A avaliação das aprendizagens: uma prática refletida no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isaura Marieta de Lima Nogueira Sá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9280
Resumo: Nos países democráticos desenvolvidos a educação assume um fator determinante para o futuro do País. Almejando um ensino eficaz e de qualidade que proporcione a formação de cidadãos qualificados, a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, além de certificadora de aprendizagens, tem sido oficialmente valorizada enquanto função reguladora e pedagógica de especial relevância no processo educativo. Numa sociedade em constante mudança, o professor enfrenta hoje desafios constantes e, simultaneamente, surgem questões e inquietações prementes que fazem repensar as práticas pedagógicas da educação contemporânea. As mudanças que vem ocorrendo obrigam à redefinição de caminhos pedagógicos, com vista à busca de novos sentidos e à consolidação de práticas assertivas no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, a temática da avaliação tem ganho centralidade na investigação empírica, nos debates nos meios académicos e na sociedade em geral, contribuindo para a construção de uma teoria da avaliação formativa que apoia as práticas de professores e de alunos nas salas de aula. Está ao alcance da escola, dos professores e dos alunos melhorar o que se aprende e como se aprende. Através da verificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas nos alunos, a avaliação formativa constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar. Entendida numa vertente de diagnóstico contínuo e sistemático das aprendizagens, a avaliação apresenta a função pedagógica na medida em que, através do acompanhamento do professor ao aluno, são detetados atempadamente os erros, as dificuldades e as suas causas, fornecendo aos diferentes intervenientes do processo informação sobre a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e atitudes, o que viabiliza a revisão e alteração de comportamentos e procedimentos no processo de ensino e de aprendizagem. O presente projeto de relatório profissional enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem por objetivo central descrever e refletir, à luz das ideias teóricas apresentadas, a experiência profissional da autora como professora titular de turma no Agrupamento de Escolas de Fiães nos últimos cinco anos de serviço, referentes aos anos letivos de 2011 a 2013 e de 2014 a 2017, dando especial enfoque ao processo avaliativo das aprendizagens na sua prática docente.
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Neste contexto, a temática da avaliação tem ganho centralidade na investigação empírica, nos debates nos meios académicos e na sociedade em geral, contribuindo para a construção de uma teoria da avaliação formativa que apoia as práticas de professores e de alunos nas salas de aula. Está ao alcance da escola, dos professores e dos alunos melhorar o que se aprende e como se aprende. Através da verificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas nos alunos, a avaliação formativa constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar. Entendida numa vertente de diagnóstico contínuo e sistemático das aprendizagens, a avaliação apresenta a função pedagógica na medida em que, através do acompanhamento do professor ao aluno, são detetados atempadamente os erros, as dificuldades e as suas causas, fornecendo aos diferentes intervenientes do processo informação sobre a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e atitudes, o que viabiliza a revisão e alteração de comportamentos e procedimentos no processo de ensino e de aprendizagem. O presente projeto de relatório profissional enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem por objetivo central descrever e refletir, à luz das ideias teóricas apresentadas, a experiência profissional da autora como professora titular de turma no Agrupamento de Escolas de Fiães nos últimos cinco anos de serviço, referentes aos anos letivos de 2011 a 2013 e de 2014 a 2017, dando especial enfoque ao processo avaliativo das aprendizagens na sua prática docente.In the developed democratic countries, education is a determining factor for the future of the country. Aiming for effective and quality education that provides the training of qualified citizens, evaluation of the teaching and learning process, as well as certification of learning, has been officially valued as a regulatory and pedagogical function of special relevance in the educational process. In a constantly changing society, the teacher faces constant challenges today, and at the same time there are pressing questions and concerns that rethink the pedagogical practices of contemporary education. The changes that are taking place require the redefinition of pedagogical paths, with a view to the search for new meanings and to the consolidation of assertive practices in teaching and learning. In this context, the theme of evaluation has gained centrality in empirical research, in debates in academic circles and in society in general, contributing to the construction of a theory of formative evaluation that supports the practices of teachers and students in classrooms. It is within the reach of the school, teachers and students to improve what you learn and how you learn. Through the verification of the acquired knowledge and the capacities developed in the students, the formative evaluation is a regulating process of the teaching, guiding the school course. Understood in a continuous and systematic diagnosis of learning, evaluation presents the pedagogical function to the extent that, through the monitoring of the teacher to the student, errors, difficulties and their causes are detected in a timely manner, providing the different actors of the process with information on the acquisition of knowledge and the development of abilities and attitudes, which makes it possible to review and change behaviours and procedures in the teaching and learning process. The present draft professional report comes under the scope of the Master's Degree in Pre-School and Secondary Education, organized by the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and temporally central objective to describe and reflect, in the light of ideas the professional experience of the author as teacher of the class in the School Group of Fiães in the last five years of service, referring to the academic years of 2011 to 2013 and 2014 to 2017, giving special focus to the evaluation process of the learning in its teaching practice.2019-05-22T13:51:08Z2019-01-25T00:00:00Z2019-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9280porPereira, Isaura Marieta de Lima Nogueira Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:49.750338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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