Avaliando na perspectiva sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117 |
Resumo: | O texto discute a avaliação numa perspectiva sociocultural, entendida como parte integrante e continua do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe mudanças na forma e nos instrumentos utilizados para avaliar. O foco da questão não é a avaliação em si mesma, mas sim a prática pedagógica. A avaliação pode ser feita em conjunto com outras ações didático-pedagógicas como, por exemplo, portfólios, autoavaliações, pôsteres, projetos em conjunto. Nesse caso, o papel do professor não se restringe mais a ensinar conteúdos: deve propor desafios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. O texto conclui que, felizmente, não há uma receita pronta para avaliar, de maneira que essas considerações têm o propósito de instigar novas discussões e incentivar pesquisas, diálogos e reflexões. |
id |
CENPEC-1_ea6a4219c5490700956b932789990b10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/117 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliando na perspectiva socioculturalAssessment from a Socio-Cultural PerspectiveAvaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliaçãoAssessment; Teaching-learning; Assessment instrumentsO texto discute a avaliação numa perspectiva sociocultural, entendida como parte integrante e continua do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe mudanças na forma e nos instrumentos utilizados para avaliar. O foco da questão não é a avaliação em si mesma, mas sim a prática pedagógica. A avaliação pode ser feita em conjunto com outras ações didático-pedagógicas como, por exemplo, portfólios, autoavaliações, pôsteres, projetos em conjunto. Nesse caso, o papel do professor não se restringe mais a ensinar conteúdos: deve propor desafios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. O texto conclui que, felizmente, não há uma receita pronta para avaliar, de maneira que essas considerações têm o propósito de instigar novas discussões e incentivar pesquisas, diálogos e reflexões.This text discusses assessment from a socio-cultural perspective, understood as an integral and continual part of the teaching-learning process. To do this, it proposes changes in how assessment is done and in the instruments used in doing it. The crux of the issue is not assessment itself, but rather the practice of education. Assessment can be done in conjunction with other didactic-educational activities, such as portfolios, self-assessments, posters and joint projects, for instance. In this case, the role of the teacher is no longer restricted to teaching content: the teacher should pose challenges that enable development of skills. The text concludes that, fortunately, there is no easy recipe for assessing; therefore, these considerations are aimed at instigating new discussions and fostering studies, dialogue and reflection.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaRomero, Tânia Regina de Souza2007-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/11710.18676/cadernoscenpec.v2i3.117Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em EducaçãoCadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i3reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117/148info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:40Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/117Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:40Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliando na perspectiva sociocultural Assessment from a Socio-Cultural Perspective |
title |
Avaliando na perspectiva sociocultural |
spellingShingle |
Avaliando na perspectiva sociocultural Romero, Tânia Regina de Souza Avaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliação Assessment; Teaching-learning; Assessment instruments |
title_short |
Avaliando na perspectiva sociocultural |
title_full |
Avaliando na perspectiva sociocultural |
title_fullStr |
Avaliando na perspectiva sociocultural |
title_full_unstemmed |
Avaliando na perspectiva sociocultural |
title_sort |
Avaliando na perspectiva sociocultural |
author |
Romero, Tânia Regina de Souza |
author_facet |
Romero, Tânia Regina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romero, Tânia Regina de Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliação Assessment; Teaching-learning; Assessment instruments |
topic |
Avaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliação Assessment; Teaching-learning; Assessment instruments |
description |
O texto discute a avaliação numa perspectiva sociocultural, entendida como parte integrante e continua do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe mudanças na forma e nos instrumentos utilizados para avaliar. O foco da questão não é a avaliação em si mesma, mas sim a prática pedagógica. A avaliação pode ser feita em conjunto com outras ações didático-pedagógicas como, por exemplo, portfólios, autoavaliações, pôsteres, projetos em conjunto. Nesse caso, o papel do professor não se restringe mais a ensinar conteúdos: deve propor desafios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. O texto conclui que, felizmente, não há uma receita pronta para avaliar, de maneira que essas considerações têm o propósito de instigar novas discussões e incentivar pesquisas, diálogos e reflexões. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117 10.18676/cadernoscenpec.v2i3.117 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117/148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação Cadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v2i3 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042073164611584 |