Reading and text production in primary education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustinoni, Zoraide
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/15
Resumo: This paper covers reading and oral and written text production abilities that should be developed by the school, in order to ensure and expand manners of social participation by citizens. Based on an analysis of some reading exams, improvement in the school's activities is found to be necessary, by executing a planned and consistent project that interacts with the cultural practices of its students. To do this, a presentation is given of how to appropriately explore various text genres, always with the teacher's mediation and guidance. The text shows how teachers can face this challenge collectively, since reading and text production are tasks used for every curricular component and not just in Portuguese Language.
id CENPEC-1_c501644aebf42a9d293c44146532aa25
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/15
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Reading and text production in primary educationLeitura e produção de texto no ensino fundamentalEnsino fundamental; Gêneros textuais; Leitura; Produção de textosPrimary school; Text genres; Reading; Text productionThis paper covers reading and oral and written text production abilities that should be developed by the school, in order to ensure and expand manners of social participation by citizens. Based on an analysis of some reading exams, improvement in the school's activities is found to be necessary, by executing a planned and consistent project that interacts with the cultural practices of its students. To do this, a presentation is given of how to appropriately explore various text genres, always with the teacher's mediation and guidance. The text shows how teachers can face this challenge collectively, since reading and text production are tasks used for every curricular component and not just in Portuguese Language.O texto trata das capacidades de leitura e de produção de textos orais e escritos que devem ser desenvolvidas pela escola, a fim de garantir e ampliar formas de participação social dos cidadãos. A partir da análise de alguns exames de leitura, afirma que a atuação da escola precisa ser melhorada, com a da realização de um trabalho planejado, consistente e em interação com as práticas culturais de seus alunos. Para isso, apresenta como fazer uma adequada exploração dos diversos gêneros textuais, sempre com a mediação e orientação do professor. O texto demonstra como os professores podem enfrentar esse desafio de maneira coletiva, pois a leitura e a produção de textos são tarefas de todos os componentes curriculares e não apenas de Língua Portuguesa.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaFaustinoni, Zoraide2007-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/1510.18676/cadernoscenpec.v2i4.15Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 4 (2007): Educação na segunda etapa do ensino fundamentalCadernos Cenpec; v. 2, n. 4 (2007): Educação na segunda etapa do ensino fundamental2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i4reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/15/14info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:35:08Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/15Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:45.36Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Reading and text production in primary education
Leitura e produção de texto no ensino fundamental
title Reading and text production in primary education
spellingShingle Reading and text production in primary education
Faustinoni, Zoraide
Ensino fundamental; Gêneros textuais; Leitura; Produção de textos
Primary school; Text genres; Reading; Text production
title_short Reading and text production in primary education
title_full Reading and text production in primary education
title_fullStr Reading and text production in primary education
title_full_unstemmed Reading and text production in primary education
title_sort Reading and text production in primary education
author Faustinoni, Zoraide
author_facet Faustinoni, Zoraide
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustinoni, Zoraide
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental; Gêneros textuais; Leitura; Produção de textos
Primary school; Text genres; Reading; Text production
topic Ensino fundamental; Gêneros textuais; Leitura; Produção de textos
Primary school; Text genres; Reading; Text production
dc.description.none.fl_txt_mv This paper covers reading and oral and written text production abilities that should be developed by the school, in order to ensure and expand manners of social participation by citizens. Based on an analysis of some reading exams, improvement in the school's activities is found to be necessary, by executing a planned and consistent project that interacts with the cultural practices of its students. To do this, a presentation is given of how to appropriately explore various text genres, always with the teacher's mediation and guidance. The text shows how teachers can face this challenge collectively, since reading and text production are tasks used for every curricular component and not just in Portuguese Language.
O texto trata das capacidades de leitura e de produção de textos orais e escritos que devem ser desenvolvidas pela escola, a fim de garantir e ampliar formas de participação social dos cidadãos. A partir da análise de alguns exames de leitura, afirma que a atuação da escola precisa ser melhorada, com a da realização de um trabalho planejado, consistente e em interação com as práticas culturais de seus alunos. Para isso, apresenta como fazer uma adequada exploração dos diversos gêneros textuais, sempre com a mediação e orientação do professor. O texto demonstra como os professores podem enfrentar esse desafio de maneira coletiva, pois a leitura e a produção de textos são tarefas de todos os componentes curriculares e não apenas de Língua Portuguesa.
description This paper covers reading and oral and written text production abilities that should be developed by the school, in order to ensure and expand manners of social participation by citizens. Based on an analysis of some reading exams, improvement in the school's activities is found to be necessary, by executing a planned and consistent project that interacts with the cultural practices of its students. To do this, a presentation is given of how to appropriately explore various text genres, always with the teacher's mediation and guidance. The text shows how teachers can face this challenge collectively, since reading and text production are tasks used for every curricular component and not just in Portuguese Language.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/15
10.18676/cadernoscenpec.v2i4.15
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/15
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v2i4.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/15/14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 4 (2007): Educação na segunda etapa do ensino fundamental
Cadernos Cenpec; v. 2, n. 4 (2007): Educação na segunda etapa do ensino fundamental
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v2i4
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121123533422592