Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39182
Resumo: O propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.
id RCAP_4f3b96420cfc47890f68a34364dec82f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão críticaAvaliação educacionalAvaliação externaExamesAprendizagemAvaliação das aprendizagensO propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.The purpose of this paper was to produce a critical reflection on external assessments and on its relationships with both internal assessments and student learning. A discussion has been made about both positive and negative effects of external assessments on learning and teaching as well as on the need to deepen and to improve internal assessments. As a result of the discussion, a reflection was made on the possibility to evolve towards another generation of external assessments that ought to be based upon social built principles focused on student learning. Besides, it should be strongly connected with other assessments (internal and external) and framed by public policies and programs that support inservice teacher training.Faculdade de Educação da Universidade de BrasíliaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2019-07-19T09:17:41Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39182porFernandes, D. (2019). Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica. Linhas Críticas, 25, 644-660. Doi: https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.245791516-4896 (Print)DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.24579info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:51.443796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
title Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
spellingShingle Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
Fernandes, Domingos
Avaliação educacional
Avaliação externa
Exames
Aprendizagem
Avaliação das aprendizagens
title_short Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
title_full Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
title_fullStr Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
title_full_unstemmed Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
title_sort Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Avaliação externa
Exames
Aprendizagem
Avaliação das aprendizagens
topic Avaliação educacional
Avaliação externa
Exames
Aprendizagem
Avaliação das aprendizagens
description O propósito deste texto foi produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T09:17:41Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39182
url http://hdl.handle.net/10451/39182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D. (2019). Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica. Linhas Críticas, 25, 644-660. Doi: https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.24579
1516-4896 (Print)
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.24579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134465539178496