A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395 |
Resumo: | ResumoO artigo apresenta um recorte da dissertação Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura, realizada com o objetivo de investigar possibilidades de inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Matemática Licenciatura, tendo como premissa a deliberação do Ministério de Educação de que a extensão seja incorporada em, no mínimo, 10% do total de créditos de formação acadêmica. A pesquisa configurou-se como um estudo de natureza qualitativa, na qual foi desenvolvido um projeto de extensão com a participação de sete acadêmicos do curso de Matemática da Ulbra e 270 participantes da comunidade externa. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Licenciatura em Matemática é a modalidade de projetos de extensão. Palavras-chaveExtensão universitária. Formação inicial de professores. Projetos extensionistas. The Curricularization of Education and Public Outreach at a Mathematics Teacher Education Course AbstractThis article presents a selected topic of the dissertation titled Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularization of Education and Public Outreach: Possibilities in a Mathematics Licensure Program], which investigated the possibilities of incorporating outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program, based on a decision by the Ministry of Education that education and public outreach be incorporated in at least 10% of total undergraduate credits. The research consisted of a qualitative study in which we developed an outreach project with seven undergraduate students at the ULBRA’s undergraduate mathematics program. The project was attended by 270 people from the local community. According to our results and reflections thereof, we found that a viable way to incorporate education and public outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program is through the outreach project modality.KeywordsEducation and public outreach. Initial teacher education. Outreach projects. La curricularización de la extensión universitaria en un curso de formación de profesores de matemáticas ResumenEl artículo presenta un recorte de la disertación Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularización de la extensión universitaria: posibilidades en un curso de grado de Profesorado en Matemáticas], realizada con el objetivo de investigar las posibilidades de introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas, teniendo como premisa la decisión del Ministerio de Educación de Brasil de que la extensión se incorpore en, al menos, el 10 % de los créditos de formación académica. La investigación se configuró como un estudio de naturaleza cualitativa, en la cual se desarrolló un proyecto de extensión con la participación de siete académicos del curso de Matemáticas de la Universidad Luterana de Brasil (Ulbra) y 270 participantes de la comunidad externa. Los resultados obtenidos y las reflexiones hechas llevan a considerar que una de las posibilidades viables para introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas es la modalidad de proyectos de extensión.Palabras claveExtensión universitaria. Formación inicial de profesores. Proyectos extensionistas. |
id |
CENPEC-1_7ae32b4fc5d87c57e3406183ed0aecd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/395 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemáticaEducação; Ciências Sociais; CulturaResumoO artigo apresenta um recorte da dissertação Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura, realizada com o objetivo de investigar possibilidades de inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Matemática Licenciatura, tendo como premissa a deliberação do Ministério de Educação de que a extensão seja incorporada em, no mínimo, 10% do total de créditos de formação acadêmica. A pesquisa configurou-se como um estudo de natureza qualitativa, na qual foi desenvolvido um projeto de extensão com a participação de sete acadêmicos do curso de Matemática da Ulbra e 270 participantes da comunidade externa. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Licenciatura em Matemática é a modalidade de projetos de extensão. Palavras-chaveExtensão universitária. Formação inicial de professores. Projetos extensionistas. The Curricularization of Education and Public Outreach at a Mathematics Teacher Education Course AbstractThis article presents a selected topic of the dissertation titled Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularization of Education and Public Outreach: Possibilities in a Mathematics Licensure Program], which investigated the possibilities of incorporating outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program, based on a decision by the Ministry of Education that education and public outreach be incorporated in at least 10% of total undergraduate credits. The research consisted of a qualitative study in which we developed an outreach project with seven undergraduate students at the ULBRA’s undergraduate mathematics program. The project was attended by 270 people from the local community. According to our results and reflections thereof, we found that a viable way to incorporate education and public outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program is through the outreach project modality.KeywordsEducation and public outreach. Initial teacher education. Outreach projects. La curricularización de la extensión universitaria en un curso de formación de profesores de matemáticas ResumenEl artículo presenta un recorte de la disertación Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularización de la extensión universitaria: posibilidades en un curso de grado de Profesorado en Matemáticas], realizada con el objetivo de investigar las posibilidades de introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas, teniendo como premisa la decisión del Ministerio de Educación de Brasil de que la extensión se incorpore en, al menos, el 10 % de los créditos de formación académica. La investigación se configuró como un estudio de naturaleza cualitativa, en la cual se desarrolló un proyecto de extensión con la participación de siete académicos del curso de Matemáticas de la Universidad Luterana de Brasil (Ulbra) y 270 participantes de la comunidad externa. Los resultados obtenidos y las reflexiones hechas llevan a considerar que una de las posibilidades viables para introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas es la modalidad de proyectos de extensión.Palabras claveExtensión universitaria. Formación inicial de profesores. Proyectos extensionistas.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaTatiana Timm, UrsulaLisete Oliveira Groenwald, Claudia2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/39510.18676/cadernoscenpec.v8i1.395Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395/394Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T17:50:07Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/395Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T17:50:07Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática |
title |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática |
spellingShingle |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática Tatiana Timm, Ursula Educação; Ciências Sociais; Cultura |
title_short |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática |
title_full |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática |
title_fullStr |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática |
title_sort |
A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática |
author |
Tatiana Timm, Ursula |
author_facet |
Tatiana Timm, Ursula Lisete Oliveira Groenwald, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Lisete Oliveira Groenwald, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tatiana Timm, Ursula Lisete Oliveira Groenwald, Claudia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Sociais; Cultura |
topic |
Educação; Ciências Sociais; Cultura |
description |
ResumoO artigo apresenta um recorte da dissertação Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura, realizada com o objetivo de investigar possibilidades de inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Matemática Licenciatura, tendo como premissa a deliberação do Ministério de Educação de que a extensão seja incorporada em, no mínimo, 10% do total de créditos de formação acadêmica. A pesquisa configurou-se como um estudo de natureza qualitativa, na qual foi desenvolvido um projeto de extensão com a participação de sete acadêmicos do curso de Matemática da Ulbra e 270 participantes da comunidade externa. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Licenciatura em Matemática é a modalidade de projetos de extensão. Palavras-chaveExtensão universitária. Formação inicial de professores. Projetos extensionistas. The Curricularization of Education and Public Outreach at a Mathematics Teacher Education Course AbstractThis article presents a selected topic of the dissertation titled Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularization of Education and Public Outreach: Possibilities in a Mathematics Licensure Program], which investigated the possibilities of incorporating outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program, based on a decision by the Ministry of Education that education and public outreach be incorporated in at least 10% of total undergraduate credits. The research consisted of a qualitative study in which we developed an outreach project with seven undergraduate students at the ULBRA’s undergraduate mathematics program. The project was attended by 270 people from the local community. According to our results and reflections thereof, we found that a viable way to incorporate education and public outreach activities to the curriculum of an undergraduate mathematics licensure program is through the outreach project modality.KeywordsEducation and public outreach. Initial teacher education. Outreach projects. La curricularización de la extensión universitaria en un curso de formación de profesores de matemáticas ResumenEl artículo presenta un recorte de la disertación Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura [Curricularización de la extensión universitaria: posibilidades en un curso de grado de Profesorado en Matemáticas], realizada con el objetivo de investigar las posibilidades de introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas, teniendo como premisa la decisión del Ministerio de Educación de Brasil de que la extensión se incorpore en, al menos, el 10 % de los créditos de formación académica. La investigación se configuró como un estudio de naturaleza cualitativa, en la cual se desarrolló un proyecto de extensión con la participación de siete académicos del curso de Matemáticas de la Universidad Luterana de Brasil (Ulbra) y 270 participantes de la comunidad externa. Los resultados obtenidos y las reflexiones hechas llevan a considerar que una de las posibilidades viables para introducir actividades extensionistas en el currículo de un curso de grado de Profesorado en Matemáticas es la modalidad de proyectos de extensión.Palabras claveExtensión universitaria. Formación inicial de profesores. Proyectos extensionistas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.395 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/395/394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v8i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072085626880 |