Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206 |
Resumo: | Esta pesquisa avaliou um projeto de superação do bullying e outras formas de violencia num estabelecimento de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O projeto teve carater transversal, envolvendo atividades predominantemente artisticas. Foram analisados e computados os registros dos livros de ocorrencia antes e depois da execução do projeto, alem de se realizarem entrevistas semiestruturadas e grupos focais com a equipe tecnico-pedagogica, professores, funcionarios e alunos. Os resultados foram muito positivos, ressaltando que uma escola, com poucos recursos, conjugou seus esforcos com criatividade e lideranca, de modo a reduzir sensivelmente a ocorrencia de atos violentos. Foi obtida consciencia significativamente maior em relação ao bullying e como dele proteger-se. |
id |
CESGRAN-1_7a22baf5fe25f7ca37d6f049091fa883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/206 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experienciaOvercoming School Bullying: evaluation of a school projectSuperando el Acoso en la Escuela: evaluacion de una experienciaEvaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; CurriculoAvaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; CurriculoProject evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; CurriculumEsta pesquisa avaliou um projeto de superação do bullying e outras formas de violencia num estabelecimento de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O projeto teve carater transversal, envolvendo atividades predominantemente artisticas. Foram analisados e computados os registros dos livros de ocorrencia antes e depois da execução do projeto, alem de se realizarem entrevistas semiestruturadas e grupos focais com a equipe tecnico-pedagogica, professores, funcionarios e alunos. Os resultados foram muito positivos, ressaltando que uma escola, com poucos recursos, conjugou seus esforcos com criatividade e lideranca, de modo a reduzir sensivelmente a ocorrencia de atos violentos. Foi obtida consciencia significativamente maior em relação ao bullying e como dele proteger-se.A public primary school located in the Federal District, Brazil, developed a curricular transversal project for overcoming bullying and other kinds of violence, predominantly based on artistic activities. Creativity and leadership were fundamental resources employed, in contrast with simple materials and equipment. Project evaluation research used document analysis and statistics, as well as focal groups with pupils and semi structured interviews with the pedagogical and the administrative staffs. Results revealed that bullying and other forms of violence decreased significantly after the project development. Both the level of awareness on the phenomena and knowledge on how to protect against them increased expressively.Esta investigación evaluo un proyecto de superacion del acoso y otras violencias en una escuela pública primaria del Distrito Federal, Brasil. El proyecto, transversal en relacion al curriculo, incluyo predominantemente actividades artisticas. En la metodologia de evaluacion se analizaron documentos, en particular los libros de ocurrencias, y se realizaron grupos focales con alumnos y entrevistas semiestructuradas con profesores y los equipos pedagogico y administrativo. Los resultados se revelaron muy positivos. Utilizando pocos recursos, la escuela reunio creatividad y liderazgo para desarrollar el proyecto. Como resultado, los reportes de acoso y violencia disminuyeron significativamente, asi como aumento la conciencia de estos fenomenos y de como protegerse contra ellos.Fundação CesgranrioGomes, Wanderlane de Assuncao e SilvaGomes, Candido Alberto da Costa2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/20610.22347/2175-2753v6i16.206Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 16 (2014): Revista Meta: Avaliacao; 29-522175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/206/1310.22347/2175-2753v6i16.206.s13Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-16T19:34:25Zoai:ojs.localhost:article/206Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2015-11-16T19:34:25Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia Overcoming School Bullying: evaluation of a school project Superando el Acoso en la Escuela: evaluacion de una experiencia |
title |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia |
spellingShingle |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva Evaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; Curriculo Avaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; Curriculo Project evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; Curriculum |
title_short |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia |
title_full |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia |
title_fullStr |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia |
title_full_unstemmed |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia |
title_sort |
Superação do Bullying na Escola: avaliação de uma experiencia |
author |
Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva |
author_facet |
Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva Gomes, Candido Alberto da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Candido Alberto da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Wanderlane de Assuncao e Silva Gomes, Candido Alberto da Costa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; Curriculo Avaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; Curriculo Project evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; Curriculum |
topic |
Evaluacion de proyecto; Violencia escolar; Acoso escolar; Cultura de paz; Curriculo Avaliação de projeto; Violencia escolar; Bullying; Cultura de paz; Curriculo Project evaluation; School violence; Bullying; Peace culture; Curriculum |
description |
Esta pesquisa avaliou um projeto de superação do bullying e outras formas de violencia num estabelecimento de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O projeto teve carater transversal, envolvendo atividades predominantemente artisticas. Foram analisados e computados os registros dos livros de ocorrencia antes e depois da execução do projeto, alem de se realizarem entrevistas semiestruturadas e grupos focais com a equipe tecnico-pedagogica, professores, funcionarios e alunos. Os resultados foram muito positivos, ressaltando que uma escola, com poucos recursos, conjugou seus esforcos com criatividade e lideranca, de modo a reduzir sensivelmente a ocorrencia de atos violentos. Foi obtida consciencia significativamente maior em relação ao bullying e como dele proteger-se. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206 10.22347/2175-2753v6i16.206 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v6i16.206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/206/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/206/13 10.22347/2175-2753v6i16.206.s13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 16 (2014): Revista Meta: Avaliacao; 29-52 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673194258432 |