Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade. |
id |
FURG-2_e4ed097bd98261a6da9a7b743fb8d2bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8220 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidadePrevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar.BULLYING ESCOLAREste artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/822010.14295/momento.v28i3.8220Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 265-278Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 265-2782316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220/6309Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIMASINELLI-LUZ, ARACI2019-12-18T04:16:33Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8220Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade |
title |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade |
spellingShingle |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar. BULLYING ESCOLAR |
title_short |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade |
title_full |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade |
title_fullStr |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade |
title_full_unstemmed |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade |
title_sort |
Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade |
author |
MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM |
author_facet |
MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM ASINELLI-LUZ, ARACI |
author_role |
author |
author2 |
ASINELLI-LUZ, ARACI |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM ASINELLI-LUZ, ARACI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar. BULLYING ESCOLAR |
topic |
Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar. BULLYING ESCOLAR |
description |
Este artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220 10.14295/momento.v28i3.8220 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i3.8220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220/6309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 265-278 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 265-278 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870803439616 |