O Enade como instrumento de avaliação do conhecimento de estudantes dos cursos de química no Brasil
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2465 |
Resumo: | O trabalho consiste em uma discussão sobre o Enade, focalizando o desempenho dos estudantes dos cursos de química. Para isso, foram analisados os percentuais de acertos deles nas questões específicas dos conteúdos de química, presentes nos relatórios sínteses dos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014 disponíveis no site do Inep. Os dados revelam que os estudantes apresentaram nível elevado de dificuldade nessa parte da prova e a média do percentual de acertos nessas questões é de 28. Os estudantes afirmaram, nos questionários sobre a prova, que as dificuldades deles não são em relação aos conteúdos, mas quanto à forma como são apresentados nas questões (itens), que tendem a ser elaboradas na perspectiva de situações-problema, com a intenção de avaliar a competência dos estudantes em entender e resolver uma problemática.Palavras-chave: Conteúdos de química. Desempenho de estudantes. Enade. |
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O Enade como instrumento de avaliação do conhecimento de estudantes dos cursos de química no BrasilAvaliação do Ensino SuperiorO trabalho consiste em uma discussão sobre o Enade, focalizando o desempenho dos estudantes dos cursos de química. Para isso, foram analisados os percentuais de acertos deles nas questões específicas dos conteúdos de química, presentes nos relatórios sínteses dos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014 disponíveis no site do Inep. Os dados revelam que os estudantes apresentaram nível elevado de dificuldade nessa parte da prova e a média do percentual de acertos nessas questões é de 28. Os estudantes afirmaram, nos questionários sobre a prova, que as dificuldades deles não são em relação aos conteúdos, mas quanto à forma como são apresentados nas questões (itens), que tendem a ser elaboradas na perspectiva de situações-problema, com a intenção de avaliar a competência dos estudantes em entender e resolver uma problemática.Palavras-chave: Conteúdos de química. Desempenho de estudantes. Enade. Fundação CesgranrioGeglio, Paulo CésarMoreira, Dayse das Neves2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/246510.22347/2175-2753v12i35.2465Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 414-4362175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2465/pdfAméricaAtualEstudantes de LicenciaturaDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-02T14:45:40Zoai:ojs.localhost:article/2465Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-02T14:45:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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O trabalho consiste em uma discussão sobre o Enade, focalizando o desempenho dos estudantes dos cursos de química. Para isso, foram analisados os percentuais de acertos deles nas questões específicas dos conteúdos de química, presentes nos relatórios sínteses dos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014 disponíveis no site do Inep. Os dados revelam que os estudantes apresentaram nível elevado de dificuldade nessa parte da prova e a média do percentual de acertos nessas questões é de 28. Os estudantes afirmaram, nos questionários sobre a prova, que as dificuldades deles não são em relação aos conteúdos, mas quanto à forma como são apresentados nas questões (itens), que tendem a ser elaboradas na perspectiva de situações-problema, com a intenção de avaliar a competência dos estudantes em entender e resolver uma problemática.Palavras-chave: Conteúdos de química. Desempenho de estudantes. Enade. |
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