A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana Timm, Ursula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lisete Oliveira Groenwald, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395
Resumo: ResumoO artigo apresenta um recorte da dissertação Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura, realizada com o objetivo de investigar possibilidades de inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Matemática Licenciatura, tendo como premissa a deliberação do Ministério de Educação de que a extensão seja incorporada em, no mínimo, 10% do total de créditos de formação acadêmica. A pesquisa configurou-se como um estudo de natureza qualitativa, na qual foi desenvolvido um projeto de extensão com a participação de sete acadêmicos do curso de Matemática da Ulbra e 270 participantes da comunidade externa. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Licenciatura em Matemática é a modalidade de projetos de extensão. Palavras-chaveExtensão universitária. Formação inicial de professores. Projetos extensionistas. The Curricularization of Education and Public Outreach at a Mathematics Teacher Education Course AbstractThis article presents a selected topic of the dissertation titled Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularization of Education and Public Outreach: Possibilities in a Mathematics Licensure Program], which investigated the possibilities of incorporating outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program, based on a decision by the Ministry of Education that education and public outreach be incorporated in at least 10% of total undergraduate credits. The research consisted of a qualitative study in which we developed an outreach project with seven undergraduate students at the ULBRA’s undergraduate mathematics program. The project was attended by 270 people from the local community. According to our results and reflections thereof, we found that a viable way to incorporate education and public outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program is through the outreach project modality.KeywordsEducation and public outreach. Initial teacher education. Outreach projects. La curricularización de la extensión universitaria en un curso de formación de profesores de matemáticas ResumenEl artículo presenta un recorte de la disertación Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularización de la extensión universitaria: posibilidades en un curso de grado de Profesorado en Matemáticas], realizada con el objetivo de investigar las posibilidades de introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas, teniendo como premisa la decisión del Ministerio de Educación de Brasil de que la extensión se incorpore en, al menos, el 10 % de los créditos de formación académica. La investigación se configuró como un estudio de naturaleza cualitativa, en la cual se desarrolló un proyecto de extensión con la participación de siete académicos del curso de Matemáticas de la Universidad Luterana de Brasil (Ulbra) y 270 participantes de la comunidad externa. Los resultados obtenidos y las reflexiones hechas llevan a considerar que una de las posibilidades viables para introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas es la modalidad de proyectos de extensión.Palabras claveExtensión universitaria. Formación inicial de profesores. Proyectos extensionistas.
id CENPEC-1_7ae32b4fc5d87c57e3406183ed0aecd2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/395
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemáticaEducação; Ciências Sociais; CulturaResumoO artigo apresenta um recorte da dissertação Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura, realizada com o objetivo de investigar possibilidades de inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Matemática Licenciatura, tendo como premissa a deliberação do Ministério de Educação de que a extensão seja incorporada em, no mínimo, 10% do total de créditos de formação acadêmica. A pesquisa configurou-se como um estudo de natureza qualitativa, na qual foi desenvolvido um projeto de extensão com a participação de sete acadêmicos do curso de Matemática da Ulbra e 270 participantes da comunidade externa. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Licenciatura em Matemática é a modalidade de projetos de extensão. Palavras-chaveExtensão universitária. Formação inicial de professores. Projetos extensionistas. The Curricularization of Education and Public Outreach at a Mathematics Teacher Education Course AbstractThis article presents a selected topic of the dissertation titled Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularization of Education and Public Outreach: Possibilities in a Mathematics Licensure Program], which investigated the possibilities of incorporating outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program, based on a decision by the Ministry of Education that education and public outreach be incorporated in at least 10% of total undergraduate credits. The research consisted of a qualitative study in which we developed an outreach project with seven undergraduate students at the ULBRA’s undergraduate mathematics program. The project was attended by 270 people from the local community. According to our results and reflections thereof, we found that a viable way to incorporate education and public outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program is through the outreach project modality.KeywordsEducation and public outreach. Initial teacher education. Outreach projects. La curricularización de la extensión universitaria en un curso de formación de profesores de matemáticas ResumenEl artículo presenta un recorte de la disertación Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularización de la extensión universitaria: posibilidades en un curso de grado de Profesorado en Matemáticas], realizada con el objetivo de investigar las posibilidades de introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas, teniendo como premisa la decisión del Ministerio de Educación de Brasil de que la extensión se incorpore en, al menos, el 10 % de los créditos de formación académica. La investigación se configuró como un estudio de naturaleza cualitativa, en la cual se desarrolló un proyecto de extensión con la participación de siete académicos del curso de Matemáticas de la Universidad Luterana de Brasil (Ulbra) y 270 participantes de la comunidad externa. Los resultados obtenidos y las reflexiones hechas llevan a considerar que una de las posibilidades viables para introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas es la modalidad de proyectos de extensión.Palabras claveExtensión universitaria. Formación inicial de profesores. Proyectos extensionistas.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaTatiana Timm, UrsulaLisete Oliveira Groenwald, Claudia2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/39510.18676/cadernoscenpec.v8i1.395Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395/394Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T17:50:07Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/395Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T17:50:07Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
title A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
spellingShingle A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
Tatiana Timm, Ursula
Educação; Ciências Sociais; Cultura
title_short A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
title_full A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
title_fullStr A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
title_full_unstemmed A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
title_sort A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
author Tatiana Timm, Ursula
author_facet Tatiana Timm, Ursula
Lisete Oliveira Groenwald, Claudia
author_role author
author2 Lisete Oliveira Groenwald, Claudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiana Timm, Ursula
Lisete Oliveira Groenwald, Claudia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Sociais; Cultura
topic Educação; Ciências Sociais; Cultura
description ResumoO artigo apresenta um recorte da dissertação Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura, realizada com o objetivo de investigar possibilidades de inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Matemática Licenciatura, tendo como premissa a deliberação do Ministério de Educação de que a extensão seja incorporada em, no mínimo, 10% do total de créditos de formação acadêmica. A pesquisa configurou-se como um estudo de natureza qualitativa, na qual foi desenvolvido um projeto de extensão com a participação de sete acadêmicos do curso de Matemática da Ulbra e 270 participantes da comunidade externa. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Licenciatura em Matemática é a modalidade de projetos de extensão. Palavras-chaveExtensão universitária. Formação inicial de professores. Projetos extensionistas. The Curricularization of Education and Public Outreach at a Mathematics Teacher Education Course AbstractThis article presents a selected topic of the dissertation titled Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularization of Education and Public Outreach: Possibilities in a Mathematics Licensure Program], which investigated the possibilities of incorporating outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program, based on a decision by the Ministry of Education that education and public outreach be incorporated in at least 10% of total undergraduate credits. The research consisted of a qualitative study in which we developed an outreach project with seven undergraduate students at the ULBRA’s undergraduate mathematics program. The project was attended by 270 people from the local community. According to our results and reflections thereof, we found that a viable way to incorporate education and public outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program is through the outreach project modality.KeywordsEducation and public outreach. Initial teacher education. Outreach projects. La curricularización de la extensión universitaria en un curso de formación de profesores de matemáticas ResumenEl artículo presenta un recorte de la disertación Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularización de la extensión universitaria: posibilidades en un curso de grado de Profesorado en Matemáticas], realizada con el objetivo de investigar las posibilidades de introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas, teniendo como premisa la decisión del Ministerio de Educación de Brasil de que la extensión se incorpore en, al menos, el 10 % de los créditos de formación académica. La investigación se configuró como un estudio de naturaleza cualitativa, en la cual se desarrolló un proyecto de extensión con la participación de siete académicos del curso de Matemáticas de la Universidad Luterana de Brasil (Ulbra) y 270 participantes de la comunidad externa. Los resultados obtenidos y las reflexiones hechas llevan a considerar que una de las posibilidades viables para introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas es la modalidad de proyectos de extensión.Palabras claveExtensión universitaria. Formación inicial de profesores. Proyectos extensionistas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.395
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395/394
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v8i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072085626880