Dos outros de que somos feitos: educação, cultura e conflitos sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/138 |
Resumo: | O texto discute algumas relações entre educação e cultura, a partir da constatação de que os embates entre valorizações e desvalorizações de personagens, relações sociais e modos de vida influenciam as práticas educacionais. Para tanto, apresenta formulações teóricas baseadas na obra de Vygotsky sobre o papel do “outro” social na formação do eu, e relaciona essas ideias com as de patrimônio cultural e de educação. Discute que, para Vygotsky, o outro antecede a formação do eu, e só podemos existir como humanos porque fazemos com que as marcas dos outros existam dentro de nós como recursos que nos formam; porque, pela interiorização das palavras e das ações dos outros, desenvolvemos a possibilidade de nos estranharmos, de olharmos a nós mesmos como um outro. Na medida em que esses outros existem em nós e nos constituem, os afetos e as valorações que se referem a eles tornam-se afetos e valorações referidos a aspectos nossos. Afirma que as atividades educacionais e o patrimônio cultural de um grupo estão profundamente interligados. Só se pode falar em educação porque existe um meio cultural e porque nele há saberes que são valorizados e que devem ser transmitidos para as novas gerações. A educação pressupõe a definição de quais são os saberes socialmente relevantes e que formam o patrimônio valoroso a ser transmitido. O texto destaca que o sistema escolar é a instância decisiva para a formação de gente letrada e culta. Pensar a educação de forma mais ampla, integral, pode ser um meio de reconhecermos que algumas dimensões de nossa formação histórico-social podem ser valorizadas em detrimento de outras. |
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Dos outros de que somos feitos: educação, cultura e conflitos sociaisEducação; Cultura, Conflitos sociais; Outro social; Formação histórico-social; VygotskyO texto discute algumas relações entre educação e cultura, a partir da constatação de que os embates entre valorizações e desvalorizações de personagens, relações sociais e modos de vida influenciam as práticas educacionais. Para tanto, apresenta formulações teóricas baseadas na obra de Vygotsky sobre o papel do “outro” social na formação do eu, e relaciona essas ideias com as de patrimônio cultural e de educação. Discute que, para Vygotsky, o outro antecede a formação do eu, e só podemos existir como humanos porque fazemos com que as marcas dos outros existam dentro de nós como recursos que nos formam; porque, pela interiorização das palavras e das ações dos outros, desenvolvemos a possibilidade de nos estranharmos, de olharmos a nós mesmos como um outro. Na medida em que esses outros existem em nós e nos constituem, os afetos e as valorações que se referem a eles tornam-se afetos e valorações referidos a aspectos nossos. Afirma que as atividades educacionais e o patrimônio cultural de um grupo estão profundamente interligados. Só se pode falar em educação porque existe um meio cultural e porque nele há saberes que são valorizados e que devem ser transmitidos para as novas gerações. A educação pressupõe a definição de quais são os saberes socialmente relevantes e que formam o patrimônio valoroso a ser transmitido. O texto destaca que o sistema escolar é a instância decisiva para a formação de gente letrada e culta. Pensar a educação de forma mais ampla, integral, pode ser um meio de reconhecermos que algumas dimensões de nossa formação histórico-social podem ser valorizadas em detrimento de outras.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaÉrnica, Maurício2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13810.18676/cadernoscenpec.v1i2.138Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/138/170info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/138Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
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