Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1728 |
Resumo: | O presente artigo aborda a experiencia do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepcao de Curriculo por competencias. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competencias e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerario formativo atinente à profissao do MN, para o exercicio de tarefas, atividades e funcoes da Forca. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendario unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e desenvolvida uma sistematica de avaliação que possibilite avaliar as competencias delineadas no curriculo por meio de provas padronizadas. Serao apresentados os resultados do desempenho academico dos alunos das quatro EAM e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, apos implementadas acoes em busca de uma formação continua e progressiva. |
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Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competênciasCurriculo; AvaliaçãoO presente artigo aborda a experiencia do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepcao de Curriculo por competencias. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competencias e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerario formativo atinente à profissao do MN, para o exercicio de tarefas, atividades e funcoes da Forca. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendario unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e desenvolvida uma sistematica de avaliação que possibilite avaliar as competencias delineadas no curriculo por meio de provas padronizadas. Serao apresentados os resultados do desempenho academico dos alunos das quatro EAM e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, apos implementadas acoes em busca de uma formação continua e progressiva.Fundação CesgranrioMendonca, Luiza de Sousa Ferreira deAguiar, Natalia Morais Correa BorgesDopcke, Rosa Neira2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/172810.22347/2175-2753v10i30.1728Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 638-6602175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1728/pdfDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T19:17:14Zoai:ojs.localhost:article/1728Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-12-19T19:17:14Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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