Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686 |
Resumo: | Para enfrentar os atuais desafios da educação profissional, o Senac estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), visando promover a formação profissional técnica articulada com o ensino médio. Este convênio, situado no âmbito do programa Dupla Escola, teve como finalidade a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem permanente, contemplando o seu desenvolvimento para atuar como cidadão do mundo globalizado. O presente estudo buscou avaliar a implementação deste currículo integrado, que articulou o ensino médio e o curso Técnico em Logística. Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico específico, foi construído um Quadro de Categorias Avaliativas, do qual derivou-se o instrumento que ponderou a concordância do corpo docente com a integração realizada por meio de suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam um nível elevado de aceitação entre os docentes pesquisados, os quais contribuíram para a efetivação do Programa Dupla Escola. |
id |
CESGRAN-1_94227f65034569910f22cd65547e14b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3686 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla EscolaPara enfrentar os atuais desafios da educação profissional, o Senac estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), visando promover a formação profissional técnica articulada com o ensino médio. Este convênio, situado no âmbito do programa Dupla Escola, teve como finalidade a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem permanente, contemplando o seu desenvolvimento para atuar como cidadão do mundo globalizado. O presente estudo buscou avaliar a implementação deste currículo integrado, que articulou o ensino médio e o curso Técnico em Logística. Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico específico, foi construído um Quadro de Categorias Avaliativas, do qual derivou-se o instrumento que ponderou a concordância do corpo docente com a integração realizada por meio de suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam um nível elevado de aceitação entre os docentes pesquisados, os quais contribuíram para a efetivação do Programa Dupla Escola.Fundação CesgranrioRosário dos Santos, André LuisVilarinho, Lúcia Regina Goulart2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/368610.22347/2175-2753v13i40.3686Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 571-5962175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686/pdfDireitos autorais 2021 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:20:48Zoai:ojs.localhost:article/3686Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-10-01T19:20:48Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola |
title |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola |
spellingShingle |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola Rosário dos Santos, André Luis |
title_short |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola |
title_full |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola |
title_fullStr |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola |
title_full_unstemmed |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola |
title_sort |
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola |
author |
Rosário dos Santos, André Luis |
author_facet |
Rosário dos Santos, André Luis Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
author_role |
author |
author2 |
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário dos Santos, André Luis Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Para enfrentar os atuais desafios da educação profissional, o Senac estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), visando promover a formação profissional técnica articulada com o ensino médio. Este convênio, situado no âmbito do programa Dupla Escola, teve como finalidade a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem permanente, contemplando o seu desenvolvimento para atuar como cidadão do mundo globalizado. O presente estudo buscou avaliar a implementação deste currículo integrado, que articulou o ensino médio e o curso Técnico em Logística. Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico específico, foi construído um Quadro de Categorias Avaliativas, do qual derivou-se o instrumento que ponderou a concordância do corpo docente com a integração realizada por meio de suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam um nível elevado de aceitação entre os docentes pesquisados, os quais contribuíram para a efetivação do Programa Dupla Escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686 10.22347/2175-2753v13i40.3686 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v13i40.3686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3686/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 40 (2021): Revista Meta: Avaliação Jul./Set; 571-596 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672300871680 |