The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: C. Lima Hallwass, Lia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24078
Resumo: A formação docente torna-se cada vez mais desafiadora no contexto da educação. Em meio a uma sociedade tecnológica, focada em desempenhos e resultados, a formação docente contempla discussões sobre a práxis e o complexo cenário de ensinar, apoiar a aprendizagem e avaliar em meio a tantas metodologias e abordagens psicológicas. Esse mesmo cenário requer qualificação constante, saberes e fazeres docentes e boas práticas. A formação docente precisa encontrar novas possibilidades. O objetivo deste trabalho é analisar as interações sociais entre professores universitários no projeto Sala (Virtual) dos Professores. O projeto foi baseado na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e no potencial das tecnologias, a fim de criar um processo contínuo de interação social e formação docente. Iniciado em 2014, o projeto acontece em um curso de Administração de uma instituição privada do Rio Grande do Sul. Os achados aqui apresentados foram obtidos por meio de observação participante e fichamento das atividades de 28 docentes do curso. Mediante análise temática, os resultados indicam que o projeto contribuiu para: aumentar a participação dos professores nas ações devido à sua flexibilidade espaço-temporal, para a troca de conhecimentos e experiência devido ao atendimento das necessidades específicas dos professores, de suas áreas e disciplinas. Além disso, permitiu estabelecer conexões pessoais, criar estratégias intencionais de forma colaborativa, qualificar as atividades docentes e avaliações, manter uma interação constante, apesar de não ter potencial para substituir a presencialidade necessária para subsidiar a atuação e a formação docente.
id UFMG-9_d6ccb6699a06ee2c8fe024b72d080848
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/24078
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher educationA perspectiva vygotskyana na formação docente online: observações na educação superior formação docente; Vygotsky; interação social; tecnologias.A formação docente torna-se cada vez mais desafiadora no contexto da educação. Em meio a uma sociedade tecnológica, focada em desempenhos e resultados, a formação docente contempla discussões sobre a práxis e o complexo cenário de ensinar, apoiar a aprendizagem e avaliar em meio a tantas metodologias e abordagens psicológicas. Esse mesmo cenário requer qualificação constante, saberes e fazeres docentes e boas práticas. A formação docente precisa encontrar novas possibilidades. O objetivo deste trabalho é analisar as interações sociais entre professores universitários no projeto Sala (Virtual) dos Professores. O projeto foi baseado na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e no potencial das tecnologias, a fim de criar um processo contínuo de interação social e formação docente. Iniciado em 2014, o projeto acontece em um curso de Administração de uma instituição privada do Rio Grande do Sul. Os achados aqui apresentados foram obtidos por meio de observação participante e fichamento das atividades de 28 docentes do curso. Mediante análise temática, os resultados indicam que o projeto contribuiu para: aumentar a participação dos professores nas ações devido à sua flexibilidade espaço-temporal, para a troca de conhecimentos e experiência devido ao atendimento das necessidades específicas dos professores, de suas áreas e disciplinas. Além disso, permitiu estabelecer conexões pessoais, criar estratégias intencionais de forma colaborativa, qualificar as atividades docentes e avaliações, manter uma interação constante, apesar de não ter potencial para substituir a presencialidade necessária para subsidiar a atuação e a formação docente.Universidade Federal de Minas Gerais2020-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/2407810.17851/1983-3652.13.1.156-174Texto Livre; Vol. 13 No. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-174Texto Livre; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-174Texto Livre; Vol. 13 No 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-174Texto Livre; v. 13 n. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-1741983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24078/19390C. Lima Hallwass, Liainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-04T01:17:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24078Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-09-04T01:17:29Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
A perspectiva vygotskyana na formação docente online: observações na educação superior
title The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
spellingShingle The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
C. Lima Hallwass, Lia
formação docente; Vygotsky; interação social; tecnologias.
title_short The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
title_full The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
title_fullStr The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
title_full_unstemmed The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
title_sort The vygotsky’s perspective in online teaching education: observations in higher education
author C. Lima Hallwass, Lia
author_facet C. Lima Hallwass, Lia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv C. Lima Hallwass, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente; Vygotsky; interação social; tecnologias.
topic formação docente; Vygotsky; interação social; tecnologias.
description A formação docente torna-se cada vez mais desafiadora no contexto da educação. Em meio a uma sociedade tecnológica, focada em desempenhos e resultados, a formação docente contempla discussões sobre a práxis e o complexo cenário de ensinar, apoiar a aprendizagem e avaliar em meio a tantas metodologias e abordagens psicológicas. Esse mesmo cenário requer qualificação constante, saberes e fazeres docentes e boas práticas. A formação docente precisa encontrar novas possibilidades. O objetivo deste trabalho é analisar as interações sociais entre professores universitários no projeto Sala (Virtual) dos Professores. O projeto foi baseado na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e no potencial das tecnologias, a fim de criar um processo contínuo de interação social e formação docente. Iniciado em 2014, o projeto acontece em um curso de Administração de uma instituição privada do Rio Grande do Sul. Os achados aqui apresentados foram obtidos por meio de observação participante e fichamento das atividades de 28 docentes do curso. Mediante análise temática, os resultados indicam que o projeto contribuiu para: aumentar a participação dos professores nas ações devido à sua flexibilidade espaço-temporal, para a troca de conhecimentos e experiência devido ao atendimento das necessidades específicas dos professores, de suas áreas e disciplinas. Além disso, permitiu estabelecer conexões pessoais, criar estratégias intencionais de forma colaborativa, qualificar as atividades docentes e avaliações, manter uma interação constante, apesar de não ter potencial para substituir a presencialidade necessária para subsidiar a atuação e a formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24078
10.17851/1983-3652.13.1.156-174
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24078
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.13.1.156-174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24078/19390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 13 No. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-174
Texto Livre; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-174
Texto Livre; Vol. 13 No 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-174
Texto Livre; v. 13 n. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 156-174
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142912720896