Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Micaela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Joana Raquel, Costa, Natalia, Pacheco, Jose Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781
Resumo: Neste artigo sao apresentados resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas sao um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do curriculo centrada em testes e standards. Atraves duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matematica revelam a tendencia de apropriação especifica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nivel das suas práticas curriculares e pedagogicas, bem como a sua adesao à avaliação externa das aprendizagens, concretizada atraves da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matematica, cujos efeitos mais evidentes sao a valorização dos resultados academicos e a seriação das escolas.
id CESGRAN-1_2142a0aca22fe62dfd672a97509a8524
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/781
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em PortugalAvaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissionalNeste artigo sao apresentados resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas sao um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do curriculo centrada em testes e standards. Atraves duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matematica revelam a tendencia de apropriação especifica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nivel das suas práticas curriculares e pedagogicas, bem como a sua adesao à avaliação externa das aprendizagens, concretizada atraves da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matematica, cujos efeitos mais evidentes sao a valorização dos resultados academicos e a seriação das escolas.Fundação CesgranrioMarques, Maria MicaelaSousa, Joana RaquelCosta, NataliaPacheco, Jose Augusto2015-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/78110.22347/2175-2753v7i19.781Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 19 (2015): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 58-842175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdf_2Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:43:43Zoai:ojs.localhost:article/781Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:43:43Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
title Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
spellingShingle Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
Marques, Maria Micaela
Avaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissional
title_short Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
title_full Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
title_fullStr Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
title_full_unstemmed Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
title_sort Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
author Marques, Maria Micaela
author_facet Marques, Maria Micaela
Sousa, Joana Raquel
Costa, Natalia
Pacheco, Jose Augusto
author_role author
author2 Sousa, Joana Raquel
Costa, Natalia
Pacheco, Jose Augusto
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Micaela
Sousa, Joana Raquel
Costa, Natalia
Pacheco, Jose Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissional
topic Avaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissional
description Neste artigo sao apresentados resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas sao um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do curriculo centrada em testes e standards. Atraves duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matematica revelam a tendencia de apropriação especifica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nivel das suas práticas curriculares e pedagogicas, bem como a sua adesao à avaliação externa das aprendizagens, concretizada atraves da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matematica, cujos efeitos mais evidentes sao a valorização dos resultados academicos e a seriação das escolas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-17
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781
10.22347/2175-2753v7i19.781
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i19.781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdf_2
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 19 (2015): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 58-84
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672755953664