Avaliação de Livro de Lingua Portuguesa Adotado para o 3º ano do Ensino Medio Público do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Martha Isolda Tenorio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Elliot, Ligia Gomes, Pereira, Cilene da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
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Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/117
Resumo: Neste estudo, avaliou-se até que ponto o livro Português: linguagens, volume 3, Ensino Médio (CEREJA; MAGALHÃES, 2005), adotado pela rede de ensino pública do Estado do Rio de Janeiro, atende, em seus textos e exercícios, aos descritores da Matriz de  Habilidades do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O domínio da Língua Portuguesa é essencial a qualquer área do conhecimento e está intimamente ligado ao sucesso de quem aprende. A leitura fluente permite ao homem situar-se com os outros, possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. Para a análise dos exercícios do livro didático em estudo, foi elaborada uma ficha de registro com quatro colunas para o levantamento dos seguintes dados: indicação da unidade, do capítulo, da página nas quais os exercícios eram apresentados no livro e a transcrição do exercício proposto. Os resultados indicaram que, de um modo geral, os textos e os exercícios do livro atendem aos descritores da Matriz. Porém, no Ensino Médio, deve-se dar ênfase a textos argumentativos, além dos literários. Logo, causa estranheza o baixo percentual de exercícios que contemplam habilidades importantes como distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; identificar a tese de um texto; estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-Ia; reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Observa-se, ainda, uma grande lacuna no tocante à verificação da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Literatura, matéria estudada nos três anos dessa etapa do Ensino Básico e que é cobrada nos exames vestibulares de todo o País. Recomenda-se, portanto, que o professor esteja atento aos descritores que foram pouco trabalhados, assim como ao descritor que não foi abordado, para a possível utilização de material e exercícios complementares.
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O domínio da Língua Portuguesa é essencial a qualquer área do conhecimento e está intimamente ligado ao sucesso de quem aprende. A leitura fluente permite ao homem situar-se com os outros, possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. Para a análise dos exercícios do livro didático em estudo, foi elaborada uma ficha de registro com quatro colunas para o levantamento dos seguintes dados: indicação da unidade, do capítulo, da página nas quais os exercícios eram apresentados no livro e a transcrição do exercício proposto. Os resultados indicaram que, de um modo geral, os textos e os exercícios do livro atendem aos descritores da Matriz. Porém, no Ensino Médio, deve-se dar ênfase a textos argumentativos, além dos literários. Logo, causa estranheza o baixo percentual de exercícios que contemplam habilidades importantes como distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; identificar a tese de um texto; estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-Ia; reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Observa-se, ainda, uma grande lacuna no tocante à verificação da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Literatura, matéria estudada nos três anos dessa etapa do Ensino Básico e que é cobrada nos exames vestibulares de todo o País. Recomenda-se, portanto, que o professor esteja atento aos descritores que foram pouco trabalhados, assim como ao descritor que não foi abordado, para a possível utilização de material e exercícios complementares.In this study, it was evaluated to which the book, Portuguese: Languages, Volume 3, High School (CEREJA; MAGALHÃES, 2005), adopted by the public school system in the State of Rio de Janeiro, serves the descriptors of the National Skills Assessment (SAEB). The mastery of Portuguese is essential to any field of knowledge and is closely linked to the success of the learner.  Fluent reading allows man to interact with others, enables the acquisition of different viewpoints, and broadening experiences. For the analysis of the textbook exercises, a four column registration form was designed for the insertion of the following data: name of the unit, chapter, the page in which the exercises were presented in the book and the transcript of the proposed exercise. The results indicated that, in general, the texts and exercises in the book meet the descriptors of the SAEB. However, in high school, one should emphasize argumentative texts, beyond the literary. Therefore, it is surprising the low percentage of exercises on important skills like how to distinguish a fact from opinion on this fact, to identify the thesis of a text; to establish the relationship between the thesis and the arguments offered to sustain it; to recognize different positions between two or more opinions on the same story or theme. There was also a large gap in relation to the verification of student learning in high school literature, content covered in the three years of this stage of basic education and that is charged in the entrance examinations throughout the country. It is recommended, therefore, that the teacher be aware of the descriptors that were not used, as well as the descriptor that was not addressed, and consider the possible use of additional material and exercises.    En este estudio se evaluó hasta qué punto el libro Portugués: lenguajes, volumen 3, Enseñanza Media (CEREJA; MAGALHÃES, 2005), adoptado por la red de enseñanza pública del Estado de Río de Janeiro, atiende, en sus textos y ejercicios, a los descriptores de la Matriz de  Habilidades del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (SAEB). El dominio de la Lengua Portuguesa es esencial a cualquier área del conocimiento y está íntimamente relacionado con el éxito de quien aprende. La lectura fluente les permite a los hombres situarse junto a los otros, posibilita la adquisición de distintos puntos de vista y ensanchar las experiencias. Para el análisis de los ejercicios del  libro didáctico en estudio se elaboró  una ficha de registro con cuatro columnas para el estudio de los siguientes datos: indicación de la unidad, del capítulo, de la página en los cuales los ejercicios se presentaban en el  libro y la transcripción del ejercicio propuesto. Los resultados señalaron que, de manera general, los textos y los ejercicios del libro atienden a los descriptores de la Matriz. Pero en la Enseñanza Media se debe dar énfasis a textos argumentativos, además de los literarios. Entonces, resulta algo raro el bajo porcentual de ejercicios que contemplan habilidades importantes como distinguir un hecho de la opinión sobre él; identificar la tesis de un texto; establecer relación entre la tesis y los argumentos ofrecidos para sustentarIa; reconocer posiciones distintas entre dos o más opiniones sobre un mismo hecho o  tema. Se observa, también, un vacío en la verificación del aprendizaje de los alumnos de la Enseñanza Media en el área de Literatura, materia estudiada durante los tres años de esa etapa de la Enseñanza Básica y que se toma en los exámenes de ingreso de todo el país. Se recomienda, por lo tanto, que el profesor esté atento a los descriptores que se trabajaron poco, así como también al descriptor que no se abordó, para la posible utilización de material y ejercicios complementares.    Fundação CesgranrioPadilha, Martha Isolda TenorioElliot, Ligia GomesPereira, Cilene da Cunha2011-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11710.22347/2175-2753v3i8.117Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 8 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 145-1672175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/117/140https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/117/153https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/117/1110.22347/2175-2753v3i8.117.s11Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-06T18:39:53Zoai:ojs.localhost:article/117Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-11-06T18:39:53Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
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