Meta-avaliação: caminhos para o aperfeiçoamento de práticas avaliativas no Sistema de Ensino Naval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844742
Resumo: Esta tese consiste em uma pesquisa sobre a avaliação concernente ao ensino na Marinha do Brasil (MB), que não se encontra incluída no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mas possui uma metodologia de avaliação do Sistema de Ensino Naval (SEN), elaborada em 2005 e utilizada como ferramenta para aferir a qualidade da formação de militares e dos estabelecimentos de ensino. O aperfeiçoamento de práticas avaliativas na MB tem sido impulsionado por estudos e pesquisas sobre meta-avaliação. O presente estudo analisa as contribuições da avaliação do processo ensino-aprendizagem para as revisões curriculares dos cursos conduzidos em dois Centros de Instrução, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA). O fundamento teórico da tese está na obra dos autores: Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Dias Sobrinho (2003) e nos estudos do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE), apresentados por Yarbrough et al (2011),e de Elliot (2011) para o tema meta-avaliação. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, uma meta-avaliação,em conjunto com a metodologia de pesquisa-ação. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com pedagogas que atuam na supervisão e condução da avaliação dos cursos de praças do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e análise documental. Esses dados revelam que as alterações e revisões curriculares são propostas com poucos subsídios oriundos dos relatórios de avaliação. Ainda não há uma estreita relação entre a aferição da qualidade da formação, por meio da avaliação pós-escolar, e as revisões curriculares dos cursos avaliados. Na pesquisa-ação, durante o programa experimental de capacitação de avaliadores, foi possível discutir estratégias e reunir informações úteis para que sejam repensados os processos avaliativos vigentes na MB. Os resultados da intervenção, por meio da capacitação dos envolvidos no processo avaliativo, reforçam a importância de se melhorar a condução da avaliação pós-escolar e de se rever os procedimentos instituídos, com base nos padrões de referência para uma avaliação de qualidade –utilidade, viabilidade, ética e precisão. A conclusão resultante dessa pesquisa é queo preparo dos avaliadores contribuiu para uma maior participação e comprometimento das OM responsáveis pela avaliação dos estagiários, para a redução de erros no preenchimento dos instrumentos avaliativos e de envio destes fora do prazo, bem como deu oportunidade de refletir sobre o conhecimento e a prática de avaliar e de meta-avaliação, não só na Marinha do Brasil, como nas demais instituições civis e militares.
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O aperfeiçoamento de práticas avaliativas na MB tem sido impulsionado por estudos e pesquisas sobre meta-avaliação. O presente estudo analisa as contribuições da avaliação do processo ensino-aprendizagem para as revisões curriculares dos cursos conduzidos em dois Centros de Instrução, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA). O fundamento teórico da tese está na obra dos autores: Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Dias Sobrinho (2003) e nos estudos do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE), apresentados por Yarbrough et al (2011),e de Elliot (2011) para o tema meta-avaliação. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, uma meta-avaliação,em conjunto com a metodologia de pesquisa-ação. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com pedagogas que atuam na supervisão e condução da avaliação dos cursos de praças do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e análise documental. Esses dados revelam que as alterações e revisões curriculares são propostas com poucos subsídios oriundos dos relatórios de avaliação. Ainda não há uma estreita relação entre a aferição da qualidade da formação, por meio da avaliação pós-escolar, e as revisões curriculares dos cursos avaliados. Na pesquisa-ação, durante o programa experimental de capacitação de avaliadores, foi possível discutir estratégias e reunir informações úteis para que sejam repensados os processos avaliativos vigentes na MB. Os resultados da intervenção, por meio da capacitação dos envolvidos no processo avaliativo, reforçam a importância de se melhorar a condução da avaliação pós-escolar e de se rever os procedimentos instituídos, com base nos padrões de referência para uma avaliação de qualidade –utilidade, viabilidade, ética e precisão. A conclusão resultante dessa pesquisa é queo preparo dos avaliadores contribuiu para uma maior participação e comprometimento das OM responsáveis pela avaliação dos estagiários, para a redução de erros no preenchimento dos instrumentos avaliativos e de envio destes fora do prazo, bem como deu oportunidade de refletir sobre o conhecimento e a prática de avaliar e de meta-avaliação, não só na Marinha do Brasil, como nas demais instituições civis e militares.Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro,como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Doutorem Educação.This thesis consists of a research on the evaluation concerning the teachingin the BrazilianNavy, which is not included in National System of Higher Education Evaluation (SINAES) but has a methodology for evaluating the Naval Education System, developed in 2005 and used as tool to assess the quality of training of military and educational institutions. The improvement of evaluation practices in the BrazilianNavy has been fueled by studies and research on meta-evaluation. This study analyzes the contributions of the evaluation of teaching-learning process for the revisions of thecourses conducted at two centers Instruction, the Center for Instruction Admiral Sylvio de Camargo and the Center for Instruction Admiral Milcíades Portela Alves. The main authors that make up the theoretical framework of the research are Worthen, Sandersand Fitzpatrick (2004), Dias Sobrinho (2003) and studies of the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE),submitted by Yarbrough et al (2011),and Elliot (2011) to the theme meta-evaluation. This is anevaluative study, a meta-evaluation,in combinationwith the methodology of action research. The data collection methods used were interviews with educators who work in the supervision and conduct of the evaluation of courses squares of the Marine Corps and document analysis. These data reveal that changes and curricular revisions are proposed with few subsidies coming from the evaluation reports. There isn’ta close relationship between the measurement of the quality of training by means of post-school education, and reviews of the courses evaluatedyet. In actionresearch, during theexperimentalprogramto trainevaluators, it was possible to discuss strategies and gather information that is useful to rethink the processes of evaluation prevailing in BrazilianNavy. The results of theintervention, through the training of those involved in the evaluation process, reinforce the importance of improving the conduct of post-school education and to review the procedures established based on benchmarks for quality assessment -utility, feasibility, ethics and accuracy. The conclusion resulting from this research is that the preparation of evaluators contributed to greaterparticipation and involvement of military organizations responsible for the assessment of trainees, to reduce errors in completing the evaluation instruments and sending these out of time and provided an opportunity to reflect on knowledge and practice of assessing and meta-evaluationnot only in the Brazilian Navy, as in other civil and military institutions.porUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Meta-avaliaçãoAvaliação pós-escolarSistema de Ensino NavalPráticas avaliativasMeta-avaliação: caminhos para o aperfeiçoamento de práticas avaliativas no Sistema de Ensino Navalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTTese_Natalia.pdf.txtTese_Natalia.pdf.txtExtracted texttext/plain635435https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844742/2/Tese_Natalia.pdf.txt20fcf45236b45b1faea0717a6807f9a9MD52THUMBNAILTese_Natalia.pdf.jpgTese_Natalia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844742/3/Tese_Natalia.pdf.jpg42f7fe50b93d7c1b403d28546ded14b0MD53ORIGINALTese_Natalia.pdfTese_Natalia.pdfapplication/pdf1596924https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844742/1/Tese_Natalia.pdfdb2bfd10754575a744390fe8bec778fcMD51ripcmb/8447422022-09-23 17:10:30.799oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844742Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:10:30Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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