Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730 |
Resumo: | São múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação. |
id |
CESGRAN-1_75b2c7b572378ee1178fa5ad236ea49f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2730 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológicaPsicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémicoSão múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação.Fundação CesgranrioEdulog - Fundação Belmiro de AzevedoDias, DianaBarroso, Raquel2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/273010.22347/2175-2753v12i36.2730Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 646-6642175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730/pdfEuropaDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T15:23:10Zoai:ojs.localhost:article/2730Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-10-13T15:23:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica |
title |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica |
spellingShingle |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica Dias, Diana Psicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémico |
title_short |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica |
title_full |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica |
title_fullStr |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica |
title_full_unstemmed |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica |
title_sort |
Contextualizar o (in)sucesso escolar: proposta de uma metodologia de avaliação bioecológica |
author |
Dias, Diana |
author_facet |
Dias, Diana Barroso, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Edulog - Fundação Belmiro de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Diana Barroso, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémico |
topic |
Psicologia da educação; (In)sucesso escolar; aprendizagem; modelo compreensivo e sistémico |
description |
São múltiplas as variáveis que a investigação tem relacionado com o (in)sucesso escolar. Considerando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como mapa concetual e as tendências das políticas educativas, emerge a necessidade de conhecer mais e melhor a realidade escolar, com especial incidência no 1º ciclo do ensino básico. O presente estudo tem como objetivo apresentar um desenho de investigação com o intuito de ajudar a compreender como é que as múltiplas variáveis e contextos se influenciam, por forma a construir um modelo explicativo do (in)sucesso escolar, considerando os fatores protetores do sucesso e os fatores de risco do insucesso, que permita definir um modelo de intervenção precoce. Para tal, incluíram-se variáveis intrapessoais, familiares e contextuais, estudadas numa perspetiva temporal, acompanhando alunos ao longo do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. As implicações teóricas e práticas da presente investigação serão discutidas à luz das tendências de investigação em psicologia da educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730 10.22347/2175-2753v12i36.2730 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i36.2730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2730/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Europa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 646-664 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673072623616 |