Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sofia Lerche
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vidal, Eloísa Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361
Resumo: O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. A investigação revelou forte presença da avaliação de larga escala e a diversificação da oferta escolar. Constatou que 88% dos alunos estão em escolas de ensino regular de um turno e 12% em escolas de ensino médio profissional de tempo integral. As condições de ensino-aprendizagem entre esses dois tipos de oferta são diferenciadas e agravadas nas chamadas “extensões rurais” ou anexos, onde estudam 11% dos alunos. Tal situação tem contribuído para uma diversificação da oferta marcada por elementos de iniquidade.
id CENPEC-1_ac30857617275136e09df59eec1a6666
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/361
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educaçãoSecondary education in the state of Ceará: equality versus quality in the implementation of the right to educationEnseñanza media en el estado brasileño de Ceará: la igualdad frente a la calidad en la implementación del derecho a la educaciónCeará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta.Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer.Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta.O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. A investigação revelou forte presença da avaliação de larga escala e a diversificação da oferta escolar. Constatou que 88% dos alunos estão em escolas de ensino regular de um turno e 12% em escolas de ensino médio profissional de tempo integral. As condições de ensino-aprendizagem entre esses dois tipos de oferta são diferenciadas e agravadas nas chamadas “extensões rurais” ou anexos, onde estudam 11% dos alunos. Tal situação tem contribuído para uma diversificação da oferta marcada por elementos de iniquidade.This article analyzes the process of implementation of educational policies to promote quality and equity in youth education, and how schools assimilated and incorporated these policies. It summarizes results of a study with a sample of six secondary schools in three cities (Fortaleza, Canindé and Paraipaba) in the State of Ceará, using quantitative and qualitative methods which include the analysis of indicators, literature review, document analysis and field research. Results showed a strong presence of large-scale assessment, as well as diversity in education offer. We found that 88% of students attend regular part-time schools, while 12% attend vocational full-time schools. Teaching-learning conditions vary between these two types of education offer and this differentiation is more dramatic in the so-called "rural extensions" or annexes, which are attended by 11% of the students. This situation has contributed to a secondary education offer diversification marked by inequality factors. In the schools visited, we found a very positive school environment regarding teachers, students and the management, the last being strongly engaged in the pursuit of good results.Este artículo analiza el proceso de implementación de las políticas educacionales y la asimilación e incorporación de dichas políticas por parte de las escuelas con vistas a promover la calidad y la equidad educacional en la formación de los estudiantes. Sintetiza resultados de una investigación desarrollada a partir de un muestreo de seis escuelas de enseñanza media, ubicadas en tres municipios del estado brasileño de Ceará, mediante la realización de estudios de naturaleza cuanticualitativa, incluyendo análisis de indicadores, revisión de literatura, análisis documental e investigación de campo. Dicha investigación reveló una fuerte presencia de la evaluación a gran escala y la diversificación de la oferta escolar. Constató que el 88 % de los alumnos están en escuelas de enseñanza regular de un turno y el 12 % en escuelas de formación profesional a tiempo completo. Las condiciones de enseñanza-aprendizaje entre estos dos tipos de oferta se diferencian y agravan en las llamadas "extensiones rurales" o anejos, donde estudian el 11 % de los estudiantes. Esta situación viene contribuyendo a una diversificación de la oferta marcada por elementos de iniquidad.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaVieira, Sofia LercheVidal, Eloísa Maia2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/36110.18676/cadernoscenpec.v6i2.361Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino MédioCadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v6i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361/356Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:35:08Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/361Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:54.323Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
Secondary education in the state of Ceará: equality versus quality in the implementation of the right to education
Enseñanza media en el estado brasileño de Ceará: la igualdad frente a la calidad en la implementación del derecho a la educación
title Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
spellingShingle Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
Vieira, Sofia Lerche
Ceará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta.
Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer.
Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta.
title_short Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
title_full Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
title_fullStr Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
title_full_unstemmed Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
title_sort Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
author Vieira, Sofia Lerche
author_facet Vieira, Sofia Lerche
Vidal, Eloísa Maia
author_role author
author2 Vidal, Eloísa Maia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sofia Lerche
Vidal, Eloísa Maia
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Ceará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta.
Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer.
Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta.
topic Ceará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta.
Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer.
Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. A investigação revelou forte presença da avaliação de larga escala e a diversificação da oferta escolar. Constatou que 88% dos alunos estão em escolas de ensino regular de um turno e 12% em escolas de ensino médio profissional de tempo integral. As condições de ensino-aprendizagem entre esses dois tipos de oferta são diferenciadas e agravadas nas chamadas “extensões rurais” ou anexos, onde estudam 11% dos alunos. Tal situação tem contribuído para uma diversificação da oferta marcada por elementos de iniquidade.
This article analyzes the process of implementation of educational policies to promote quality and equity in youth education, and how schools assimilated and incorporated these policies. It summarizes results of a study with a sample of six secondary schools in three cities (Fortaleza, Canindé and Paraipaba) in the State of Ceará, using quantitative and qualitative methods which include the analysis of indicators, literature review, document analysis and field research. Results showed a strong presence of large-scale assessment, as well as diversity in education offer. We found that 88% of students attend regular part-time schools, while 12% attend vocational full-time schools. Teaching-learning conditions vary between these two types of education offer and this differentiation is more dramatic in the so-called "rural extensions" or annexes, which are attended by 11% of the students. This situation has contributed to a secondary education offer diversification marked by inequality factors. In the schools visited, we found a very positive school environment regarding teachers, students and the management, the last being strongly engaged in the pursuit of good results.
Este artículo analiza el proceso de implementación de las políticas educacionales y la asimilación e incorporación de dichas políticas por parte de las escuelas con vistas a promover la calidad y la equidad educacional en la formación de los estudiantes. Sintetiza resultados de una investigación desarrollada a partir de un muestreo de seis escuelas de enseñanza media, ubicadas en tres municipios del estado brasileño de Ceará, mediante la realización de estudios de naturaleza cuanticualitativa, incluyendo análisis de indicadores, revisión de literatura, análisis documental e investigación de campo. Dicha investigación reveló una fuerte presencia de la evaluación a gran escala y la diversificación de la oferta escolar. Constató que el 88 % de los alumnos están en escuelas de enseñanza regular de un turno y el 12 % en escuelas de formación profesional a tiempo completo. Las condiciones de enseñanza-aprendizaje entre estos dos tipos de oferta se diferencian y agravan en las llamadas "extensiones rurales" o anejos, donde estudian el 11 % de los estudiantes. Esta situación viene contribuyendo a una diversificación de la oferta marcada por elementos de iniquidad.
description O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. A investigação revelou forte presença da avaliação de larga escala e a diversificação da oferta escolar. Constatou que 88% dos alunos estão em escolas de ensino regular de um turno e 12% em escolas de ensino médio profissional de tempo integral. As condições de ensino-aprendizagem entre esses dois tipos de oferta são diferenciadas e agravadas nas chamadas “extensões rurais” ou anexos, onde estudam 11% dos alunos. Tal situação tem contribuído para uma diversificação da oferta marcada por elementos de iniquidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361
10.18676/cadernoscenpec.v6i2.361
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v6i2.361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361/356
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio
Cadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v6i2
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121123645620224