Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardenas, Alfredo Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma dinâmica de avaliação alternativa de prova teorica/escrita. Trata-se, fundamentalmente, de uma atividade pedagogica em que os alunos, agrupados em duplas, constroem as perguntas de uma prova teorica, respondem as perguntas de outros alunos, avaliam as respostas às suas perguntas e, tambem, sao avaliados pelas perguntas construidas. A dinâmica avaliativa foi aplicada na disciplina de Gestao da Inovação, em um curso de graduação, em uma IES pública do sul do pais. Criatividade na forma de construção das perguntas e a utilidade do seu conteúdo sao os parâmetros estabelecidos para avaliar os participantes da atividade. Todos os passos da criação e aplicação da dinâmica avaliativa sao relatados no texto, alem de sugestoes de variação da atividade.
id CESGRAN-1_7a9dc48e20041190865f626858c9ef89
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1649
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superiorAvaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita.Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma dinâmica de avaliação alternativa de prova teorica/escrita. Trata-se, fundamentalmente, de uma atividade pedagogica em que os alunos, agrupados em duplas, constroem as perguntas de uma prova teorica, respondem as perguntas de outros alunos, avaliam as respostas às suas perguntas e, tambem, sao avaliados pelas perguntas construidas. A dinâmica avaliativa foi aplicada na disciplina de Gestao da Inovação, em um curso de graduação, em uma IES pública do sul do pais. Criatividade na forma de construção das perguntas e a utilidade do seu conteúdo sao os parâmetros estabelecidos para avaliar os participantes da atividade. Todos os passos da criação e aplicação da dinâmica avaliativa sao relatados no texto, alem de sugestoes de variação da atividade.Fundação CesgranrioCardenas, Alfredo Ribeiro2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/164910.22347/2175-2753v10i30.1649Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 692-7072175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T19:17:14Zoai:ojs.localhost:article/1649Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-12-19T19:17:14Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
title Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
spellingShingle Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
Cardenas, Alfredo Ribeiro
Avaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita.
title_short Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
title_full Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
title_fullStr Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
title_full_unstemmed Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
title_sort Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
author Cardenas, Alfredo Ribeiro
author_facet Cardenas, Alfredo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardenas, Alfredo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita.
topic Avaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita.
description Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma dinâmica de avaliação alternativa de prova teorica/escrita. Trata-se, fundamentalmente, de uma atividade pedagogica em que os alunos, agrupados em duplas, constroem as perguntas de uma prova teorica, respondem as perguntas de outros alunos, avaliam as respostas às suas perguntas e, tambem, sao avaliados pelas perguntas construidas. A dinâmica avaliativa foi aplicada na disciplina de Gestao da Inovação, em um curso de graduação, em uma IES pública do sul do pais. Criatividade na forma de construção das perguntas e a utilidade do seu conteúdo sao os parâmetros estabelecidos para avaliar os participantes da atividade. Todos os passos da criação e aplicação da dinâmica avaliativa sao relatados no texto, alem de sugestoes de variação da atividade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649
10.22347/2175-2753v10i30.1649
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i30.1649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 692-707
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672309260288