Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4 |
Resumo: | This case study aims at verifying to what extent literacy affects the living conditions and social participation of Young adults and adults studying at |
id |
CESGRAN-1_13b309abc1b9a6c0d2776ad396185201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/4 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal DistrictAlfabetizacion y Participacion Social de Jovenes y Adultos en Distrito FederalAlfabetização e participação social de jovens e adultos no Distrito FederalLiteracy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion SocialEJAAlfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social.This case study aims at verifying to what extent literacy affects the living conditions and social participation of Young adults and adults studying at El presente texto es una parte del estudio de caso realizado en el Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (CESAS) en Brasilia (DF), con 100 alumnos en fase de conclusion de un curso de alfabetizacion en el 2º semestre de 1998, para elaboracion de disertacion del curso de Maestria en Educacion y Cultura de la Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), periodo de 1996 a 1999, bajo la orientacion de la Profesora Doctora Terezinha Gascho Volpato. Se partio de la hipotesis de que las personas que se alfabetizan en edad adulta alcanzan mudanzas en sus condiciones de vida personal y de participacion social en virtud de la adquisicion de la competencia en comprender mensajes escritas, en se expresar por escrito y desenvolver raciocinio logico-matematico referente a las cuatro operaciones (sumar, restar, multiplicar y dividir). Los datos obtenidos por medio de entrevistas comprueban mudanzas significativas de sus condiciones de vida, pero no fueron detectadas mejoras salariales.A presente pesquisa e um estudo de caso realizado no Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (CESAS) em Brasília (DF), com 100 alunos em fase de conclusão de um curso de alfabetização no 2º semestre de 1998. Partiu-se da hipótese de que as pessoas que se alfabetizam em idade adulta alcançam mudanças nas suas condições de vida pessoal e de participação social em virtude da aquisição da competência em compreender mensagens escritas, em se expressar por escrito e desenvolver um raciocínio lógico-matemático referente às quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Os dados obtidos por meio de entrevistas comprovam mudanças significativas das suas condições de vida, embora não tenham sido detectadas melhorias salariais. Fundação CesgranrioValente de Aguiar, Maria Vilma2009-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/410.22347/2175-2753v1i1.4Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 44-722175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4/6Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-25T15:47:11Zoai:ojs.localhost:article/4Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2009-09-25T15:47:11Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District Alfabetizacion y Participacion Social de Jovenes y Adultos en Distrito Federal Alfabetização e participação social de jovens e adultos no Distrito Federal |
title |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District |
spellingShingle |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District Valente de Aguiar, Maria Vilma Literacy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation ; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion Social EJA Alfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social. |
title_short |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District |
title_full |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District |
title_fullStr |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District |
title_full_unstemmed |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District |
title_sort |
Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District |
author |
Valente de Aguiar, Maria Vilma |
author_facet |
Valente de Aguiar, Maria Vilma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente de Aguiar, Maria Vilma |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation ; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion Social EJA Alfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social. |
topic |
Literacy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation ; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion Social EJA Alfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social. |
description |
This case study aims at verifying to what extent literacy affects the living conditions and social participation of Young adults and adults studying at |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4 10.22347/2175-2753v1i1.4 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v1i1.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4/6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 44-72 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672769585152 |