Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vanda Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/204
Resumo: Este artigo apresenta os conceitos de igualdade de base e igualdade de conhecimentos adquiridos propostos, respectivamente por Dubet (2008, 2009) e por Crahay (2000), enquanto princípios relevantes para a consecução da justiça como equidade na escola. E explicita a relação existente entre tais conceitos, currículo e avaliação externa por meio de testes em larga escala. Conclui que na perspectiva de justiça como equidade desses autores, o tipo de currículo mais adequado é o que traz objetivos de aprendizagem claros e estruturados. E que a avaliação externa por meio de testes em larga escala pode ser um importante pilar de políticas educacionais voltadas à equidade. Para tanto, há algumas condições: a) devem estar a serviço de um sistema de pilotagem coordenado pelos órgãos dirigentes da educação capaz de monitorar a aprendizagem de todos os alunos, sobretudo daqueles que têm nível socioeconômico mais baixo; b) devem oferecer pistas para uma intervenção pedagógica que busque reverter a tendência permanente, na escola, de impacto da desigualdade social sobre a desigualdade escolar. 
id CENPEC-1_bf90d7d2073501287cfd77bfbf46ea10
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/204
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externaJustice as equity in school, basic equality, curriculum, and external evaluationEducação. Equidade. Avaliação.Equidade. Desigualdade escolar. Justiça na escola. Currículo. Avaliação. Políticas educacionais.Education. Equity. Evaluation.Equity. Inequality in school. Justice in school. Curriculum. Evaluation. Educational policies.Este artigo apresenta os conceitos de igualdade de base e igualdade de conhecimentos adquiridos propostos, respectivamente por Dubet (2008, 2009) e por Crahay (2000), enquanto princípios relevantes para a consecução da justiça como equidade na escola. E explicita a relação existente entre tais conceitos, currículo e avaliação externa por meio de testes em larga escala. Conclui que na perspectiva de justiça como equidade desses autores, o tipo de currículo mais adequado é o que traz objetivos de aprendizagem claros e estruturados. E que a avaliação externa por meio de testes em larga escala pode ser um importante pilar de políticas educacionais voltadas à equidade. Para tanto, há algumas condições: a) devem estar a serviço de um sistema de pilotagem coordenado pelos órgãos dirigentes da educação capaz de monitorar a aprendizagem de todos os alunos, sobretudo daqueles que têm nível socioeconômico mais baixo; b) devem oferecer pistas para uma intervenção pedagógica que busque reverter a tendência permanente, na escola, de impacto da desigualdade social sobre a desigualdade escolar. This article presents concepts of basic equality and basic acquired knowledge proposed respectively by Dubet (2008, 2009) and Crahay (2000) as relevant principles for obtaining justice as equity in school. And it makes explicit the relationship between these concepts, the curriculum, and external evaluation through wide scale tests. It concludes that from the justice as equity perspective these authors have the most appropriate kind of curriculum is the one which presents clear and structured learning goals. And that external evaluation through wide scale tests can be an important pillar for educational policies aimed at equity. To do so, there must be some conditions: a) they should be at the service of a monitoring system coordinated by education managing agencies capable of monitoring the students’ learning as a whole, mainly of those of lower socioeconomic position; b) they should offer clues for a pedagogical intervention aimed at reverting the persistent tendency at school of the impact social inequality has on inequality in school.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaRibeiro, Vanda Mendes2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/20410.18676/cadernoscenpec.v3i1.204Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como EquidadeCadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/204/234info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:06:16Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/204Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:06:16Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
Justice as equity in school, basic equality, curriculum, and external evaluation

title Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
spellingShingle Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
Ribeiro, Vanda Mendes
Educação. Equidade. Avaliação.
Equidade. Desigualdade escolar. Justiça na escola. Currículo. Avaliação. Políticas educacionais.
Education. Equity. Evaluation.
Equity. Inequality in school. Justice in school. Curriculum. Evaluation. Educational policies.
title_short Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
title_full Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
title_fullStr Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
title_full_unstemmed Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
title_sort Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa
author Ribeiro, Vanda Mendes
author_facet Ribeiro, Vanda Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vanda Mendes
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Equidade. Avaliação.
Equidade. Desigualdade escolar. Justiça na escola. Currículo. Avaliação. Políticas educacionais.
Education. Equity. Evaluation.
Equity. Inequality in school. Justice in school. Curriculum. Evaluation. Educational policies.
topic Educação. Equidade. Avaliação.
Equidade. Desigualdade escolar. Justiça na escola. Currículo. Avaliação. Políticas educacionais.
Education. Equity. Evaluation.
Equity. Inequality in school. Justice in school. Curriculum. Evaluation. Educational policies.
description Este artigo apresenta os conceitos de igualdade de base e igualdade de conhecimentos adquiridos propostos, respectivamente por Dubet (2008, 2009) e por Crahay (2000), enquanto princípios relevantes para a consecução da justiça como equidade na escola. E explicita a relação existente entre tais conceitos, currículo e avaliação externa por meio de testes em larga escala. Conclui que na perspectiva de justiça como equidade desses autores, o tipo de currículo mais adequado é o que traz objetivos de aprendizagem claros e estruturados. E que a avaliação externa por meio de testes em larga escala pode ser um importante pilar de políticas educacionais voltadas à equidade. Para tanto, há algumas condições: a) devem estar a serviço de um sistema de pilotagem coordenado pelos órgãos dirigentes da educação capaz de monitorar a aprendizagem de todos os alunos, sobretudo daqueles que têm nível socioeconômico mais baixo; b) devem oferecer pistas para uma intervenção pedagógica que busque reverter a tendência permanente, na escola, de impacto da desigualdade social sobre a desigualdade escolar. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/204
10.18676/cadernoscenpec.v3i1.204
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/204
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i1.204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/204/234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072634032128