Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato Vaz, Paula Marisa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Loucao Martins, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1618
Resumo: Este estudo, realizado no contexto de um modelo-de-resposta-à-intervencao, teve por objetivo comparar a compreensao leitora de alunos em risco e de alunos que nao estao em risco e identificar fatores de risco intrinsecos e extrinsecos. Participaram 82 alunos portugueses do 3º ano. Recolheram-se dados com uma prova de monitorização com base no curriculo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, no inicio do ano letivo, a media de resultados da compreensao da leitura dos alunos que nunca estiveram em risco e superior ao triplo da media dos alunos que estiveram em risco durante todo o ano letivo e no final do ano letivo e aproximadamente o dobro; a taxa de crescimento semanal dos alunos que nunca estiveram em risco e superior à dos alunos que estiveram em risco durante todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausencia de experiencias de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco. 
id CESGRAN-1_18731d19a07f7b6b406317bae8d725fa
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1618
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem UniversalEducação, AvaliaçãoEste estudo, realizado no contexto de um modelo-de-resposta-à-intervencao, teve por objetivo comparar a compreensao leitora de alunos em risco e de alunos que nao estao em risco e identificar fatores de risco intrinsecos e extrinsecos. Participaram 82 alunos portugueses do 3º ano. Recolheram-se dados com uma prova de monitorização com base no curriculo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, no inicio do ano letivo, a media de resultados da compreensao da leitura dos alunos que nunca estiveram em risco e superior ao triplo da media dos alunos que estiveram em risco durante todo o ano letivo e no final do ano letivo e aproximadamente o dobro; a taxa de crescimento semanal dos alunos que nunca estiveram em risco e superior à dos alunos que estiveram em risco durante todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausencia de experiencias de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco. Fundação CesgranrioFundação para a Ciencia e a TecnologiaFortunato Vaz, Paula MarisaLoucao Martins, Ana Paula2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/161810.22347/2175-2753v10i29.1618Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 269-2982175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1618/pdfEuropaDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:34:58Zoai:ojs.localhost:article/1618Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T14:34:58Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
title Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
spellingShingle Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
Fortunato Vaz, Paula Marisa
Educação, Avaliação
title_short Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
title_full Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
title_fullStr Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
title_full_unstemmed Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
title_sort Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal
author Fortunato Vaz, Paula Marisa
author_facet Fortunato Vaz, Paula Marisa
Loucao Martins, Ana Paula
author_role author
author2 Loucao Martins, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação para a Ciencia e a Tecnologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortunato Vaz, Paula Marisa
Loucao Martins, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Avaliação
topic Educação, Avaliação
description Este estudo, realizado no contexto de um modelo-de-resposta-à-intervencao, teve por objetivo comparar a compreensao leitora de alunos em risco e de alunos que nao estao em risco e identificar fatores de risco intrinsecos e extrinsecos. Participaram 82 alunos portugueses do 3º ano. Recolheram-se dados com uma prova de monitorização com base no curriculo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, no inicio do ano letivo, a media de resultados da compreensao da leitura dos alunos que nunca estiveram em risco e superior ao triplo da media dos alunos que estiveram em risco durante todo o ano letivo e no final do ano letivo e aproximadamente o dobro; a taxa de crescimento semanal dos alunos que nunca estiveram em risco e superior à dos alunos que estiveram em risco durante todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausencia de experiencias de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1618
10.22347/2175-2753v10i29.1618
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1618
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i29.1618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1618/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 29 (2018): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 269-298
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673116663808