Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teberosky, Ana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jarque, Maria Josep
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276
Resumo: Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas.
id CENPEC-1_d21a7280a51508cb26c0e1a9bb9617b5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/276
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escritaInteraction and continuity between language acquisition and the learning of reading and writingEducação.Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta.Education.Language development. Vocabulary. Reading aloud.Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas.Several studies agree that reading aloud for young children has a significant impact in raising children’s levels of knowledge and vocabulary and, consequently, their oral linguistic competence (Mol, Bus and de Jong, 2009 for a meta-analysis), indicating that the extensive preparation of the adult (parent or teacher) can be necessary if we are to influence this linguistic competence. In this article, we discuss in what sense the knowledge of vocabulary and the linguistic structures that include it can contribute to the linguistic development of young children.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaTeberosky, AnaJarque, Maria Josep2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/27610.18676/cadernoscenpec.v4i1.276Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafiosCadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v4i1reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276/277info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:28Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/276Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:18.304Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
Interaction and continuity between language acquisition and the learning of reading and writing

title Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
spellingShingle Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
Teberosky, Ana
Educação.
Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta.
Education.
Language development. Vocabulary. Reading aloud.
title_short Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_full Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_fullStr Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_sort Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
author Teberosky, Ana
author_facet Teberosky, Ana
Jarque, Maria Josep
author_role author
author2 Jarque, Maria Josep
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Teberosky, Ana
Jarque, Maria Josep
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação.
Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta.
Education.
Language development. Vocabulary. Reading aloud.
topic Educação.
Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta.
Education.
Language development. Vocabulary. Reading aloud.
dc.description.none.fl_txt_mv Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas.
Several studies agree that reading aloud for young children has a significant impact in raising children’s levels of knowledge and vocabulary and, consequently, their oral linguistic competence (Mol, Bus and de Jong, 2009 for a meta-analysis), indicating that the extensive preparation of the adult (parent or teacher) can be necessary if we are to influence this linguistic competence. In this article, we discuss in what sense the knowledge of vocabulary and the linguistic structures that include it can contribute to the linguistic development of young children.

description Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276
10.18676/cadernoscenpec.v4i1.276
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v4i1.276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276/277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios
Cadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v4i1
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121122777399296