Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852 |
Resumo: | Entender as questoes que sustentam o processo avaliativo no Ensino Medio Politecnico como mecanismos de qualificação e conservação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de garantir ao educando um momento de satisfação, dedicação e colaboração, foi o objetivo deste trabalho. A metodologia abordada nesta pesquisa foi de cunho exploratorio do tipo estudo de caso, considerando-se um grupo de professores, fundamenta-se por principios da pesquisa por triangulação de metodos. Para a coleta de dados, utilizou-se a tecnica de observação, conversacoes e um questionario semiestruturado. A analise dos dados buscou uma aproximação com o referencial da hermeneutica-dialetica, dividindo-se em passos para manter a integra da analise. Averiguou-se que os professores buscam um processo avaliativo emancipatorio, valorizando a formação para interligar as transformacoes dos processos de ensino e aprendizagem como fenômenos sociais historicamente e culturalmente determinados e necessarios a formação do estudante. |
id |
CESGRAN-1_80de3fa2c865d8a7521f4d1bfe0c3606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/852 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagemAvaliação; EducaçãoEntender as questoes que sustentam o processo avaliativo no Ensino Medio Politecnico como mecanismos de qualificação e conservação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de garantir ao educando um momento de satisfação, dedicação e colaboração, foi o objetivo deste trabalho. A metodologia abordada nesta pesquisa foi de cunho exploratorio do tipo estudo de caso, considerando-se um grupo de professores, fundamenta-se por principios da pesquisa por triangulação de metodos. Para a coleta de dados, utilizou-se a tecnica de observação, conversacoes e um questionario semiestruturado. A analise dos dados buscou uma aproximação com o referencial da hermeneutica-dialetica, dividindo-se em passos para manter a integra da analise. Averiguou-se que os professores buscam um processo avaliativo emancipatorio, valorizando a formação para interligar as transformacoes dos processos de ensino e aprendizagem como fenômenos sociais historicamente e culturalmente determinados e necessarios a formação do estudante.Fundação CesgranrioBedin, EvertonDel Pino, Jose Claudio2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/85210.22347/2175-2753v7i21.852Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 382-4022175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdfAmericasProfessores da Educação pública gaúcha.Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:40Zoai:ojs.localhost:article/852Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem |
title |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem Bedin, Everton Avaliação; Educação |
title_short |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem |
title_full |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Um Estudo sobre a Avaliação no Ensino Medio Politecnico: abordando a questao emancipatoria para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem |
author |
Bedin, Everton |
author_facet |
Bedin, Everton Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedin, Everton Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação |
topic |
Avaliação; Educação |
description |
Entender as questoes que sustentam o processo avaliativo no Ensino Medio Politecnico como mecanismos de qualificação e conservação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de garantir ao educando um momento de satisfação, dedicação e colaboração, foi o objetivo deste trabalho. A metodologia abordada nesta pesquisa foi de cunho exploratorio do tipo estudo de caso, considerando-se um grupo de professores, fundamenta-se por principios da pesquisa por triangulação de metodos. Para a coleta de dados, utilizou-se a tecnica de observação, conversacoes e um questionario semiestruturado. A analise dos dados buscou uma aproximação com o referencial da hermeneutica-dialetica, dividindo-se em passos para manter a integra da analise. Averiguou-se que os professores buscam um processo avaliativo emancipatorio, valorizando a formação para interligar as transformacoes dos processos de ensino e aprendizagem como fenômenos sociais historicamente e culturalmente determinados e necessarios a formação do estudante. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852 10.22347/2175-2753v7i21.852 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i21.852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/852/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas Professores da Educação pública gaúcha. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 382-402 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671814332416 |