Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente de Aguiar, Maria Vilma
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4
Resumo: This case study aims at verifying to what extent literacy affects the living conditions and social participation of Young adults and adults studying at
id CESGRAN-1_13b309abc1b9a6c0d2776ad396185201
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/4
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal DistrictAlfabetizacion y Participacion Social de Jovenes y Adultos en Distrito FederalAlfabetização e participação social de jovens e adultos no Distrito FederalLiteracy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion SocialEJAAlfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social.This case study aims at verifying to what extent literacy affects the living conditions and social participation of Young adults and adults studying at El presente texto es una parte del estudio de caso realizado en el Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (CESAS) en Brasilia (DF), con 100 alumnos en fase de conclusion de un curso de alfabetizacion en el 2º semestre de 1998, para elaboracion de disertacion del curso de Maestria en Educacion y Cultura de la Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), periodo de 1996 a 1999, bajo la orientacion de la Profesora Doctora Terezinha Gascho Volpato. Se partio de la hipotesis de que las personas que se alfabetizan en edad adulta alcanzan mudanzas en sus condiciones de vida personal y de participacion social en virtud de la adquisicion de la competencia en comprender mensajes escritas, en se expresar por escrito y desenvolver  raciocinio logico-matematico referente a las cuatro operaciones (sumar, restar, multiplicar y dividir). Los datos obtenidos por medio de entrevistas comprueban mudanzas significativas de sus condiciones de vida, pero no fueron detectadas mejoras salariales.A presente pesquisa e um estudo de caso realizado no Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (CESAS) em Brasília (DF), com 100 alunos em fase de conclusão de um curso de alfabetização no 2º semestre de 1998. Partiu-se da hipótese de que as pessoas que se alfabetizam em idade adulta alcançam mudanças nas suas condições de vida pessoal e de participação social em virtude da aquisição da competência em compreender mensagens escritas, em se expressar por escrito e desenvolver um raciocínio lógico-matemático referente às quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Os dados obtidos por meio de entrevistas  comprovam mudanças significativas das suas condições de vida, embora não tenham sido detectadas melhorias salariais.  Fundação CesgranrioValente de Aguiar, Maria Vilma2009-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/410.22347/2175-2753v1i1.4Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 44-722175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4/6Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-25T15:47:11Zoai:ojs.localhost:article/4Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2009-09-25T15:47:11Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
Alfabetizacion y Participacion Social de Jovenes y Adultos en Distrito Federal
Alfabetização e participação social de jovens e adultos no Distrito Federal
title Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
spellingShingle Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
Valente de Aguiar, Maria Vilma
Literacy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation
; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion Social
EJA
Alfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social.
title_short Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
title_full Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
title_fullStr Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
title_full_unstemmed Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
title_sort Literacy and Social Participation of Young People and Adults in the Federal District
author Valente de Aguiar, Maria Vilma
author_facet Valente de Aguiar, Maria Vilma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Valente de Aguiar, Maria Vilma
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Literacy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation
; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion Social
EJA
Alfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social.
topic Literacy; Education of Young Adults and Adults; Social Participation
; Educacion de Jovenes e Adultos; Participacion Social
EJA
Alfabetização; Educação de Jovens e Adulto; Participação Social.
description This case study aims at verifying to what extent literacy affects the living conditions and social participation of Young adults and adults studying at
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4
10.22347/2175-2753v1i1.4
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v1i1.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4/6
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 44-72
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672769585152