Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400 |
Resumo: | A ideia de uma literacia historica surge nos anos 80, associada à nocao de consciencia historica, e requer uma compreensao do carater particular da epistemologia desta ciencia e de sua cognicao. Defende-se neste artigo que literacia historica e objetivo a ser almejado ainda na Educação Basica e, portanto, criterio para conclusao do Ensino Medio. Propoe-se um metodo hipotetico-dedutivo para elaboração de avaliações de larga escala, onde questoes de múltipla escolha tenham carater qualitativo a partir do criterio de desenvolvimento de alguma tipologia de consciencia historica. Conclui-se que no ENEM de 2016 apenas 37,5% das questoes de Historia mobilizaram algum tipo de consciencia historica pelo respondente, sugerindo descompasso entre a pratica das politicas públicas educacionais voltadas ao Ensino Medio e a teoria das pesquisas recentes em ensino de Historia.Palavras-chave: ensino de historia; literacia historica; consciencia historica; ENEM. |
id |
CESGRAN-1_5eb0f448b5ab2e28d46d9efa85f0d1b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1400 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEMAvaliação; Educação; Ensino de HistoriaA ideia de uma literacia historica surge nos anos 80, associada à nocao de consciencia historica, e requer uma compreensao do carater particular da epistemologia desta ciencia e de sua cognicao. Defende-se neste artigo que literacia historica e objetivo a ser almejado ainda na Educação Basica e, portanto, criterio para conclusao do Ensino Medio. Propoe-se um metodo hipotetico-dedutivo para elaboração de avaliações de larga escala, onde questoes de múltipla escolha tenham carater qualitativo a partir do criterio de desenvolvimento de alguma tipologia de consciencia historica. Conclui-se que no ENEM de 2016 apenas 37,5% das questoes de Historia mobilizaram algum tipo de consciencia historica pelo respondente, sugerindo descompasso entre a pratica das politicas públicas educacionais voltadas ao Ensino Medio e a teoria das pesquisas recentes em ensino de Historia.Palavras-chave: ensino de historia; literacia historica; consciencia historica; ENEM.Fundação CesgranrioFeldhues, Paulo Raphael2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/140010.22347/2175-2753v9i27.1400Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 464-4832175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400/pdfAmericasDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:00:38Zoai:ojs.localhost:article/1400Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:00:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM |
title |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM |
spellingShingle |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM Feldhues, Paulo Raphael Avaliação; Educação; Ensino de Historia |
title_short |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM |
title_full |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM |
title_fullStr |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM |
title_full_unstemmed |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM |
title_sort |
Literacia Historica e Ensino Medio: avaliando a consciencia historica pelo ENEM |
author |
Feldhues, Paulo Raphael |
author_facet |
Feldhues, Paulo Raphael |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feldhues, Paulo Raphael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação; Ensino de Historia |
topic |
Avaliação; Educação; Ensino de Historia |
description |
A ideia de uma literacia historica surge nos anos 80, associada à nocao de consciencia historica, e requer uma compreensao do carater particular da epistemologia desta ciencia e de sua cognicao. Defende-se neste artigo que literacia historica e objetivo a ser almejado ainda na Educação Basica e, portanto, criterio para conclusao do Ensino Medio. Propoe-se um metodo hipotetico-dedutivo para elaboração de avaliações de larga escala, onde questoes de múltipla escolha tenham carater qualitativo a partir do criterio de desenvolvimento de alguma tipologia de consciencia historica. Conclui-se que no ENEM de 2016 apenas 37,5% das questoes de Historia mobilizaram algum tipo de consciencia historica pelo respondente, sugerindo descompasso entre a pratica das politicas públicas educacionais voltadas ao Ensino Medio e a teoria das pesquisas recentes em ensino de Historia.Palavras-chave: ensino de historia; literacia historica; consciencia historica; ENEM. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400 10.22347/2175-2753v9i27.1400 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v9i27.1400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1400/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 464-483 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672331280384 |