Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Jose Antonio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Silvana Marcia de, Reis, Katarina Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237
Resumo: Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepcoes do bullying no Ensino Medio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrencia de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequencia em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns sao agressoes verbais (75,4%), agressoes emocionais (18,4%) e agressoes fisicas (6,2%). Os investigados consideram legitima a ação do professor para a definicao de direitos e obrigacoes, e para controlar os individuos desviantes.
id CESGRANRIO_bd92dd487c0da70729afd7b543c15ffe
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/237
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino MedioBullying en las clases de Educacion Fisica: la percepcion de los alumnos de enseñanza mediaBullying in Physical Education classes: the perception of studentsEvaluation; School violence; Bullying; GenderAvaliação; Violencia escolar; Bullying; GeneroEvaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero.Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepcoes do bullying no Ensino Medio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrencia de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequencia em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns sao agressoes verbais (75,4%), agressoes emocionais (18,4%) e agressoes fisicas (6,2%). Os investigados consideram legitima a ação do professor para a definicao de direitos e obrigacoes, e para controlar os individuos desviantes.Este estudio evaluativo del contexto escolar tuvo como objetivo examinar las percepciones del bullying en la enseñanza media. Fueron investigados 49 alumnos, entre 17 y 19 años de edad. Los datos confirmaron la ocurrencia de bullying. Los chicos creen que el bullying se produce con mas frecuencia em clases separadas por sexo (69,2%) - el 60,9% de las chicas dicen que el mismo curre con mas frecuencia en las clases mixtas. Las practicas mas comunes son las agresiones verbales (75,4%), emocionales (18,4%) y fisicas (6,2%). Los investigados consideran legitima la accion del maestro para definir los derechos y obligaciones y para controlar a los individuos desviantes.This evaluation study aimed to examine the perceptions of bullying in high school. We investigated 49 students aged 17 to 19 years. These data have confirmed the occurrence of bullying. The boys believe that bullying occurs more frequently in classes separated by gender (69.2%); 60.9% of the girls state that it occurs more often in mixed classes. The most common practices are verbal abuse (75.4%), emotional abuse (18.4%), and physical abuse (6.2%). The students investigated consider legitimate the teacher’s action to defi ne rights and obligations to control deviant individuals.Fundação CesgranrioVianna, Jose AntonioSouza, Silvana Marcia deReis, Katarina Pereira dos2015-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 23, n. 86 (2015): Revista Ensaio Jan./Mar.; 73-931809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237/322Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:11Zoai:ojs.localhost:article/237Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:11Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
Bullying en las clases de Educacion Fisica: la percepcion de los alumnos de enseñanza media
Bullying in Physical Education classes: the perception of students
title Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
spellingShingle Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
Vianna, Jose Antonio
Evaluation; School violence; Bullying; Gender
Avaliação; Violencia escolar; Bullying; Genero
Evaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero.
title_short Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
title_full Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
title_fullStr Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
title_full_unstemmed Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
title_sort Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
author Vianna, Jose Antonio
author_facet Vianna, Jose Antonio
Souza, Silvana Marcia de
Reis, Katarina Pereira dos
author_role author
author2 Souza, Silvana Marcia de
Reis, Katarina Pereira dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Jose Antonio
Souza, Silvana Marcia de
Reis, Katarina Pereira dos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation; School violence; Bullying; Gender
Avaliação; Violencia escolar; Bullying; Genero
Evaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero.
topic Evaluation; School violence; Bullying; Gender
Avaliação; Violencia escolar; Bullying; Genero
Evaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero.
description Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepcoes do bullying no Ensino Medio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrencia de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequencia em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns sao agressoes verbais (75,4%), agressoes emocionais (18,4%) e agressoes fisicas (6,2%). Os investigados consideram legitima a ação do professor para a definicao de direitos e obrigacoes, e para controlar os individuos desviantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 23, n. 86 (2015): Revista Ensaio Jan./Mar.; 73-93
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032287948800