Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Candido Alberto da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206
Resumo: Esta pesquisa avaliou um projeto de superação do bullying e outras formas de violencia num estabelecimento de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O projeto teve carater transversal, envolvendo atividades predominantemente artisticas. Foram analisados e computados os registros dos livros de ocorrencia antes e depois da execução do projeto, alem de se realizarem entrevistas semiestruturadas e grupos focais com a equipe tecnico-pedagogica, professores, funcionarios e alunos. Os resultados foram muito positivos, ressaltando que uma escola, com poucos recursos, conjugou seus esforcos com criatividade e lideranca, de modo a reduzir sensivelmente a ocorrencia de atos violentos. Foi obtida consciencia significativamente maior em relação ao bullying e como dele proteger-se.
id CESGRAN-1_7a22baf5fe25f7ca37d6f049091fa883
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/206
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experienciaOvercoming School Bullying: evaluation of a school projectSuperando el Acoso en la Escuela: evaluacion de una experienciaEvaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; CurriculoAvaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; CurriculoProject evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; CurriculumEsta pesquisa avaliou um projeto de superação do bullying e outras formas de violencia num estabelecimento de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O projeto teve carater transversal, envolvendo atividades predominantemente artisticas. Foram analisados e computados os registros dos livros de ocorrencia antes e depois da execução do projeto, alem de se realizarem entrevistas semiestruturadas e grupos focais com a equipe tecnico-pedagogica, professores, funcionarios e alunos. Os resultados foram muito positivos, ressaltando que uma escola, com poucos recursos, conjugou seus esforcos com criatividade e lideranca, de modo a reduzir sensivelmente a ocorrencia de atos violentos. Foi obtida consciencia significativamente maior em relação ao bullying e como dele proteger-se.A public primary school located in the Federal District, Brazil, developed a curricular transversal project for overcoming bullying and other kinds of violence, predominantly based on artistic activities. Creativity and leadership were fundamental resources employed, in contrast with simple materials and equipment. Project evaluation research used document analysis and statistics, as well as focal groups with pupils and semi structured interviews with the pedagogical and the administrative staffs. Results revealed that bullying and other forms of violence decreased significantly after the project development. Both the level of awareness on the phenomena and knowledge on how to protect against them increased expressively.Esta investigación evaluo un proyecto de superacion del acoso y otras violencias en una escuela pública primaria del Distrito Federal, Brasil. El proyecto, transversal en relacion al curriculo, incluyo predominantemente actividades artisticas. En la metodologia de evaluacion se analizaron documentos, en particular los libros de ocurrencias, y se realizaron grupos focales con alumnos y entrevistas semiestructuradas con profesores y los equipos pedagogico y administrativo. Los resultados se revelaron muy positivos. Utilizando pocos recursos, la escuela reunio creatividad y liderazgo para desarrollar el proyecto. Como resultado, los reportes de acoso y violencia disminuyeron significativamente, asi como aumento la conciencia de estos fenomenos y de como protegerse contra ellos.Fundação CesgranrioGomes, Wanderlane de Assuncao e SilvaGomes, Candido Alberto da Costa2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/20610.22347/2175-2753v6i16.206Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 16 (2014): Revista Meta: Avaliacao; 29-522175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/206/1310.22347/2175-2753v6i16.206.s13Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-16T19:34:25Zoai:ojs.localhost:article/206Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2015-11-16T19:34:25Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
Overcoming School Bullying: evaluation of a school project
Superando el Acoso en la Escuela: evaluacion de una experiencia
title Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
spellingShingle Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva
Evaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; Curriculo
Avaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; Curriculo
Project evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; Curriculum
title_short Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
title_full Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
title_fullStr Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
title_full_unstemmed Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
title_sort Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
author Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva
author_facet Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva
Gomes, Candido Alberto da Costa
author_role author
author2 Gomes, Candido Alberto da Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva
Gomes, Candido Alberto da Costa
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Evaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; Curriculo
Avaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; Curriculo
Project evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; Curriculum
topic Evaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; Curriculo
Avaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; Curriculo
Project evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; Curriculum
description Esta pesquisa avaliou um projeto de superação do bullying e outras formas de violencia num estabelecimento de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O projeto teve carater transversal, envolvendo atividades predominantemente artisticas. Foram analisados e computados os registros dos livros de ocorrencia antes e depois da execução do projeto, alem de se realizarem entrevistas semiestruturadas e grupos focais com a equipe tecnico-pedagogica, professores, funcionarios e alunos. Os resultados foram muito positivos, ressaltando que uma escola, com poucos recursos, conjugou seus esforcos com criatividade e lideranca, de modo a reduzir sensivelmente a ocorrencia de atos violentos. Foi obtida consciencia significativamente maior em relação ao bullying e como dele proteger-se.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206
10.22347/2175-2753v6i16.206
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v6i16.206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/206/13
10.22347/2175-2753v6i16.206.s13
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 16 (2014): Revista Meta: Avaliacao; 29-52
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673194258432