Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário dos Santos, André Luis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686
Resumo: Para enfrentar os atuais desafios da educação profissional, o Senac estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), visando promover a formação profissional técnica articulada com o ensino médio. Este convênio, situado no âmbito do programa Dupla Escola, teve como finalidade a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem permanente, contemplando o seu desenvolvimento para atuar como cidadão do mundo globalizado. O presente estudo buscou avaliar a implementação deste currículo integrado, que articulou o ensino médio e o curso Técnico em Logística. Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico específico, foi construído um Quadro de Categorias Avaliativas, do qual derivou-se o instrumento que ponderou a concordância do corpo docente com a integração realizada por meio de suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam um nível elevado de aceitação entre os docentes pesquisados, os quais contribuíram para a efetivação do Programa Dupla Escola.
id CESGRAN-1_94227f65034569910f22cd65547e14b0
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3686
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla EscolaPara enfrentar os atuais desafios da educação profissional, o Senac estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), visando promover a formação profissional técnica articulada com o ensino médio. Este convênio, situado no âmbito do programa Dupla Escola, teve como finalidade a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem permanente, contemplando o seu desenvolvimento para atuar como cidadão do mundo globalizado. O presente estudo buscou avaliar a implementação deste currículo integrado, que articulou o ensino médio e o curso Técnico em Logística. Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico específico, foi construído um Quadro de Categorias Avaliativas, do qual derivou-se o instrumento que ponderou a concordância do corpo docente com a integração realizada por meio de suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam um nível elevado de aceitação entre os docentes pesquisados, os quais contribuíram para a efetivação do Programa Dupla Escola.Fundação CesgranrioRosário dos Santos, André LuisVilarinho, Lúcia Regina Goulart2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/368610.22347/2175-2753v13i40.3686Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 571-5962175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686/pdfDireitos autorais 2021 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:20:48Zoai:ojs.localhost:article/3686Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-10-01T19:20:48Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
title Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
spellingShingle Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
Rosário dos Santos, André Luis
title_short Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
title_full Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
title_fullStr Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
title_full_unstemmed Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
title_sort Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
author Rosário dos Santos, André Luis
author_facet Rosário dos Santos, André Luis
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
author_role author
author2 Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário dos Santos, André Luis
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
dc.subject.none.fl_str_mv
description Para enfrentar os atuais desafios da educação profissional, o Senac estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), visando promover a formação profissional técnica articulada com o ensino médio. Este convênio, situado no âmbito do programa Dupla Escola, teve como finalidade a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem permanente, contemplando o seu desenvolvimento para atuar como cidadão do mundo globalizado. O presente estudo buscou avaliar a implementação deste currículo integrado, que articulou o ensino médio e o curso Técnico em Logística. Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico específico, foi construído um Quadro de Categorias Avaliativas, do qual derivou-se o instrumento que ponderou a concordância do corpo docente com a integração realizada por meio de suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam um nível elevado de aceitação entre os docentes pesquisados, os quais contribuíram para a efetivação do Programa Dupla Escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686
10.22347/2175-2753v13i40.3686
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v13i40.3686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 571-596
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672300871680