Participação e sucesso escolar: construções cotidianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar. Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar. Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group. |
id |
UFU-2_f6bd4f2e914450357563134940115c48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/776 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianasEducaçãoSucesso escolar das comunidadeParticipação políticaConceito de Sucesso escolarEste trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar. Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar. Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/77610.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 215-2351982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776/699Copyright (c) 2016 Lázara Cristina da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Lázara Cristina2023-03-17T17:02:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/776Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-17T17:02:37Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas |
title |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas |
spellingShingle |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas da Silva, Lázara Cristina Educação Sucesso escolar das comunidade Participação política Conceito de Sucesso escolar |
title_short |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas |
title_full |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas |
title_fullStr |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas |
title_full_unstemmed |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas |
title_sort |
Participação e sucesso escolar: construções cotidianas |
author |
da Silva, Lázara Cristina |
author_facet |
da Silva, Lázara Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Lázara Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sucesso escolar das comunidade Participação política Conceito de Sucesso escolar |
topic |
Educação Sucesso escolar das comunidade Participação política Conceito de Sucesso escolar |
description |
Este trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar. Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar. Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776/699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lázara Cristina da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lázara Cristina da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 215-235 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231705415680 |