A CPA no Processo de Autoavaliação Institucional: Avancos e Desafios nos 10 Anos do SINAES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scremin, Greice
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dallacort, Marisa Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/390
Resumo: Este artigo discute as repercussoes da atuação da Comissao Propria de Avaliação Institucional em um Centro Universitario, do interior do Estado do Rio Grande do Sul, nos dez anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A pesquisa foi de abordagem quali-quantitativa, de tipo estudo de caso. Realizou-se um levantamento historico da implementação da autoavaliação institucional, analisou-se o projeto de autoavaliação e aplicou-se questionarios para membros da reitoria e coordenadores dos cursos de graduação. Para a analise de dados, utilizou-se os principios da Analise de Conteúdo. A discussao teorica envolveu as producoes no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior sobre a constituicao das Comissoes Proprias de Avaliação e a importância da avaliação institucional como base para a qualificação dos processos academicos. Os efeitos positivos do trabalho foram constatados pela Comissao Propria de Avaliação como a efetiva participação da comunidade academica e a validade das informações. Assim, a Comissao Propria de Avaliação e fator fundamental na contribuicaode diagnostico para a realização de acoes em prol da qualidade institucional.
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