Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781 |
Resumo: | Neste artigo sao apresentados resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas sao um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do curriculo centrada em testes e standards. Atraves duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matematica revelam a tendencia de apropriação especifica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nivel das suas práticas curriculares e pedagogicas, bem como a sua adesao à avaliação externa das aprendizagens, concretizada atraves da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matematica, cujos efeitos mais evidentes sao a valorização dos resultados academicos e a seriação das escolas. |
id |
CESGRAN-1_2142a0aca22fe62dfd672a97509a8524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/781 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em PortugalAvaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissionalNeste artigo sao apresentados resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas sao um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do curriculo centrada em testes e standards. Atraves duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matematica revelam a tendencia de apropriação especifica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nivel das suas práticas curriculares e pedagogicas, bem como a sua adesao à avaliação externa das aprendizagens, concretizada atraves da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matematica, cujos efeitos mais evidentes sao a valorização dos resultados academicos e a seriação das escolas.Fundação CesgranrioMarques, Maria MicaelaSousa, Joana RaquelCosta, NataliaPacheco, Jose Augusto2015-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/78110.22347/2175-2753v7i19.781Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 19 (2015): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 58-842175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdf_2Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:43:43Zoai:ojs.localhost:article/781Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:43:43Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal |
title |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal |
spellingShingle |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal Marques, Maria Micaela Avaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissional |
title_short |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal |
title_full |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal |
title_fullStr |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal |
title_full_unstemmed |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal |
title_sort |
Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matematica do Ensino Basico em Portugal |
author |
Marques, Maria Micaela |
author_facet |
Marques, Maria Micaela Sousa, Joana Raquel Costa, Natalia Pacheco, Jose Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Joana Raquel Costa, Natalia Pacheco, Jose Augusto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Maria Micaela Sousa, Joana Raquel Costa, Natalia Pacheco, Jose Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissional |
topic |
Avaliação externa; Aprendizagens; Provas nacionais; Desenvolvimento profissional |
description |
Neste artigo sao apresentados resultados de um estudo empirico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matematica do 2º e 3º ciclos do ensino basico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas sao um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do curriculo centrada em testes e standards. Atraves duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matematica revelam a tendencia de apropriação especifica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nivel das suas práticas curriculares e pedagogicas, bem como a sua adesao à avaliação externa das aprendizagens, concretizada atraves da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matematica, cujos efeitos mais evidentes sao a valorização dos resultados academicos e a seriação das escolas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781 10.22347/2175-2753v7i19.781 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i19.781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/781/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 19 (2015): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 58-84 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672755953664 |