Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Diana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barroso, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730
Resumo: São múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação.
id CESGRAN-1_75b2c7b572378ee1178fa5ad236ea49f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2730
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológicaPsicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémicoSão múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação.Fundação CesgranrioEdulog - Fundação Belmiro de AzevedoDias, DianaBarroso, Raquel2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273010.22347/2175-2753v12i36.2730Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 646-6642175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730/pdfEuropaDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T15:23:10Zoai:ojs.localhost:article/2730Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-10-13T15:23:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
title Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
spellingShingle Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
Dias, Diana
Psicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémico
title_short Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
title_full Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
title_fullStr Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
title_full_unstemmed Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
title_sort Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
author Dias, Diana
author_facet Dias, Diana
Barroso, Raquel
author_role author
author2 Barroso, Raquel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edulog - Fundação Belmiro de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Diana
Barroso, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémico
topic Psicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémico
description São múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730
10.22347/2175-2753v12i36.2730
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i36.2730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 646-664
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673072623616