Estudo comparativo da eficiência dos colégios militares e das escolas de aplicação: uma análise do benchmark no contexto de implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Karla Marisa Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3368
Resumo: Este artigo tem o objetivo de comparar a eficiência de dois tipos de escolas federais: os Colégios Militares e as Escolas de Aplicação no contexto do emprego dos Colégios Militares como benchmark do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), no período de 2016 a 2019. A análise ocorreu por meio da Data Envelopment Analysis (DEA). Os resultados da DEA indicam que as Escolas de Aplicação foram mais eficientes durante os quatro anos do estudo, obtendo: 21,4% em 2016; 28,5% em 2017; 21,4% em 2018; e 21,4% em 2019. Os Colégios Militares apresentaram 10% de eficiência em cada um dos 4 anos avaliados. Esses resultados não descartam as boas práticas dos Colégios Militares, mas sugerem a necessidade de estudos complementares, avaliando resultados futuros das escolas que aderirem ao Pecim.
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