Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/182 |
Resumo: | O artigo discute a influência da vivência do ensino superior na ressignificação do pertencimento racial de estudantes universitários negros. Em pesquisa qualitativa desenvolvida entre 2009 e 2011, tomaram-se como estudo de caso os alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares (FZP), instituição localizada na cidade de São Paulo, ligada ao movimento negro. A FZP foi criada em 2003 com o objetivo de oferecer alternativa de acesso à formação em nível superior e proporcionar aos estudantes negros um espaço de construção e afirmação da identidade racial por meio de currículos marcados pela transversalidade. As análises obtidas identificaram, para além do discurso da FZP, o trabalho e o consumo como elementos importantes da ressignificação da pertença racial para aqueles alunos. |
id |
CENPEC-1_739d7feb90dd8ac4cb3aa1fa14e02869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/182 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racialStudents at Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventing racial belonging.DiversidadeRelações Raciais. Negros. Pertencimento Racial. Ações Afirmativas. Ensino Superior.DiversityRace Relations. Black People. Racial Belonging. Affirmative Action. Higher Education.O artigo discute a influência da vivência do ensino superior na ressignificação do pertencimento racial de estudantes universitários negros. Em pesquisa qualitativa desenvolvida entre 2009 e 2011, tomaram-se como estudo de caso os alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares (FZP), instituição localizada na cidade de São Paulo, ligada ao movimento negro. A FZP foi criada em 2003 com o objetivo de oferecer alternativa de acesso à formação em nível superior e proporcionar aos estudantes negros um espaço de construção e afirmação da identidade racial por meio de currículos marcados pela transversalidade. As análises obtidas identificaram, para além do discurso da FZP, o trabalho e o consumo como elementos importantes da ressignificação da pertença racial para aqueles alunos.This paper discusses the influence of the higher educationexperience in the resignification of racial belonging for black college students. In a qualitative study carried out from 2009 to 2011, students at Zumbi dos Palmares College (Faculdade Zumbi dos Palmares - FZP) were chosen for a case study. The institution - located in the city of São Paulo and connected to the black movement – was established in 2003 with the goal of providing alternative access to higher education as well as a space for black students to construct and affirm their racial identity through curricula marked by transversality. Beyond the discourse of FZP, the results of the research show that work and consumerism are important elements for the resignification of these students’ racial belonging.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaSantos, Marla Andressa de OliveiraCarvalho, Marília Pinto de2013-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/18210.18676/cadernoscenpec.v2i2.182Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e DiversidadeCadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/182/210info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:11:34Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/182Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:11:34Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial Students at Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventing racial belonging. |
title |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial |
spellingShingle |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial Santos, Marla Andressa de Oliveira Diversidade Relações Raciais. Negros. Pertencimento Racial. Ações Afirmativas. Ensino Superior. Diversity Race Relations. Black People. Racial Belonging. Affirmative Action. Higher Education. |
title_short |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial |
title_full |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial |
title_fullStr |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial |
title_full_unstemmed |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial |
title_sort |
Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial |
author |
Santos, Marla Andressa de Oliveira |
author_facet |
Santos, Marla Andressa de Oliveira Carvalho, Marília Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marília Pinto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marla Andressa de Oliveira Carvalho, Marília Pinto de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Relações Raciais. Negros. Pertencimento Racial. Ações Afirmativas. Ensino Superior. Diversity Race Relations. Black People. Racial Belonging. Affirmative Action. Higher Education. |
topic |
Diversidade Relações Raciais. Negros. Pertencimento Racial. Ações Afirmativas. Ensino Superior. Diversity Race Relations. Black People. Racial Belonging. Affirmative Action. Higher Education. |
description |
O artigo discute a influência da vivência do ensino superior na ressignificação do pertencimento racial de estudantes universitários negros. Em pesquisa qualitativa desenvolvida entre 2009 e 2011, tomaram-se como estudo de caso os alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares (FZP), instituição localizada na cidade de São Paulo, ligada ao movimento negro. A FZP foi criada em 2003 com o objetivo de oferecer alternativa de acesso à formação em nível superior e proporcionar aos estudantes negros um espaço de construção e afirmação da identidade racial por meio de currículos marcados pela transversalidade. As análises obtidas identificaram, para além do discurso da FZP, o trabalho e o consumo como elementos importantes da ressignificação da pertença racial para aqueles alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/182 10.18676/cadernoscenpec.v2i2.182 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/182 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v2i2.182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/182/210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade Cadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v2i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072657100800 |