Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonca, Luiza de Sousa Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aguiar, Natalia Morais Correa Borges, Dopcke, Rosa Neira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1728
Resumo: O presente artigo aborda a experiencia do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepcao de Curriculo por competencias. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competencias e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerario formativo atinente à profissao do MN, para o exercicio de tarefas, atividades e funcoes da Forca. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendario unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e desenvolvida uma sistematica de avaliação que possibilite avaliar as competencias delineadas no curriculo por meio de provas padronizadas. Serao apresentados os resultados do desempenho academico dos alunos das quatro EAM e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, apos  implementadas acoes em busca de uma formação continua e progressiva.
id CESGRAN-1_9f27214d4298f9f04d65240fbba49c76
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1728
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competênciasCurriculo; AvaliaçãoO presente artigo aborda a experiencia do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepcao de Curriculo por competencias. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competencias e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerario formativo atinente à profissao do MN, para o exercicio de tarefas, atividades e funcoes da Forca. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendario unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e desenvolvida uma sistematica de avaliação que possibilite avaliar as competencias delineadas no curriculo por meio de provas padronizadas. Serao apresentados os resultados do desempenho academico dos alunos das quatro EAM e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, apos  implementadas acoes em busca de uma formação continua e progressiva.Fundação CesgranrioMendonca, Luiza de Sousa Ferreira deAguiar, Natalia Morais Correa BorgesDopcke, Rosa Neira2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/172810.22347/2175-2753v10i30.1728Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 638-6602175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1728/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T19:17:14Zoai:ojs.localhost:article/1728Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-12-19T19:17:14Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
title Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
spellingShingle Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
Mendonca, Luiza de Sousa Ferreira de
Curriculo; Avaliação
title_short Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
title_full Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
title_fullStr Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
title_full_unstemmed Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
title_sort Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
author Mendonca, Luiza de Sousa Ferreira de
author_facet Mendonca, Luiza de Sousa Ferreira de
Aguiar, Natalia Morais Correa Borges
Dopcke, Rosa Neira
author_role author
author2 Aguiar, Natalia Morais Correa Borges
Dopcke, Rosa Neira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonca, Luiza de Sousa Ferreira de
Aguiar, Natalia Morais Correa Borges
Dopcke, Rosa Neira
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculo; Avaliação
topic Curriculo; Avaliação
description O presente artigo aborda a experiencia do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepcao de Curriculo por competencias. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competencias e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerario formativo atinente à profissao do MN, para o exercicio de tarefas, atividades e funcoes da Forca. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendario unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e desenvolvida uma sistematica de avaliação que possibilite avaliar as competencias delineadas no curriculo por meio de provas padronizadas. Serao apresentados os resultados do desempenho academico dos alunos das quatro EAM e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, apos  implementadas acoes em busca de uma formação continua e progressiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1728
10.22347/2175-2753v10i30.1728
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1728
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i30.1728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1728/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 638-660
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671819575296