Pressupostos Epistemologicos da Complexidade: Reflexoes Sobre a Avaliação da Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Pinho, Maria Jose
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro Vidal, Rita de Cassia, Leite da Silva, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1604
Resumo: Esse trabalho trata-se de um estudo inicial acerca da avaliação da aprendizagem escolar envolta num contexto de transformacoes e mudancas que emergem no seio de uma transicao de paradigmas. Urge superar a visao mecânica e reducionista tanto da vida quanto das práticas pedagogicas oriundas do paradigma conservador que, pautado na logica classica do terceiro excluido, contribuiu para a fragmentação do conhecimento, da vida e das relacoes sociais. Para tanto, propoe-se uma mudanca ativa de postura diante da vida, da educação e da avaliação, baseada na intencao de restabelecer a solidariedade de modo a nos religar uns aos outros e à natureza, que nos desperte a responsabilidade por nossa terra-patria, posto que somos parte de um grande todo interligado e, ao enxergarmos o ser humano em sua multiplicidade, preocupando-nos em promover o dialogo e a compreensao, pode-se proceder rumo a uma civilização consolidada na etica e nao na barbarie.
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