Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo meta-avaliar o relatório apresentado ao Banco Mundial no ano de 2005, que trata das polÃticas públicas de avaliação da educação superior implantadas no Brasil. No procedimento meta-avaliativo foi utilizada a Lista Chave de Verificação de Scriven (2007), apoiada nos critérios estabelecidos por Davidson (2005). Como resultado, o relatório demonstrou que houve melhoria nas avaliações da educação superior, mas que alguns pontos ainda carecem de determinados avanços. Entretanto, o estudo apontou que a utilização integral de todos os padrões do Joint Committee, pelos autores, possibilitaria acrescentar maior qualidade aos estudos avaliativos a serem realizados no futuro.Palavras-chave: Avaliação. Meta-avaliação. Padrões de avaliação. Lista Chave de Verificação. |
id |
CESGRAN-1_204cb39caffadbf25702075ae5858295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1956 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativoO estudo teve como objetivo meta-avaliar o relatório apresentado ao Banco Mundial no ano de 2005, que trata das polÃticas públicas de avaliação da educação superior implantadas no Brasil. No procedimento meta-avaliativo foi utilizada a Lista Chave de Verificação de Scriven (2007), apoiada nos critérios estabelecidos por Davidson (2005). Como resultado, o relatório demonstrou que houve melhoria nas avaliações da educação superior, mas que alguns pontos ainda carecem de determinados avanços. Entretanto, o estudo apontou que a utilização integral de todos os padrões do Joint Committee, pelos autores, possibilitaria acrescentar maior qualidade aos estudos avaliativos a serem realizados no futuro.Palavras-chave: Avaliação. Meta-avaliação. Padrões de avaliação. Lista Chave de Verificação.Fundação Cesgranriode Souza, Francisco JoseSouza, Jurema SantosElliot, Ligia GomesHildenbrand, Luci2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/195610.22347/2175-2753v10i0.1956Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 22-422175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-23T17:28:00Zoai:ojs.localhost:article/1956Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-09-23T17:28Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo |
title |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo |
spellingShingle |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo de Souza, Francisco Jose |
title_short |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo |
title_full |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo |
title_fullStr |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo |
title_sort |
Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo |
author |
de Souza, Francisco Jose |
author_facet |
de Souza, Francisco Jose Souza, Jurema Santos Elliot, Ligia Gomes Hildenbrand, Luci |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Jurema Santos Elliot, Ligia Gomes Hildenbrand, Luci |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Francisco Jose Souza, Jurema Santos Elliot, Ligia Gomes Hildenbrand, Luci |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O estudo teve como objetivo meta-avaliar o relatório apresentado ao Banco Mundial no ano de 2005, que trata das polÃticas públicas de avaliação da educação superior implantadas no Brasil. No procedimento meta-avaliativo foi utilizada a Lista Chave de Verificação de Scriven (2007), apoiada nos critérios estabelecidos por Davidson (2005). Como resultado, o relatório demonstrou que houve melhoria nas avaliações da educação superior, mas que alguns pontos ainda carecem de determinados avanços. Entretanto, o estudo apontou que a utilização integral de todos os padrões do Joint Committee, pelos autores, possibilitaria acrescentar maior qualidade aos estudos avaliativos a serem realizados no futuro.Palavras-chave: Avaliação. Meta-avaliação. Padrões de avaliação. Lista Chave de Verificação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956 10.22347/2175-2753v10i0.1956 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v10i0.1956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 22-42 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672761196544 |