Políticas de avaliação do Ensino Naval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844748
Resumo: O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação do ensino naval e analisa contribuições de uma experiência de avaliação institucional na Marinha do Brasil. São analisadas as contribuições da Metodologia de Avaliação do Sistema de Ensino Naval, numa perspectiva comparativa dos resultados alcançados em três anos de sua implementação no Centro de Instituição Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). A pesquisa analisa a avaliação institucional e os conceitos de meta-avaliação e de “cultura de avaliação” e sua fundamentação teórica são estudos de Penna Firme e Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) e Ristoff (1996, 2000). A partir das análises feitas, concluímos que a qualidade do ensino naval tem melhorado com o alcance progressivo de pontuações mais elevadas e verificamos que reuniões para discussão dos assuntos referentes à avaliação tornaram-se mais frequentes na organização de ensino, nas quais foram estabelecidas metas para a melhoria contínua em busca da excelência. Esta pesquisa abre caminhos para a construção de novos modelos de avaliação institucional, adaptados às distintas realidades acadêmicas.
id MB_cae042d6c6cbb971982a235f1de7e681
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844748
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges deLins, Maria Judith Sucupira da Costa2020-09-28T17:24:52Z2020-09-28T17:24:52Z20130104-40361809-4465http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844748O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação do ensino naval e analisa contribuições de uma experiência de avaliação institucional na Marinha do Brasil. São analisadas as contribuições da Metodologia de Avaliação do Sistema de Ensino Naval, numa perspectiva comparativa dos resultados alcançados em três anos de sua implementação no Centro de Instituição Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). A pesquisa analisa a avaliação institucional e os conceitos de meta-avaliação e de “cultura de avaliação” e sua fundamentação teórica são estudos de Penna Firme e Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) e Ristoff (1996, 2000). A partir das análises feitas, concluímos que a qualidade do ensino naval tem melhorado com o alcance progressivo de pontuações mais elevadas e verificamos que reuniões para discussão dos assuntos referentes à avaliação tornaram-se mais frequentes na organização de ensino, nas quais foram estabelecidas metas para a melhoria contínua em busca da excelência. Esta pesquisa abre caminhos para a construção de novos modelos de avaliação institucional, adaptados às distintas realidades acadêmicas.This article is a case study on evaluation of Navy Education and analyzses contributions of an institutional evaluation experience in the Brazilian Navy. It analyzes the contributions of Evaluation Methodology of the Naval Education System, a comparative perspective of the results achieved within three years of its implementation in CIASC. The research analyzes the institutional evaluation and meta-evaluation concepts and “evaluation culture” and its theoretical studies are Penna Firme and Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) and Ristoff (1996, 2000). Data show that the quality of teaching has improved with progressively higher scores and it was found that meetings to discuss issues relating to evaluation have become more frequent in the organization of teaching, in which targets were set for continuous improvement in pursuit of excellence. This research opens the way for the construction of new models of institutional assessment, tailored to different academic realities.porRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoMeta-avaliaçãoEnsino NavalPolíticas de avaliação do Ensino NavalPolicy evaluation of naval educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTArtigo-Ensaio_Natalia2.pdf.txtArtigo-Ensaio_Natalia2.pdf.txtExtracted texttext/plain38758https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844748/2/Artigo-Ensaio_Natalia2.pdf.txt52bd593d3a292df9ac88d2b6d0b7d8faMD52THUMBNAILArtigo-Ensaio_Natalia2.pdf.jpgArtigo-Ensaio_Natalia2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1811https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844748/3/Artigo-Ensaio_Natalia2.pdf.jpga76db0eab753809b17968735bb5ac209MD53ORIGINALArtigo-Ensaio_Natalia2.pdfArtigo-Ensaio_Natalia2.pdfapplication/pdf132331https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844748/1/Artigo-Ensaio_Natalia2.pdf0ef4f0416e1d4d22eb7dc769489ede7bMD51ripcmb/8447482022-09-22 15:28:58.589oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844748Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-22T18:28:58Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de avaliação do Ensino Naval
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Policy evaluation of naval education
title Políticas de avaliação do Ensino Naval
spellingShingle Políticas de avaliação do Ensino Naval
Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Meta-avaliação
Ensino Naval
title_short Políticas de avaliação do Ensino Naval
title_full Políticas de avaliação do Ensino Naval
title_fullStr Políticas de avaliação do Ensino Naval
title_full_unstemmed Políticas de avaliação do Ensino Naval
title_sort Políticas de avaliação do Ensino Naval
author Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
author_facet Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
author_role author
author2 Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Meta-avaliação
Ensino Naval
topic Meta-avaliação
Ensino Naval
description O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação do ensino naval e analisa contribuições de uma experiência de avaliação institucional na Marinha do Brasil. São analisadas as contribuições da Metodologia de Avaliação do Sistema de Ensino Naval, numa perspectiva comparativa dos resultados alcançados em três anos de sua implementação no Centro de Instituição Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). A pesquisa analisa a avaliação institucional e os conceitos de meta-avaliação e de “cultura de avaliação” e sua fundamentação teórica são estudos de Penna Firme e Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) e Ristoff (1996, 2000). A partir das análises feitas, concluímos que a qualidade do ensino naval tem melhorado com o alcance progressivo de pontuações mais elevadas e verificamos que reuniões para discussão dos assuntos referentes à avaliação tornaram-se mais frequentes na organização de ensino, nas quais foram estabelecidas metas para a melhoria contínua em busca da excelência. Esta pesquisa abre caminhos para a construção de novos modelos de avaliação institucional, adaptados às distintas realidades acadêmicas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T17:24:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28T17:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844748
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4036
1809-4465
identifier_str_mv 0104-4036
1809-4465
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844748/2/Artigo-Ensaio_Natalia2.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844748/3/Artigo-Ensaio_Natalia2.pdf.jpg
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844748/1/Artigo-Ensaio_Natalia2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52bd593d3a292df9ac88d2b6d0b7d8fa
a76db0eab753809b17968735bb5ac209
0ef4f0416e1d4d22eb7dc769489ede7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1813189025017626624