Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Francisco Jose
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Jurema Santos, Elliot, Ligia Gomes, Hildenbrand, Luci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956
Resumo: O estudo teve como objetivo meta-avaliar o relatório apresentado ao Banco Mundial no ano de 2005, que trata das políticas públicas de avaliação da educação superior implantadas no Brasil. No procedimento meta-avaliativo foi utilizada a Lista Chave de Verificação de Scriven (2007), apoiada nos critérios estabelecidos por Davidson (2005). Como resultado, o relatório demonstrou que houve melhoria nas avaliações da educação superior, mas que alguns pontos ainda carecem de determinados avanços. Entretanto, o estudo apontou que a utilização integral de todos os padrões do Joint Committee, pelos autores, possibilitaria acrescentar maior qualidade aos estudos avaliativos a serem realizados no futuro.Palavras-chave: Avaliação. Meta-avaliação. Padrões de avaliação. Lista Chave de Verificação.
id CESGRAN-1_204cb39caffadbf25702075ae5858295
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1956
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativoO estudo teve como objetivo meta-avaliar o relatório apresentado ao Banco Mundial no ano de 2005, que trata das políticas públicas de avaliação da educação superior implantadas no Brasil. No procedimento meta-avaliativo foi utilizada a Lista Chave de Verificação de Scriven (2007), apoiada nos critérios estabelecidos por Davidson (2005). Como resultado, o relatório demonstrou que houve melhoria nas avaliações da educação superior, mas que alguns pontos ainda carecem de determinados avanços. Entretanto, o estudo apontou que a utilização integral de todos os padrões do Joint Committee, pelos autores, possibilitaria acrescentar maior qualidade aos estudos avaliativos a serem realizados no futuro.Palavras-chave: Avaliação. Meta-avaliação. Padrões de avaliação. Lista Chave de Verificação.Fundação Cesgranriode Souza, Francisco JoseSouza, Jurema SantosElliot, Ligia GomesHildenbrand, Luci2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/195610.22347/2175-2753v10i0.1956Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 22-422175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-23T17:28:00Zoai:ojs.localhost:article/1956Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-09-23T17:28Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
title Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
spellingShingle Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
de Souza, Francisco Jose
title_short Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
title_full Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
title_fullStr Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
title_full_unstemmed Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
title_sort Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provao ao ENADE: um estudo meta-avaliativo
author de Souza, Francisco Jose
author_facet de Souza, Francisco Jose
Souza, Jurema Santos
Elliot, Ligia Gomes
Hildenbrand, Luci
author_role author
author2 Souza, Jurema Santos
Elliot, Ligia Gomes
Hildenbrand, Luci
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Francisco Jose
Souza, Jurema Santos
Elliot, Ligia Gomes
Hildenbrand, Luci
dc.subject.none.fl_str_mv
description O estudo teve como objetivo meta-avaliar o relatório apresentado ao Banco Mundial no ano de 2005, que trata das políticas públicas de avaliação da educação superior implantadas no Brasil. No procedimento meta-avaliativo foi utilizada a Lista Chave de Verificação de Scriven (2007), apoiada nos critérios estabelecidos por Davidson (2005). Como resultado, o relatório demonstrou que houve melhoria nas avaliações da educação superior, mas que alguns pontos ainda carecem de determinados avanços. Entretanto, o estudo apontou que a utilização integral de todos os padrões do Joint Committee, pelos autores, possibilitaria acrescentar maior qualidade aos estudos avaliativos a serem realizados no futuro.Palavras-chave: Avaliação. Meta-avaliação. Padrões de avaliação. Lista Chave de Verificação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956
10.22347/2175-2753v10i0.1956
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i0.1956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1956/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; 2018: Edição Especial nº 2 - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação; 22-42
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672761196544