Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Everton
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852
Resumo: Entender as questoes que sustentam o processo avaliativo no Ensino Medio Politecnico como mecanismos de qualificação e conservação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de garantir ao educando um momento de satisfação, dedicação e colaboração, foi o objetivo deste trabalho. A metodologia abordada nesta pesquisa foi de cunho exploratorio do tipo estudo de caso, considerando-se um grupo de professores, fundamenta-se por principios da pesquisa por triangulação de metodos. Para a coleta de dados, utilizou-se a tecnica de observação, conversacoes e um questionario semiestruturado. A analise dos dados buscou uma aproximação com o referencial da hermeneutica-dialetica, dividindo-se em passos para manter a integra da analise. Averiguou-se que os professores buscam um processo avaliativo emancipatorio, valorizando a formação para interligar as transformacoes dos processos de ensino e aprendizagem como fenômenos sociais historicamente e culturalmente determinados e necessarios a formação do estudante.
id CESGRAN-1_80de3fa2c865d8a7521f4d1bfe0c3606
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/852
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagemAvaliação; EducaçãoEntender as questoes que sustentam o processo avaliativo no Ensino Medio Politecnico como mecanismos de qualificação e conservação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de garantir ao educando um momento de satisfação, dedicação e colaboração, foi o objetivo deste trabalho. A metodologia abordada nesta pesquisa foi de cunho exploratorio do tipo estudo de caso, considerando-se um grupo de professores, fundamenta-se por principios da pesquisa por triangulação de metodos. Para a coleta de dados, utilizou-se a tecnica de observação, conversacoes e um questionario semiestruturado. A analise dos dados buscou uma aproximação com o referencial da hermeneutica-dialetica, dividindo-se em passos para manter a integra da analise. Averiguou-se que os professores buscam um processo avaliativo emancipatorio, valorizando a formação para interligar as transformacoes dos processos de ensino e aprendizagem como fenômenos sociais historicamente e culturalmente determinados e necessarios a formação do estudante.Fundação CesgranrioBedin, EvertonDel Pino, Jose Claudio2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/85210.22347/2175-2753v7i21.852Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 382-4022175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdfAmericasProfessores da Educação pública gaúcha.Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:40Zoai:ojs.localhost:article/852Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
title Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
spellingShingle Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
Bedin, Everton
Avaliação; Educação
title_short Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
title_full Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
title_fullStr Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
title_sort Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
author Bedin, Everton
author_facet Bedin, Everton
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Everton
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação
topic Avaliação; Educação
description Entender as questoes que sustentam o processo avaliativo no Ensino Medio Politecnico como mecanismos de qualificação e conservação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de garantir ao educando um momento de satisfação, dedicação e colaboração, foi o objetivo deste trabalho. A metodologia abordada nesta pesquisa foi de cunho exploratorio do tipo estudo de caso, considerando-se um grupo de professores, fundamenta-se por principios da pesquisa por triangulação de metodos. Para a coleta de dados, utilizou-se a tecnica de observação, conversacoes e um questionario semiestruturado. A analise dos dados buscou uma aproximação com o referencial da hermeneutica-dialetica, dividindo-se em passos para manter a integra da analise. Averiguou-se que os professores buscam um processo avaliativo emancipatorio, valorizando a formação para interligar as transformacoes dos processos de ensino e aprendizagem como fenômenos sociais historicamente e culturalmente determinados e necessarios a formação do estudante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852
10.22347/2175-2753v7i21.852
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i21.852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas

Professores da Educação pública gaúcha.
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 382-402
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671814332416