Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldhues, Paulo Raphael
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400
Resumo: A ideia de uma literacia historica surge nos anos 80, associada à nocao de consciencia historica, e requer uma compreensao do carater particular da epistemologia desta ciencia e de sua cognicao. Defende-se neste artigo que literacia historica e objetivo a ser almejado ainda na Educação Basica e, portanto, criterio para conclusao do Ensino Medio. Propoe-se um metodo hipotetico-dedutivo para elaboração de avaliações de larga escala, onde questoes de múltipla escolha tenham carater qualitativo a partir do criterio de desenvolvimento de alguma tipologia de consciencia historica. Conclui-se que no ENEM de 2016 apenas 37,5% das questoes de Historia mobilizaram algum tipo de consciencia historica pelo respondente, sugerindo descompasso entre a pratica das politicas públicas educacionais voltadas ao Ensino Medio e a teoria das pesquisas recentes em ensino de Historia.Palavras-chave: ensino de historia; literacia historica; consciencia historica; ENEM.
id CESGRAN-1_5eb0f448b5ab2e28d46d9efa85f0d1b1
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1400
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEMAvaliação; Educação; Ensino de HistoriaA ideia de uma literacia historica surge nos anos 80, associada à nocao de consciencia historica, e requer uma compreensao do carater particular da epistemologia desta ciencia e de sua cognicao. Defende-se neste artigo que literacia historica e objetivo a ser almejado ainda na Educação Basica e, portanto, criterio para conclusao do Ensino Medio. Propoe-se um metodo hipotetico-dedutivo para elaboração de avaliações de larga escala, onde questoes de múltipla escolha tenham carater qualitativo a partir do criterio de desenvolvimento de alguma tipologia de consciencia historica. Conclui-se que no ENEM de 2016 apenas 37,5% das questoes de Historia mobilizaram algum tipo de consciencia historica pelo respondente, sugerindo descompasso entre a pratica das politicas públicas educacionais voltadas ao Ensino Medio e a teoria das pesquisas recentes em ensino de Historia.Palavras-chave: ensino de historia; literacia historica; consciencia historica; ENEM.Fundação CesgranrioFeldhues, Paulo Raphael2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/140010.22347/2175-2753v9i27.1400Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 464-4832175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400/pdfAmericasDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:00:38Zoai:ojs.localhost:article/1400Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:00:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
title Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
spellingShingle Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
Feldhues, Paulo Raphael
Avaliação; Educação; Ensino de Historia
title_short Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
title_full Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
title_fullStr Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
title_full_unstemmed Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
title_sort Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
author Feldhues, Paulo Raphael
author_facet Feldhues, Paulo Raphael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldhues, Paulo Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; Ensino de Historia
topic Avaliação; Educação; Ensino de Historia
description A ideia de uma literacia historica surge nos anos 80, associada à nocao de consciencia historica, e requer uma compreensao do carater particular da epistemologia desta ciencia e de sua cognicao. Defende-se neste artigo que literacia historica e objetivo a ser almejado ainda na Educação Basica e, portanto, criterio para conclusao do Ensino Medio. Propoe-se um metodo hipotetico-dedutivo para elaboração de avaliações de larga escala, onde questoes de múltipla escolha tenham carater qualitativo a partir do criterio de desenvolvimento de alguma tipologia de consciencia historica. Conclui-se que no ENEM de 2016 apenas 37,5% das questoes de Historia mobilizaram algum tipo de consciencia historica pelo respondente, sugerindo descompasso entre a pratica das politicas públicas educacionais voltadas ao Ensino Medio e a teoria das pesquisas recentes em ensino de Historia.Palavras-chave: ensino de historia; literacia historica; consciencia historica; ENEM.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400
10.22347/2175-2753v9i27.1400
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v9i27.1400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 464-483
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672331280384