Participação e sucesso escolar: construções cotidianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Lázara Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776
Resumo: Este trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar. Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar.   Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group.
id UFU-2_f6bd4f2e914450357563134940115c48
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/776
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Participação e sucesso escolar: construções cotidianasEducaçãoSucesso escolar das comunidadeParticipação políticaConceito de Sucesso escolarEste trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar. Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar.   Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/77610.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 215-2351982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776/699Copyright (c) 2016 Lázara Cristina da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Lázara Cristina2023-03-17T17:02:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/776Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-17T17:02:37Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
title Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
spellingShingle Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
da Silva, Lázara Cristina
Educação
Sucesso escolar das comunidade
Participação política
Conceito de Sucesso escolar
title_short Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
title_full Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
title_fullStr Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
title_full_unstemmed Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
title_sort Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
author da Silva, Lázara Cristina
author_facet da Silva, Lázara Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Lázara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sucesso escolar das comunidade
Participação política
Conceito de Sucesso escolar
topic Educação
Sucesso escolar das comunidade
Participação política
Conceito de Sucesso escolar
description Este trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar. Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar.   Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776/699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Lázara Cristina da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Lázara Cristina da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 215-235
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231705415680