Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237 |
Resumo: | Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepcoes do bullying no Ensino Medio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrencia de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequencia em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns sao agressoes verbais (75,4%), agressoes emocionais (18,4%) e agressoes fisicas (6,2%). Os investigados consideram legitima a ação do professor para a definicao de direitos e obrigacoes, e para controlar os individuos desviantes. |
id |
CESGRANRIO_bd92dd487c0da70729afd7b543c15ffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/237 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino MedioBullying en las clases de Educacion Fisica: la percepcion de los alumnos de enseñanza mediaBullying in Physical Education classes: the perception of studentsEvaluation; School violence; Bullying; GenderAvaliação; Violencia escolar; Bullying; GeneroEvaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero.Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepcoes do bullying no Ensino Medio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrencia de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequencia em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns sao agressoes verbais (75,4%), agressoes emocionais (18,4%) e agressoes fisicas (6,2%). Os investigados consideram legitima a ação do professor para a definicao de direitos e obrigacoes, e para controlar os individuos desviantes.Este estudio evaluativo del contexto escolar tuvo como objetivo examinar las percepciones del bullying en la enseñanza media. Fueron investigados 49 alumnos, entre 17 y 19 años de edad. Los datos confirmaron la ocurrencia de bullying. Los chicos creen que el bullying se produce con mas frecuencia em clases separadas por sexo (69,2%) - el 60,9% de las chicas dicen que el mismo curre con mas frecuencia en las clases mixtas. Las practicas mas comunes son las agresiones verbales (75,4%), emocionales (18,4%) y fisicas (6,2%). Los investigados consideran legitima la accion del maestro para definir los derechos y obligaciones y para controlar a los individuos desviantes.This evaluation study aimed to examine the perceptions of bullying in high school. We investigated 49 students aged 17 to 19 years. These data have confirmed the occurrence of bullying. The boys believe that bullying occurs more frequently in classes separated by gender (69.2%); 60.9% of the girls state that it occurs more often in mixed classes. The most common practices are verbal abuse (75.4%), emotional abuse (18.4%), and physical abuse (6.2%). The students investigated consider legitimate the teacher’s action to defi ne rights and obligations to control deviant individuals.Fundação CesgranrioVianna, Jose AntonioSouza, Silvana Marcia deReis, Katarina Pereira dos2015-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 23, n. 86 (2015): Revista Ensaio Jan./Mar.; 73-931809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237/322Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:11Zoai:ojs.localhost:article/237Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:11Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio Bullying en las clases de Educacion Fisica: la percepcion de los alumnos de enseñanza media Bullying in Physical Education classes: the perception of students |
title |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio |
spellingShingle |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio Vianna, Jose Antonio Evaluation; School violence; Bullying; Gender Avaliação; Violencia escolar; Bullying; Genero Evaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero. |
title_short |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio |
title_full |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio |
title_fullStr |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio |
title_full_unstemmed |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio |
title_sort |
Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio |
author |
Vianna, Jose Antonio |
author_facet |
Vianna, Jose Antonio Souza, Silvana Marcia de Reis, Katarina Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Silvana Marcia de Reis, Katarina Pereira dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Jose Antonio Souza, Silvana Marcia de Reis, Katarina Pereira dos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evaluation; School violence; Bullying; Gender Avaliação; Violencia escolar; Bullying; Genero Evaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero. |
topic |
Evaluation; School violence; Bullying; Gender Avaliação; Violencia escolar; Bullying; Genero Evaluacion. Violencia escolar. Bullying. Genero. |
description |
Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepcoes do bullying no Ensino Medio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrencia de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequencia em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns sao agressoes verbais (75,4%), agressoes emocionais (18,4%) e agressoes fisicas (6,2%). Os investigados consideram legitima a ação do professor para a definicao de direitos e obrigacoes, e para controlar os individuos desviantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/237/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 23, n. 86 (2015): Revista Ensaio Jan./Mar.; 73-93 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032287948800 |