores que permanecem mais tempo na escola. Quando pensamos sobre o tempo de escola no Brasil dois elementos de natureza antropológica entram em cena: a pouca segregação da criança em relação à vida adulta; o uso não rigoroso do tempo. Analisando o tempo tal como ele realmente se estabelece nas escolas públicas do Rio de Janeiro, observou-se que, a despeito da vigência de modelo convencional, sua prática é pouco rigorosa. O texto salienta que, na fase de implantação do Programa do CIEPs, tentou-se criar uma nova estruturação das atividades diárias, pois o sistema exigia um complexo padrão de organização do trabalho pedagógico, bem como das dinâmicas de deslocamentos e uso dos espaços. O texto conclui que o tempo social é constituído de um conjunto de relações entre categorias, que compõem um determinado contexto, neste caso, o contexto escolar. Um tempo de escola organizado de forma convencional e meramente duplicado em horas é desnecessário e ineficaz. A proposta de ampliação do tempo diário de escola só faz sentido de trouxer uma reorganização inteligente desse tempo e se levar em conta as peculiaridades culturais.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaCavaliere, Ana Maria2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13010.18676/cadernoscenpec.v1i2.130Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/130/162info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/130Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca do tempo de aprender
title Em busca do tempo de aprender
spellingShingle Em busca do tempo de aprender
Cavaliere, Ana Maria
Tempo integral; Jornada integral; Organização social do tempo; CIEPs
title_short Em busca do tempo de aprender
title_full Em busca do tempo de aprender
title_fullStr Em busca do tempo de aprender
title_full_unstemmed Em busca do tempo de aprender
title_sort Em busca do tempo de aprender
author Cavaliere, Ana Maria
author_facet Cavaliere, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaliere, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo integral; Jornada integral; Organização social do tempo; CIEPs
topic Tempo integral; Jornada integral; Organização social do tempo; CIEPs
description O texto discute o tempo escolar enquanto jornada integral e organização social do tempo, tendo como base a experiência do Rio de Janeiro com o Programa dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública). A organização social do tempo é um elemento que, simultaneamente, reflete e constitui as formas organizacionais mais amplas de uma dada sociedade. Dentre elas, destaca-se o tempo de escola que, por ser a mais importante referência para a vida das crianças e adolescentes, tornou-se, no mundo contemporâneo, um pilar para a organização temporal da vida em família. Ao contrario de outros países europeus, nos quais as crianças menores ficam menos tempo na escola e esse tempo vai sendo progressivamente ampliado, no Brasil, são as crianças menores que permanecem mais tempo na escola. Quando pensamos sobre o tempo de escola no Brasil dois elementos de natureza antropológica entram em cena: a pouca segregação da criança em relação à vida adulta; o uso não rigoroso do tempo. Analisando o tempo tal como ele realmente se estabelece nas escolas públicas do Rio de Janeiro, observou-se que, a despeito da vigência de modelo convencional, sua prática é pouco rigorosa. O texto salienta que, na fase de implantação do Programa do CIEPs, tentou-se criar uma nova estruturação das atividades diárias, pois o sistema exigia um complexo padrão de organização do trabalho pedagógico, bem como das dinâmicas de deslocamentos e uso dos espaços. O texto conclui que o tempo social é constituído de um conjunto de relações entre categorias, que compõem um determinado contexto, neste caso, o contexto escolar. Um tempo de escola organizado de forma convencional e meramente duplicado em horas é desnecessário e ineficaz. A proposta de ampliação do tempo diário de escola só faz sentido de trouxer uma reorganização inteligente desse tempo e se levar em conta as peculiaridades culturais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/130
10.18676/cadernoscenpec.v1i2.130
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/130
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v1i2.130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/130/162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral
Cadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v1i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042073146785792