Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ASINELLI-LUZ, ARACI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220
Resumo: Este artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade.
id FURG-2_e4ed097bd98261a6da9a7b743fb8d2bd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8220
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidadePrevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar.BULLYING ESCOLAREste artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/822010.14295/momento.v28i3.8220Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 265-278Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 265-2782316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220/6309Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIMASINELLI-LUZ, ARACI2019-12-18T04:16:33Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8220Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
title Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
spellingShingle Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM
Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar.
BULLYING ESCOLAR
title_short Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
title_full Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
title_fullStr Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
title_full_unstemmed Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
title_sort Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade
author MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM
author_facet MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM
ASINELLI-LUZ, ARACI
author_role author
author2 ASINELLI-LUZ, ARACI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM
ASINELLI-LUZ, ARACI
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar.
BULLYING ESCOLAR
topic Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar.
BULLYING ESCOLAR
description Este artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220
10.14295/momento.v28i3.8220
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i3.8220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8220/6309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 265-278
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 265-278
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870803439616