Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma dinâmica de avaliação alternativa de prova teorica/escrita. Trata-se, fundamentalmente, de uma atividade pedagogica em que os alunos, agrupados em duplas, constroem as perguntas de uma prova teorica, respondem as perguntas de outros alunos, avaliam as respostas às suas perguntas e, tambem, sao avaliados pelas perguntas construidas. A dinâmica avaliativa foi aplicada na disciplina de Gestao da Inovação, em um curso de graduação, em uma IES pública do sul do pais. Criatividade na forma de construção das perguntas e a utilidade do seu conteúdo sao os parâmetros estabelecidos para avaliar os participantes da atividade. Todos os passos da criação e aplicação da dinâmica avaliativa sao relatados no texto, alem de sugestoes de variação da atividade. |
id |
CESGRAN-1_7a9dc48e20041190865f626858c9ef89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1649 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superiorAvaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita.Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma dinâmica de avaliação alternativa de prova teorica/escrita. Trata-se, fundamentalmente, de uma atividade pedagogica em que os alunos, agrupados em duplas, constroem as perguntas de uma prova teorica, respondem as perguntas de outros alunos, avaliam as respostas às suas perguntas e, tambem, sao avaliados pelas perguntas construidas. A dinâmica avaliativa foi aplicada na disciplina de Gestao da Inovação, em um curso de graduação, em uma IES pública do sul do pais. Criatividade na forma de construção das perguntas e a utilidade do seu conteúdo sao os parâmetros estabelecidos para avaliar os participantes da atividade. Todos os passos da criação e aplicação da dinâmica avaliativa sao relatados no texto, alem de sugestoes de variação da atividade.Fundação CesgranrioCardenas, Alfredo Ribeiro2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/164910.22347/2175-2753v10i30.1649Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 692-7072175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T19:17:14Zoai:ojs.localhost:article/1649Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-12-19T19:17:14Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior |
title |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior |
spellingShingle |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior Cardenas, Alfredo Ribeiro Avaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita. |
title_short |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior |
title_full |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior |
title_fullStr |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior |
title_sort |
Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior |
author |
Cardenas, Alfredo Ribeiro |
author_facet |
Cardenas, Alfredo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardenas, Alfredo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita. |
topic |
Avaliação, Metodologia ativa; Prova teorica/escrita. |
description |
Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma dinâmica de avaliação alternativa de prova teorica/escrita. Trata-se, fundamentalmente, de uma atividade pedagogica em que os alunos, agrupados em duplas, constroem as perguntas de uma prova teorica, respondem as perguntas de outros alunos, avaliam as respostas às suas perguntas e, tambem, sao avaliados pelas perguntas construidas. A dinâmica avaliativa foi aplicada na disciplina de Gestao da Inovação, em um curso de graduação, em uma IES pública do sul do pais. Criatividade na forma de construção das perguntas e a utilidade do seu conteúdo sao os parâmetros estabelecidos para avaliar os participantes da atividade. Todos os passos da criação e aplicação da dinâmica avaliativa sao relatados no texto, alem de sugestoes de variação da atividade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649 10.22347/2175-2753v10i30.1649 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v10i30.1649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1649/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 692-707 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672309260288 |