O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Áurea Andrezza Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Oliveira, Ney Cristina Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/235
Resumo: Este texto trata de um recorte de parte da dissertação de mestrado que manifesta a precariedade que afeta a qualidade do ensino público brasileiro. Assim, o poder público cria o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em 2007, composto de inúmeras ações para a melhoria dessa qualidade, focando principalmente a educação básica. Dentre as ações desse plano de governo, selecionamos o Programa Mais Educação (PME), cuja meta é a retomada da educação integral nas escolas públicas brasileiras, oportunizando aos seus alunos a ampliação do tempo escolar, de espaços e de outras oportunidades educativas para atingir a formação do cidadão pleno e integral. Logo, entendemos a relevância do currículo para a implantação da concepção de educação integral e para a escola de tempo integral. 
id CENPEC-1_c30c8f3e356162be58661c56675d0ff9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/235
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolarPrograma Mais educação and the induction of full-time education: challenges for school curriculumEducação. Currículo. Política Educacional.Política educacional. Educação Integral. Programa Mais Educação. Currículo.Education. Curriculum. Educational Policy.Educational policy. Full-time education. Programa Mais Educação. Curriculum.Este texto trata de um recorte de parte da dissertação de mestrado que manifesta a precariedade que afeta a qualidade do ensino público brasileiro. Assim, o poder público cria o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em 2007, composto de inúmeras ações para a melhoria dessa qualidade, focando principalmente a educação básica. Dentre as ações desse plano de governo, selecionamos o Programa Mais Educação (PME), cuja meta é a retomada da educação integral nas escolas públicas brasileiras, oportunizando aos seus alunos a ampliação do tempo escolar, de espaços e de outras oportunidades educativas para atingir a formação do cidadão pleno e integral. Logo, entendemos a relevância do currículo para a implantação da concepção de educação integral e para a escola de tempo integral. This text focus on part of a master’s degree dissertation that shows the precariousness affecting the quality of Brazilian public education. The public sector, thus, creates Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) [Project for Education Development] in 2007 composed of countless actions to improve such quality, focusing mainly on elementary education. Among the initiatives of this government program we have chosen Programa Mais Educação (PME) [More Education Program], which purpose is to resume full-time education in Brazilian public schools, giving the students the opportunity of increasing the time they pass at school, the variety of spaces they frequent and other educational opportunities that will allow them to become full citizens. Therefore, we understand the importance the curriculum has in implanting the notion of full-time education and full-time school.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitáriados Santos, Áurea Andrezza Silvade Oliveira, Ney Cristina Monteiro2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/23510.18676/cadernoscenpec.v3i2.235Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/235/245info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:58:07Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/235Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:58:07Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
Programa Mais educação and the induction of full-time education: challenges for school curriculum

title O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
spellingShingle O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
dos Santos, Áurea Andrezza Silva
Educação. Currículo. Política Educacional.
Política educacional. Educação Integral. Programa Mais Educação. Currículo.
Education. Curriculum. Educational Policy.
Educational policy. Full-time education. Programa Mais Educação. Curriculum.
title_short O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
title_full O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
title_fullStr O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
title_full_unstemmed O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
title_sort O Programa Mais Educação e a indução da educação integral: desafios para o currículo escolar
author dos Santos, Áurea Andrezza Silva
author_facet dos Santos, Áurea Andrezza Silva
de Oliveira, Ney Cristina Monteiro
author_role author
author2 de Oliveira, Ney Cristina Monteiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Áurea Andrezza Silva
de Oliveira, Ney Cristina Monteiro
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Currículo. Política Educacional.
Política educacional. Educação Integral. Programa Mais Educação. Currículo.
Education. Curriculum. Educational Policy.
Educational policy. Full-time education. Programa Mais Educação. Curriculum.
topic Educação. Currículo. Política Educacional.
Política educacional. Educação Integral. Programa Mais Educação. Currículo.
Education. Curriculum. Educational Policy.
Educational policy. Full-time education. Programa Mais Educação. Curriculum.
description Este texto trata de um recorte de parte da dissertação de mestrado que manifesta a precariedade que afeta a qualidade do ensino público brasileiro. Assim, o poder público cria o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em 2007, composto de inúmeras ações para a melhoria dessa qualidade, focando principalmente a educação básica. Dentre as ações desse plano de governo, selecionamos o Programa Mais Educação (PME), cuja meta é a retomada da educação integral nas escolas públicas brasileiras, oportunizando aos seus alunos a ampliação do tempo escolar, de espaços e de outras oportunidades educativas para atingir a formação do cidadão pleno e integral. Logo, entendemos a relevância do currículo para a implantação da concepção de educação integral e para a escola de tempo integral. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/235
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.235
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/235
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/235/245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072605720576