Internet na escola, escola na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanes, Denise
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lotito, Márcia Padilha, Gonçalves, Mílada Tonarelli, Gonsales, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/116
Resumo: O texto apresenta a reflexão acumulada no período de cinco anos, 2002 a 2007, da atividade do EducaRede no Brasil. A Fundação Telefônica em parceria com o Cenpec, Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Terra Networks assumiram o desafio de difundir o uso pedagógico da internet por meio do EducaRede em 2002. Em cinco anos, formou mais de dez mil professores e beneficiou 56 mil alunos da rede pública. No contexto da cultura das mídias, o professor perde a função única de fonte de informação, horizontalizando as relações. Do ponto de vista da educação, a navegação na internet é uma ação de aprendizagem exploratória e criativa, realizada de forma particular e reflexiva, que permite ao aluno caminhar com liberdade de acordo com seu interesse e seu ritmo. Do ponto de vista da escola, os ambientes virtuais possibilitam o desenvolvimento de novas metodologias. Conclui que um uso aprimorado da internet remete à compreensão de sua utilidade como instrumento pedagógico, sendo capaz de contribuir no desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à pesquisa, comunicação digital e publicação de materiais.  
id CENPEC-1_55ef5ff77fad888ba774c369ae9ef835
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/116
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Internet na escola, escola na internetInternet at School, School on the InternetInternet na escola; Letramento digital; Programa EducaRedeInternet at school; Digital literacy; EducaRede ProgramO texto apresenta a reflexão acumulada no período de cinco anos, 2002 a 2007, da atividade do EducaRede no Brasil. A Fundação Telefônica em parceria com o Cenpec, Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Terra Networks assumiram o desafio de difundir o uso pedagógico da internet por meio do EducaRede em 2002. Em cinco anos, formou mais de dez mil professores e beneficiou 56 mil alunos da rede pública. No contexto da cultura das mídias, o professor perde a função única de fonte de informação, horizontalizando as relações. Do ponto de vista da educação, a navegação na internet é uma ação de aprendizagem exploratória e criativa, realizada de forma particular e reflexiva, que permite ao aluno caminhar com liberdade de acordo com seu interesse e seu ritmo. Do ponto de vista da escola, os ambientes virtuais possibilitam o desenvolvimento de novas metodologias. Conclui que um uso aprimorado da internet remete à compreensão de sua utilidade como instrumento pedagógico, sendo capaz de contribuir no desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à pesquisa, comunicação digital e publicação de materiais.  This text discusses the accumulated reflection over a period of five years, from 2002 to 2007, of the EducaRede activity in Brazil. Fundação Telefônica, in partnership with Cenpec, Fundação Carlos Alberto Vanzolini and Terra Networks, took on the challenge of spreading the educational use of the internet through EducaRede in 2002. In five years, over ten thousand teachers were trained, benefitting 56 thousand students in the public school system. Teachers lose their role as the only source of information in the context of media culture, making relationships horizontal. From an educational standpoint, surfing the internet is an exploratory and creative learning activity, done in a private and reflective manner, allowing each student to freely roam according to his or her interest and pace. From the school's standpoint, virtual environments enable development of new methodologies. The conclusion was reached that improved internet use regards understanding its use as an educational instrument, capable of contributing to the development of learning related to education, digital communication and publication of materials.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBlanes, DeniseLotito, Márcia PadilhaGonçalves, Mílada TonarelliGonsales, Priscila2007-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/11610.18676/cadernoscenpec.v2i3.116Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em EducaçãoCadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i3reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/116/147info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:40Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/116Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:40Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet na escola, escola na internet
Internet at School, School on the Internet
title Internet na escola, escola na internet
spellingShingle Internet na escola, escola na internet
Blanes, Denise
Internet na escola; Letramento digital; Programa EducaRede
Internet at school; Digital literacy; EducaRede Program
title_short Internet na escola, escola na internet
title_full Internet na escola, escola na internet
title_fullStr Internet na escola, escola na internet
title_full_unstemmed Internet na escola, escola na internet
title_sort Internet na escola, escola na internet
author Blanes, Denise
author_facet Blanes, Denise
Lotito, Márcia Padilha
Gonçalves, Mílada Tonarelli
Gonsales, Priscila
author_role author
author2 Lotito, Márcia Padilha
Gonçalves, Mílada Tonarelli
Gonsales, Priscila
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Blanes, Denise
Lotito, Márcia Padilha
Gonçalves, Mílada Tonarelli
Gonsales, Priscila
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Internet na escola; Letramento digital; Programa EducaRede
Internet at school; Digital literacy; EducaRede Program
topic Internet na escola; Letramento digital; Programa EducaRede
Internet at school; Digital literacy; EducaRede Program
description O texto apresenta a reflexão acumulada no período de cinco anos, 2002 a 2007, da atividade do EducaRede no Brasil. A Fundação Telefônica em parceria com o Cenpec, Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Terra Networks assumiram o desafio de difundir o uso pedagógico da internet por meio do EducaRede em 2002. Em cinco anos, formou mais de dez mil professores e beneficiou 56 mil alunos da rede pública. No contexto da cultura das mídias, o professor perde a função única de fonte de informação, horizontalizando as relações. Do ponto de vista da educação, a navegação na internet é uma ação de aprendizagem exploratória e criativa, realizada de forma particular e reflexiva, que permite ao aluno caminhar com liberdade de acordo com seu interesse e seu ritmo. Do ponto de vista da escola, os ambientes virtuais possibilitam o desenvolvimento de novas metodologias. Conclui que um uso aprimorado da internet remete à compreensão de sua utilidade como instrumento pedagógico, sendo capaz de contribuir no desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à pesquisa, comunicação digital e publicação de materiais.  
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/116
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.116
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/116
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v2i3.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/116/147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
Cadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v2i3
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042073166708736